Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Quando se deve mudar o óleo do motor?

mudar o óleo do motor

Quando se deve mudar o óleo do motor?

A correta manutenção do veículo é fundamental para garantir o correto funcionamento do automóvel e evitar danos irreversíveis ou dispendiosos. Saiba quando se deve mudar o óleo do motor.

Ter um automóvel exige um conjunto de preocupações relacionadas com a manutenção do carro e a segurança da condução. Além de investir num bom seguro, como o Seguro Automóvel MAPFRE, é também importante ter em mente alguns dos cuidados específicos para a conservação dos sistemas e equipamentos que compõem a viatura.

Uma vez que o óleo do motor é um elemento fundamental para o seu funcionamento, já que serve para lubrificar inúmeros componentes do motor, evitando danos no mesmo, o cuidado particular com esta questão é imperativo. Saber como mudar o óleo do motor e filtro e quando deve fazê-lo torna-se, assim, imprescindível para garantir que não tem nenhuma surpresa indesejada, que possa danificar permanentemente o motor do carro ou originar uma despesa de oficina inconveniente.

Venha descobrir quando mudar o óleo do motor e como pode fazê-lo.

Óleo do motor e sua importância

Mesmo que não perceba de mecânica, o mais provável é que já tenha ouvido falar do óleo do motor ou ouvido o seu mecânico dizer que está na hora de trocar o óleo e os filtros. Mas, afinal, o que é o óleo de motor?

Este componente do seu automóvel corresponde a um óleo que serve para lubrificar as várias peças e componentes do motor do seu carro, tornando-se fundamental para reduzir a fricção entre elas, refrigerando-as e evitando a sua corrosão.

Já que o motor é o coração do automóvel, garantir uma verificação regular do óleo é importantíssimo para garantir o funcionamento da viatura.

Deve ainda ter em consideração que, além de estar no nível correto e ser substituído com frequência, o óleo a usar deve ter a viscosidade (SAE), correspondente à fluidez do óleo, e aditivação (API) indicada pelo manual do seu carro, por forma a adequar-se às caraterísticas do motor do seu veículo.

Como mudar o óleo do motor e filtro?

A mudança do óleo do motor ou do seu filtro podem ser importantes, sendo que o primeiro passo será o de verificar o nível do óleo.

Alguns fatores, como a posição em que o carro está estacionado, o plano do piso e a temperatura do automóvel podem impactar na leitura dos níveis do óleo, sendo fundamental, por isso mesmo, que procure fazer esta leitura com o carro estacionado num sítio plano e, de preferência, com o carro totalmente frio.

Para ver o nível do óleo, deverá remover a vareta do óleo, limpando-a a um pano e tornando a inseri-la. Quando a remover, análise o nível do óleo, verificando se este se encontra entre os níveis mínimo e máximo ali indicados.

Se o nível do óleo estiver muito baixo (no mínimo ou abaixo deste) deverá acrescentar óleo, com o cuidado de escolher o recomendado pelo fabricante.

Ainda que quanto tempo dura o óleo do motor possa variar consoante vários fatores e elementos, o facto é que a troca deste componente e do seu filtro costuma ser realizado anualmente, sendo que o tempo de vida útil do óleo tende a ser entre os 10 mil e os 15 mil quilómetros, podendo a sua troca, em algumas circunstâncias ser também a cada 20 mil quilómetros.

Troca do filtro de óleo: porque é importante?

A troca do filtro do óleo dos automóveis também é fundamental para garantir o seu correto funcionamento, já que esta é a peça pela qual o óleo passa antes de chegar ao motor e que garante a retenção de quaisquer resíduos que o óleo possa conter.

Com o passar do tempo, a acumulação destes detritos no filtro do óleo fazem com que se crie uma camada obstrutora, que impede que o fluxo de óleo ocorra com a mesma rapidez e na mesma quantidade.

Se não trocar o filtro do óleo corre, assim, o risco de que o óleo chegue em quantidade insuficiente ao motor, reduzindo a lubrificação das peças que o compõem e motivando um maior atrito entre elas, o que pode ter como resultado uma avaria dispendiosa e indesejável ou um mesmo dano irreversível no motor.

Garantir que aumenta a longevidade do seu carro é algo que passa pelas pequenas decisões quotidianas e, sem dúvida, a avaliação dos níveis de óleo faz parte do processo. Agora que já sabe mais sobre o óleo de motor e o seu filtro, não deixe de os mudar para preservar o bom funcionamento do seu automóvel.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Sinistro: o que fazer?

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais