Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Como saber se o catalisador está avariado?

catalisador está avariado

Como saber se o catalisador está avariado?

O catalisador é uma peça fundamental para garantir o bom desempenho do seu automóvel e, por isso, deve estar atento a quaisquer sintomas de avaria. Venha descobrir como saber se o catalisador está avariado.

Quando se tem um automóvel, existe sempre espaço para que algo de menos desejável aconteça, de forma imprevista. No que respeita a qualquer defeito ou avaria, assim como a acidentes provocados por terceiros ou por circunstâncias de ordem ambiental, o ideal é sempre ter um bom seguro automóvel, como o seguros MAPFRE auto, para o assegurar e garantir a melhor resolução dos problemas.

Ainda que ter um bom seguro seja o primeiro passo, sendo uma das primeiras coisas a fazer depois de adquirir o seu automóvel, uma condução defensiva, os cuidados de manutenção regulares e o conhecimento sobre os sintomas de eventuais problemas com componentes automóveis pode ser muito útil para salvaguardar o bom funcionamento do carro.

O catalisador automóvel é uma das pelas fundamentais dos veículos e, por isso, estar atento a sinais que possam indicar defeitos nesta peça é fundamental.

Venha saber o que é um catalisador de automóvel, qual a sua função e como se manifestam eventuais avarias nesta peça do seu carro.

O que é e para que serve o catalisador no automóvel?

O catalisador é uma das muitas peças que compõe o seu automóvel e cuja avaria pode afetar significativamente o desempenho da viatura. Infelizmente, é também uma das peças automóveis com maior tendência para apresentar danos, estando sujeita, inclusivamente, a danos externos. Visualmente, esta assemelha-se a uma colmeia de metal ou cerâmica.

O catalisador é a peça que converte as matérias tóxicas, permitindo que se tornem inofensivas e possam ser devidamente libertadas, pelo tubo de escape, para a atmosfera. Neste processo, o catalisador transforma gases poluentes (incluindo CO, NOx ou CxHy) em substâncias mais seguras para libertar pelo escape (tais como CO2, H20 ou N2).

Desta forma, podemos considerar que o catalisador funciona como um sistema antipoluição.

Sintomas que o catalisador está avariado

O entupimento ou outro dano no catalisador irá afetar amplamente o desempenho de uma viatura. Ainda assim, justamente pela sua funcionalidade, este tipo de peça tende a ter uma vida útil bastante curta, durando, em média 80 mil quilómetros.

O desgaste desta peça pode ter várias motivações, sendo mais provável quando a condução é mais agressiva, sendo que esta aumenta os riscos de uma avaria no catalisador.

Os sinais de catalisador avariado podem ser diversos, sendo que deve estar particularmente atento aos seguintes:

  • Ao acelerar, o veículo não responde ou tem um tempo de resposta mais longo, denunciando perda de potência.
  • O consumo do automóvel aumenta.
  • A pressão no escape faz com que o motor do automóvel pare ao final de alguns minutos de utilização.
  • Ouve disparos no motor do carro.
  • Nota alterações nos ruídos emitidos pelo escape.
  • A luz da injeção acende no painel de instrumentos do carro.

Quando existe um dano no catalisador pode acontecer que note todos estes sintomas ou somente alguns deles. Em todo o caso, é importante que se mantenha atento a esta situação, para garantir a segurança das suas viagens e para evitar que danos mais severos sejam causados no sistema automóvel.

O que fazer quando perante uma avaria no catalisador?

Tal como acontece com a identificação de outras peças automóveis, sendo identificada a avaria no catalisador do carro, a melhor ação que o condutor pode ter será levar, de imediato, o veículo até um mecânico especializado, para que este confirme o seu diagnóstico e o ajude a solucionar o problema.

Um especialista irá, provavelmente, abrir e desmontar esta peça, percebendo se esta está entupida ou se houve derretimento do material cerâmico que a compõe. No caso de esta segunda situação se manifestar, será efetuada a troca da componente automóvel, para que o carro retome o seu normal funcionamento. Em casos menos severos, a peça poderá ser simplesmente desobstruída.

Como prevenir a avaria?

Se considera que prevenir é melhor do que reparar, existem algumas dicas que pode seguir para garantir a manutenção do catalisador do seu carro.

Para começar, procure fazer a revisão preventiva do veículo regularmente, para garantir que todos os sistemas do automóvel estão em pleno funcionamento.

Procure ainda evitar o uso de gasolina com chumbo, já que o chumbo pode contribuir para avariar esta e outras componentes mecânicas. Tenha ainda atenção ao filtro do combustível e do óleo, já que a sua substituição regular pode ser útil para salvaguardar o sistema de injeção e aumentar a durabilidade do catalisador e das demais componentes do motor.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais