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Sinistro: o que fazer?

Home > Particulares > Seguros Auto > Sinistro: o que fazer?

Informações

Conselhos úteis em caso de sinistro

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Comunique o sinistro à MAPFRE

Comunique o sinistro à MAPFRE por e-mail, no mais curto prazo possível, nunca superior a 8 dias

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Não se esqueça de se identificar

Não se esqueça de se identificar (nome do Tomador e número de apólice) e indicar os dados e hora preferencial de contacto

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Cobertura de Responsabilidade Civil

Em sinistros relativos à cobertura de Responsabilidade Civil, comunique à MAPFRE o sucedido, sem assumir qualquer compromisso de indemnização ou qualquer responsabilidade perante terceiros

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Reclamar os prejuízos sofridos

Junte à participação uma carta do lesado a reclamar os prejuízos sofridos, com a indicação do respetivo número de contribuinte (para efeitos de pagamento)

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Tome as medidas ao seu alcance

Tome as medidas ao seu alcance no sentido de prevenir ou limitar as consequências do sinistro

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Sem acordo prévio da MAPFRE

Sempre que possível, não altere nem remova, quaisquer vestígios do sinistro, sem acordo prévio da MAPFRE

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Em caso de roubo

Em caso de roubo, entregue à MAPFRE o comprovativo da participação às autoridades

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Entregue à MAPFRE

Entregue à MAPFRE, o mais brevemente possível, os orçamentos para reparação que já possua, e/ou faturas/recibos das despesas que tenha pago

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Assinale o local do acidente

Assinale o local do acidente com o triângulo de sinalização à distância regulamentar de 30 metros (cerca de trinta passos) e, se necessário, acenda as luzes de presença do seu automóvel bem como as luzes intermitentes

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Vista o colete

Vista o colete retrorrefletor

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Independentemente da responsabilidade no acidente

Independentemente da responsabilidade no acidente, deve sempre preencher juntamente com o outro ou outros condutores o impresso DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel)

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Caso algum dos intervenientes recuse o seu preenchimento

Caso algum dos intervenientes recuse o seu preenchimento, deve sempre ficar com o registo da matrícula, da companhia de seguros, do número de apólices e, se possível, o nome do(s) condutor(es)

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Anote a identificação completa

 Anote a identificação completa das testemunhas presenciais

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Anote se existiram feridos

Anote se existiram feridos, ainda que ligeiros, lesões visíveis e respetiva gravidade

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Em caso de feridos graves

Em caso de feridos graves ligue imediatamente para o 112 e não tente mover ou deslocar os feridos, tente apenas mantê-los confortáveis e quentes. Anote a entidade hospitalar para onde são transportados e a entidade que efetuou o transporte de emergência

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Em caso de fuga

Em caso de fuga de algum dos veículos anote, sempre que possível, as matrículas respetivas e alerte as autoridades competentes

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Se puder tire fotos

Se puder tire fotos ao local após o embate e envie-as à MAPFRE via MAPFRE Mobile

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No caso de impossibilidade de assinatura

No caso de impossibilidade de assinatura da declaração amigável, sempre que haja lesões corporais ou alguns dos condutores não exibir documentos comprovativos do contrato de seguro, deve solicitar-se a presença das autoridades policiais

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No caso de o acidente ocorrer

No caso de o acidente ocorrer no estrangeiro ou em Portugal com um veículo terceiro matriculado no estrangeiro siga cuidadosamente as instruções que aparecem no verso da sua Carta Verde, sob o título IMPORTANTE

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IDS: Indemnização Direta ao Segudado

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