Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > O que é e como funciona a caixa de fusíveis do automóvel

caixa de fusíveis do automóvel

O que é e como funciona a caixa de fusíveis do automóvel

Uma avaria elétrica no carro remete, usualmente, para a necessidade de trocar um fusível e, por isso, para a aquisição de um kit de fusíveis auto. Venha perceber o que é e como funciona a caixa de fusíveis do automóvel.

Se gosta de ter controlo sobre tudo o que se passa com o seu carro e até adquiriu o melhor seguro auto para evitar que imprevistos venham prejudicar o seu veículo e a sua segurança, então é natural que queira conhecer melhor as várias componentes do seu carro e garantir que identifica de imediato os problemas que podem ir surgindo.

O processo de conhecer bem o seu carro passa por alguns dos elementos mais evidentes, como o motor ou a bateria… mas também por outros, frequentemente esquecidos, mas que assumem um papel verdadeiramente fulcral no funcionamento do automóvel.

A caixa de fusíveis do automóvel é um bom exemplo do que lhe dizemos. Esta trata-se de uma importante componente elétrica de qualquer veículo, sendo também o elemento que garante a proteção de todo o seu sistema elétrico, protegendo-o de curtos-circuitos ou sobrecargas e evitando que danos mais severos venham a ocorrer.

Muitas vezes, alguns dos problemas elétricos do automóvel podem ser facilmente solucionados com a mera troca de um fusível. Ainda assim, para que possa fazê-lo, é também importante que saiba o que é a caixa de fusíveis, onde está localizada e como funciona. Se quer descobrir mais sobre todas estas questões, este é o artigo certo para si.

O que é a caixa de fusíveis auto?

Compreender o que é a caixa de fusível do seu carro é o primeiro passo para compreender a sua importância.

A função principal dos fusíveis do automóvel é a proteção do seu sistema elétrico, já que, se existir um curto-circuito ou sobrecarga elétrica, estes evitam que outras componentes importantes do veículo fiquem danificadas, interrompendo estes esses picos de energia e reequilibrando o sistema elétrico do automóvel.

Uma vez que os fusíveis são pequenos e frágeis, estes estão colocadas no interior de uma caixa, podendo o automóvel ter apenas uma ou várias, dependendo do modelo. Usualmente, quando têm mais caixas, cada uma delas controla especificamente uma parte do sistema. A localização desta caixa costuma ser por debaixo do capot do motor, na parte inferior do painel do veículo.

Para que serve a caixa de fusíveis?

Para que se compreenda toda a importância da caixa de fusíveis, é necessário que compreenda o seu papel enquanto mecanismo de proteção.

Além de evitar que existam tantos picos energéticos, a caixa de fusíveis interrompe os picos existentes, em situações como curtos-circuitos, garantindo a proteção dos restantes equipamentos auto e minorando de forma significativa os eventuais custos de reparação.

Sendo de tamanha importância, a revisão regular torna-se muito importante, ajudando a garantir o correto funcionamento da caixa. Além disso, deve também encarar situações como falhas nos faróis, na buzina ou nos alarmes como sinal de que pode ser necessário fazer uma substituição de fusíveis.

Avarias elétricas e onde comprar fusível auto

Os problemas na caixa de fusíveis manifestam-se através de avarias em componentes elétricas do veículo, como por exemplo, a buzina deixar de funcionar ou não conseguir acionar as escovas do limpa para-brisas.

A vantagem deste tipo de problema é que, embora possa levar o carro ao mecânico para o solucionar, também é possível de solucionar por si próprio, já que os fusíveis são muito simples de trocar e se encontram à venda em várias lojas físicas e online especializadas em peças para automóvel.

Acedendo à caixa de fusíveis, bastará que identifique o fusível fundido, verificando qual é o fusível que tem um filamento solto ou partido. Se preferir, também tem a opção de ver (frequentemente no verso da tampa da caixa) o diagrama indicativo da funcionalidade de cada fusível, ou de recorrer a uma lâmpada de teste para fazer a identificação.

Como os fusíveis são coloridos, a sua identificação torna-se ainda mais simples, sendo que basta, depois, trocar o fusível fundido por um com o mesmo número de amperes.

O encaixe destes fusíveis é muito simples e rápido, sendo que pode confirmar o sucesso da operação verificando a componente que não estava a funcionar. Certamente, depois da substituição, tudo terá voltado ao normal.

Agora que já sabe mais sobre a caixa de fusíveis, pode circular sem medo de que um dos componentes elétricos falhe, sabendo que um simples kit de fusíveis pode resolver o seu problema em alguns minutos, evitando longas esperas numa oficina.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais