371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Profissionais Liberais

Home > Comunicados > Paula Rego recebe “Prémio Penagos de Desenho 2010”

Paula Rego recebe “Prémio Penagos de Desenho 2010”

A FUNDAÇÃO MAPFRE entregou, dia 22 de março, o “Prémio Penagos de Desenho 2010” a Paula Rego pela sua destacada trajetória profissional e pelo seu contributo para o desenho como género próprio das artes plásticas.

premio-penagos

Este galardão, no valor de 30.000 euros, reconhece a trajetória de um artista vivo que na sua carreira dedique uma especial atenção ao desenho, e foi entregue por Alberto Manzano, Presidente do Instituto de Cultura da FUNDAÇÃO MAPFRE. Durante o ato, celebrado na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, a artista portuguesa agradeceu à FUNDAÇÃO MAPFRE a atribuição deste galardão, que no ano passado foi entregue ao artista espanhol Antonio López.

O “Prémio Penagos de Desenho” foi criado em 1982 em memória do famoso desenhista Rafael de Penagos (Madrid, 1889-1954), considerado como o mais importante representante do movimento de renovação no campo da ilustração gráfica espanhola durante os anos vinte e trinta. Desde a sua criação, este prémio é entregue anualmente a alguns dos mais importantes artistas do panorama atual. A partir de 2008, o prémio passou a ser entregue como reconhecimento da trajetória profissional de um artista vivo de importância nacional ou internacional, que na sua carreira tenha dedicado uma atenção notável ao desenho. No ato de entrega do prémio Paula Rego participaram Alberto Manzano, Presidente do Instituto de Cultura de FUNDAÇÃO MAPFRE, e o seu Diretor Geral, Pablo Jiménez Burillo; Antonio Bonet, Presidente da Real Academia de San Fernando; Infanta Elena, Diretora de Projetos Sociais e Culturais da FUNDAÇÃO MAPFRE; e Estrella de Diego, Catedrática de História da Arte e membro do júri.

2011-03-25

premio-penagos-paula-rego