Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > O que significa a cor do fumo do automóvel?

fumo do automóvel

O que significa a cor do fumo do automóvel?

Se o seu carro está a libertar fumo do seu tubo de escape, isto pode ser indicativo de um problema, dependendo da cor deste fumo. Venha conhecer o significado a cor do fumo do automóvel.

Existem várias formas de garantir que o seu carro está protegido. A aquisição de um seguro auto, por exemplo, é uma boa forma de assegurar a proteção em situações diversas, para o deixar mais descansado.

Além de um bom seguro, no entanto, também é importante que se mantenha atento aos sinais que o próprio automóvel lhe transmite, para saber quando é hora de o levar até uma oficina.

No caso de ter um carro a deitar fumo, por exemplo, será importante que questione o que significa a cor do fumo dos automóveis, para compreender melhor o que pode estar a passar-se com a viatura.

A verdade é que a análise da situação quando o carro deita fumo branco ou quando carro faz fumo preto pode ser distinta, e pode dar-lhe pistas sobre o eventual problema, motivando uma ação rápida e assertiva para a sua resolução.

Neste artigo vamos explicar-lhe o que fazer se o carro deita fumo branco, negro ou azulado. Venha descobrir mais sobre esta temática.

Saída de escape: para que serve?

O tubo de escape é o local pelo qual poderá detetar a saída de  fumo do automóvel e serve, fundamentalmente, para aliviar os sons produzidos pelo motor, reduzindo o barulho e filtrando os gases que o carro emite durante o tempo de funcionamento.

Neste processo, o carro liberta gases, ainda que de forma praticamente indetetável. Quando o que sai pelo escape, no entanto, passa a ser um fumo diferente, de tonalidade branca, negra ou azulada, isto pode ser indicativo de que existe algum problema com o automóvel.

Ficar atento a este sinal é muito importante para garantir uma manutenção atempada, evitando que o problema do veículo evolua e acabe por se transformar numa reparação mais dispendiosa.

Cores do fumo do automóvel e seus significados

Como já explicámos, ainda que não seja sempre sinónimo de um problema mecânico, esta também pode ser a significação de uma libertação de fumo pelo escape. Assim, torna-se pertinente explicar qual o significado de cada tonalidade de fumo no automóvel.

Quando o carro liberta fumo branco

Quando um carro a gasóleo deita fumo branco, o mais provável é que o líquido do radiador está a ser queimado na câmara de combustão, possivelmente motivado por um defeito no cabeçote.

Outra possibilidade, quando nota fumo branco no carro a gasolina, ainda que menos comum, é que o fluido do freio do motor esteja a ser queimado, o que pode gerar danos no cilindro.

Ambas as situações podem, se não forem devidamente resolvidas, causar danos no motor do automóvel.

Quando o carro liberta fumo preto

Se detetou libertação de fumo preto no carro a gasolina, provavelmente o carburador ou a injeção do carro estão com um desequilíbrio na mistura entre ar e combustível (mais conhecido como “mistura rica”).

Quando isto acontece, é usualmente sinónimo de uma entrada excessiva de combustível no escape, ainda em fase de combustão. Assim, analisar o estado do sistema de alimentação do automóvel e das velas de ignição é imperativo.

Quando existe a libertação deste fumo, certamente o carro está a gastar mais combustível do que deveria.

Quando o carro liberta fumo cinza-azulado

Esta é, provavelmente, a situação mais grave, indicando que o motor está com problemas.

Usualmente, esta cor de fumo indica que o óleo do motor está a ser queimado na câmara de combustão, o que significa que o motor poderá não estar a ser suficientemente lubrificado, sendo provável que este se danifique.

O problema manifesta-se, por norma, perante problemas nas turbinas, quando os anéis ou os retentores das válvulas estão desgastados ou ainda quando a ventilação do motor tem uma obstrução.

Esta é uma das razões pelas quais se torna tão importante garantir que o carro tem óleo suficiente e os filtros regularmente trocados.

Como agir ao identificar o fumo do automóvel?

A melhor forma de tratar esta situação é, de facto, evitá-la. Desta forma, procure prevenir-se, fazendo a manutenção regular do veículo e verificando os consumos do carro e os níveis do óleo com frequência.

Ao identificar o fumo, no entanto, o que deve fazer é levar o carro ao mecânico o mais depressa possível, sendo que no caso do fumo acinzentado ou azulado, pode ser até boa ideia solicitar a assistência em viagem, para evitar danos no motor.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais