Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Home 5...5 Dicas Automovel 5 Quando mudar os amortecedores?

amortecedores

Quando mudar os amortecedores?

Os sinais de desgaste dos amortecedores são muito importantes para que identifique um eventual problema e saiba que é o momento de substituir esta peça. Venha saber quando trocar os amortecedores do seu carro.

Qualquer proprietário de um veículo procura garantir a segurança do automóvel e da sua integridade física. Neste processo, não só existe um papel fundamental no cumprimento das leis, incluindo a revisão regular, a inspeção ou a contratação do seguro, como também a procura por alternativas que garantam o acentuar da proteção, onde podemos destacar, entre outros, a escolha de uma boa oficina para a manutenção ou de um seguro de qualidade, como o Seguros de carros MAPFRE.

Ainda que todos os processos para garantir a segurança do veículo e dos seus condutores estejam assegurados, o desgaste de peças ou a avaria das mesmas é sempre uma possibilidade e, por isso, ter em atenção os sintomas de que algo possa não estar bem é, também, um passo importante para estar seguro na condução.

Os amortecedores são um dos elementos mais importantes para garantir a segurança do veículo, já que garantem que as rodas aderem à estrada, ao mesmo tempo que transmitem uma sensação de comodidade ao condutor, reduzindo os impactos durante o trajeto.

Mudar os amortecedores é algo que deverá fazer sempre antes dos 100 mil quilómetros, mas que, dependendo do estilo de condução e de fatores ambientais e mecânicos, poderá ser necessário antes, pelo desgaste da peça.

Ainda que possa explorar como mudar os amortecedores de trás, como mudar os amortecedores da frente ou como mudar os amortecedores da mala, deve recordar que, devido à grande importância destas componentes para a segurança do veículo – e consequentemente a sua, a tarefa deve ser realizada por um mecânico especializado, já que garantirá, desta forma, que a mudança é feita da forma correta e sem comprometer o bom funcionamento da peça nova.

Em todo o caso, queira trocar os amortecedores por si mesmo ou levá-lo a um mecânico, não deixe de ler este artigo para saber mais sobre esta componente automóvel e os seus sinais de desgaste.

A função dos amortecedores automóveis

Apesar de serem inegavelmente importantes para o funcionamento seguro de um veículo, os amortecedores são um dos elementos do carro que os condutores mais vezes esquecem.

Parte integrante do sistema de suspensão, os amortecedores contribuem para absorver a vibração e impacto da condução, minorando o impacto das irregularidades das vias e ajudando no equilíbrio e estabilidade do automóvel.

Fundamentalmente, os amortecedores ajudarão na ligação entre os pneus do carro e a estrada, oferecendo segurança e conforto aos condutores.

Dependendo do tipo de vias em que conduza, assim como do tipo de condução, o desgaste dos amortecedores poderá ser mais célere ou mais lento.

Sintomas de desgaste dos amortecedores

Para saber quando mudar os amortecedores é necessário que compreenda que o desgaste desta peça é, usualmente, lento e progressivo. Desta forma, raramente o condutor tem uma perceção rápida de modificações ao nível da condução.

Perceber se houve desgaste dos amortecedores é algo que pode acontecer, então, pela identificação de alguns sintomas. Entre os mais comuns, encontra-se a perda de óleo no exterior do amortecedor, a redução da aderência do veículo à estrada em curvas, uma maior instabilidade da direção, um desgaste desnivelado e irregular dos pneus, uma maior sensação de instabilidade perante vento lateral, o aumento do tempo e distância de travagem, uma maior probabilidade de aquaplanagem ou ainda um aumento na sensação de solavanco perante os defeitos das vias.

O que fazer perante os sintomas?

A primeira coisa que deve fazer, se algum dos sinais acima se manifestar será inspecionar visualmente o elemento automóvel, verificando a existência de fugas.

Verificando esta situação, deverá levar o carro a um mecânico especializado, para que a situação seja resolvida, sendo que, na maioria dos casos, quando ´e necessário trocar os amortecedores, os profissionais preferem fazê-lo na parte da frente e de trás em simultâneo.

Deve ainda recordar que este componente é um dos que obrigatoriamente é verificado na Inspecção Periódica Obrigatória, sendo que, no caso de existir um desgaste nos mesmos, a probabilidade de reprovação do veículo aumenta significativamente.

Quando deve mudar os seus amortecedores, então?

Os amortecedores deverão ser trocados sempre que verifique que os mesmos estão a apresentar sinal de desgaste.

Caso tal não aconteça, deverá realizar a sua substituição antes dos 100 mil quilómetros, sendo que se recomenda que a sua revisão seja realizada a cada 20 mil quilómetros e várias marcas propõe que a substituição seja feita ao final dos 40 mil.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida