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Resgates e sinistros

Home > Particulares > Seguros de Vida > Resgates e Sinistros

O que é necessário para pedir um resgate?

Caso a apólice contratada tenha direito a valores de resgate, é necessário remeter:

  • Instrução escrita com assinatura original do Tomador (igual à assinatura do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão), identificando o número da apólice a ser resgatada e, nos casos em que as apólices permitam resgates parciais, o valor a resgatar
  • Fotocópia simples do Cartão de Contribuinte e do Bilhete de Identidade, ou do Cartão de Cidadão do Tomador
  • Comprovativo bancário de NIB, identificando o Beneficiário, em caso de vida, como Titular da conta

A instrução escrita (original) e toda a documentação obrigatória, poderá ser enviada por carta para MAPFRE VIDA S.A., Rua Castilho, nº52, 1250-071 Lisboa.

O início do processo de liquidação ficará dependente do recebimento de toda a documentação necessária e a MAPFRE reserva-se o direito de solicitar outros elementos, que entender por convenientes.

Qual o prazo de pagamento de um resgate (reembolso)?

10 dias úteis, a contar da data de receção de todos os documentos necessários para o procedimento.

Qual o prazo para participar um sinistro?

É aconselhável que a participação seja efetuada o mais breve possível após a sua ocorrência. À participação deve ser anexa o máximo de documentação para uma maior celeridade na instrução, análise e conclusão do processo de sinistro.

Como participar um sinistro?

Contacte-nos através do SIM | Serviço de Informação MAPFRE 707 10 20 24(*) (disponível dias úteis das 8:30h às 21:30h) ou escreva-nos. Teremos todo o gosto em informá-lo sobre os documentos a anexar, enviar-lhe o impresso da participação de sinistro e explicar-lhe os passos da participação.

*Rede Fixa 0,10€/min.+ IVA / Rede Móvel: 0,25€/min.+ IVA

Onde posso obter o impresso de participação de sinistro?

Pode obter o impresso aqui PDF (92,7 KB ) ou solicitar o envio ao SIM | Serviço de Informação MAPFRE 707 10 20 24(*) (disponível dias úteis das 8:30h às 21:30h), ou ainda escrevendo-nos.

*Rede Fixa 0,10€/min.+ IVA / Rede Móvel: 0,25€/min.+ IVA

Que documentos são necessários para participar um sinistro?

Os documentos necessários à análise e instrução do processo dependem do tipo apólice de sinistro e encontram-se listados aqui PDF (92,7 KB )

Porque tenho que anexar a documentação à participação de sinistro?

Temos de avaliar as circunstâncias da participação e, para o fazer, é fundamental o envio dos documentos em conjunto com a participação de sinistro, o que permite validar o sinistro no prazo mais breve possível.

Porque me é solicitada mais documentação?

O processo de sinistro é analisado tendo em conta as circunstâncias individuais e o disposto nas Condições Contratuais da apólice de seguro subscrita, fundamentando tal análise na documentação enviada.

Em algumas circunstâncias, a documentação fornecida poderá implicar uma informação adicional, pelo que, e nessa altura será contactado para o efeito.

O que acontece se não enviar a documentação?

A documentação solicitada permite validar as circunstâncias. Se não a enviar, não será possível concluir a análise do processo e a decisão final poderá demorar mais tempo. Se tal se verificar, iremos enviar-lhe uma carta a solicitar a documentação necessária e em falta.

Como posso obter informações sobre um processo de sinistro?

Através da linha SIM | Serviço de Informação MAPFRE 707 10 20 24(*) (horário de atendimento: dias úteis das 8:30h às 21:30h) ou escreva-nos.

Independentemente da via que escolher para entrar em contacto connosco, deverá indicar-nos sempre o número de processo de sinistro e/ ou de apólice, de forma a facilitar o acesso à informação pretendida.

*Rede Fixa 0,10€/min.+ IVA / Rede Móvel: 0,25€/min.+ IVA

Em caso de morte da Pessoa Segura, quem beneficia do capital seguro?

Em caso de morte durante a vigência do contrato, o valor seguro será entregue ao(s) Beneficiário(s) indicados na apólice.

Na ausência de designação nominativa de Beneficiários e em caso de morte, serão entendidos como tal os Herdeiros Legais da Pessoa Segura.

sob pena de ser impossível contactá-los para regularizar as importâncias.

Qual a diferença entre Assento de Óbito e Certificado de Óbito?

Assento de óbito e Certificado de óbito são documentos distintos e sempre que identificados como documentos necessários à análise e instrução do sinistro, devem ser ambos remetidos (um não substitui o outro).

Qual o prazo para pagamento do sinistro?

30 dias úteis, a contar da data de receção de todos os documentos necessários para o procedimento.

Qual o valor pago em caso de sinistro?

O valor limite do pagamento corresponde ao capital contratado (à data do sinistro).

Como é que a MAPFRE irá proceder ao pagamento?

A liquidação será feita através de cheque enviado para a morada indicada pelo(s) Beneficiário(s) ou por transferência bancária para o NIB do(s) Beneficiário(s).

Os pagamentos de indemnizações, nos Seguros de Vida, estão sujeitos a impostos?

Aplica-se a legislação fiscal em vigor.

A quem é que a MAPFRE paga a indemnização: a mim ou ao banco?

Paga diretamente ao banco ou entidade financeira indicada como Beneficiária.

O que acontece se o processo de sinistro for recusado e eu não concordar?

Será enviada uma carta que esclarece os motivos pelos quais a MAPFRE não pode pagar a indemnização contratualmente prevista.

Poderá igualmente acontecer que a documentação não seja suficiente para comprovar e enquadrar a situação de sinistro.

Caso obtenha nova informação/documentação que permita comprovar e enquadrar a situação, disponibilizamo-nos a reanalisar o processo de sinistro à luz desses novos elementos.

Participação de Sinistro PDF (93 KB)

Resgates e Sinistros

A informação constante desta página não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Produto comercializado pela: MAPFRE - Seguros de Vida, S.A.