Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Como mudar a bateria automóvel?

mudar a bateria automóvel

Como mudar a bateria automóvel?

Não é pouco comum que, no arranque do carro, descubra que já não o consegue pôr a funcionar. Muitas vezes isto significa que chegou a hora de mudar a bateria auto. Venha descobrir como mudar a bateria automóvel.

Ainda que tenha tomado todas as medidas para garantir que protege o seu carro e aposta na sua segurança, incluindo a contratação de um Seguro Autos MAPFRE, o facto é que a avaria de algumas peças do carro pode continuar a acontecer.

O uso do veículo, assim como o desgaste natural que este uso provoca nas várias componentes, faz com que seja muito importante manter uma regularidade nas revisões do carro, apostando na sua manutenção, para evitar ficar apeado.

Uma das peças mais importantes de um automóvel, sendo uma das responsáveis pelo seu arranque e locomoção, é a bateria.

Assim, perceber quanto dura a bateria auto, como identificar que é o momento de a substituir e saber como fazê-lo quando o momento chega pode ser muito útil.

Neste artigo, falaremos sobre todas estas questões.

O que é a bateria do carro e para que serve?

A bateria automotiva é, fundamentalmente, um acumulador recarregável de energia, composta por dois eletrodos (um positivo e um negativo) e que visa, fundamentalmente, armazenar quimicamente a energia, transformando-a em energia elétrica para alimentar o automóvel, sempre que este necessite.

As baterias servem para proporcionar a energia necessária para o arranque, para as luzes internas e externas e para o funcionamento dos demais sistemas elétricos do carro. Outras das suas funções estão diretamente relacionadas com o apoio à condução, tal como a direção, o ABS e o programa de estabilidade eletrónico, entre outros.

Sendo uma peça que sofre bastante desgaste, a duração bateria automóvel é, usualmente, entre 3 e 5 anos. Ainda assim, o seu tempo de vida depende de vários fatores, incluindo a manutenção da peça, elementos de ordem externa e ambiental e também o estilo de condução do motorista.

Mudar a bateria auto: detalhes pertinentes

O primeiro passo antes de decidir mudar a bateria do carro é considerar que nem sempre que o carro não arranca isto é sinónimo de que precise de mudar a bateria.

Em algumas situações específicas, os polos da bateria poderão ter oxidado ou a bateria pode ter descarregado por razões ocasionais, como ter-se esquecido das luzes acesas.

Antes de avançar com a mudança da bateria deve, por isso, verificar todos estes detalhes.

Se a bateria realmente precisar de ser mudada, terá duas opções: levar o carro a um mecânico especializado ou fazer a substituição por si só, recorrendo a um kit de chaves e lembrando-se que, devido ao ácido contido na bateria, é importante usar luvas durante o procedimento.

Seguidamente, tenha em atenção qual a bateria que deve comprar, escolhendo aquela que se adequa ao seu carro. Tenha em mente que a garantia da bateria automóvel é de 2 anos.

Depois de ter a bateria em sua posse, poderá mudar a bateria do seu carro, seguindo os seguintes passos:

  • 1. Desligue o motor do carro.
  • 2. Ative o preservador de memória para não perder informação pertinente.
  • 3. Abra o capot e encontre a caixa correspondente à bateria.
  • 4. Desconecte a bateria, começando por desligar o terminal negativo, já que de outra forma poderá provocar um curto-circuito. Remova a bateria, com o máximo cuidado, para evitar que os fluídos tóxicos toquem a sua pele.
  • 5. Cuide da nova bateria, limpando os terminais e a bandeja onde esta será colocada. Pode usar um produto desengordurante neste processo.
  • 6. Coloque a nova bateria na bandeja e ligue os terminais, começando pelo polo positivo. Tenha em atenção que deve prender a bateria em todos os pontos onde a anterior estava afixada, para garantir a sua estabilidade.

Depois de realizado este processo, estará apto a fechar novamente o capot e a ligar o seu carro, para que possa verificar que todos os componentes elétricos estão a responder normalmente.

Nesta fase, com o preservador de memória terá a oportunidade de reconfigurar os vários aparelhos eletrónicos do carro.

O que fazer com a bateria velha?

Uma vez que as baterias têm componentes químicas altamente perigosas para o meio ambiente, tóxicas e inflamáveis, não é recomendável que a deite fora de uma forma descuidada.

A bateria antiga deverá, por isso, ser reciclada, sendo que as lojas de peças para automóveis costumam receber as baterias velhas para as descartar da forma mais segura e correta.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Sinistro: o que fazer?

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais