Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Comunicados > Campanha inédita para a prevenção de acidentes domésticos

Campanha inédita para a prevenção de acidentes domésticos

FUNDAÇÃO MAPFRE e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa contribuem para a autonomia dos seniores com a campanha COM MAIS CUIDADO

oradores
  • Mais de 65% dos acidentes registados no grupo de indivíduos com mais de 65 anos ocorre em casa
  • A queda é a principal lesão, com uma frequência de 76% entre os 65 e os 74 anos e de 90% entre os indivíduos com mais de 75 anos
  • Os acidentes têm repercussões psicológicas graves como o desenvolvimento de medos que resultam na perda de autonomia, depressão e isolamento social

A FUNDAÇÃO MAPFRE, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML), apresentou dia 8 de Outubro, em Lisboa a campanha COM MAIS CUIDADO. Uma iniciativa inédita em Portugal que pretende contribuir para a prevenção de acidentes domésticos entre as pessoas com mais de 65 anos, que desejam manter a sua independência e autonomia pessoal. A cerimónia contou com a presença de Vítor Reis, Vice-Presidente do Conselho de Administração da MAPFRE, Seguros Vida em representação da FUNDAÇÃO MAPFRE e Leonor Araújo do Departamento de Qualidade e Inovação da SCML, responsáveis pela assinatura do protocolo que permitiu realizar esta campanha.

COM MAIS CUIDADO pretende sensibilizar a população sénior, os seus familiares e os profissionais da área social, para a importância da prevenção dos acidentes domésticos e demonstrar como actuar perante determinadas situações de emergência. Esta campanha integra a divulgação de materiais práticos e informativos, a realização de acções de formação e sensibilização. Promove o conceito de uma “casa mais segura e confortável”, com o objectivo de contribuir para a prevenção de 65% dos acidentes registados no grupo dos indivíduos com mais de 65 anos, estimula a adopção de hábitos de vida mais saudáveis e informa a população idosa sobre quais os cuidados a ter com a saúde para que o corpo responda da melhor maneira possível em caso de acidente.

Até Dezembro de 2010 a campanha COM MAIS CUIDADO irá percorrer vários centros de dia da SCML, com actividades que incluem a distribuição de materiais informativos, entre eles o Guia de Prevenção de Riscos Domésticos, e a realização de acções de sensibilização com simulação de situações de perigo baseadas na apresentação de vídeos e de uma peça de teatro, recursos que permitem ilustrar de forma apelativa situações de acidentes domésticos e contribuir para a sua prevenção junto da população dos centros e dos seus familiares. Durante este período decorrerá também nas instalações da MAPFRE | SEGUROS em Lisboa uma acção de formação destinada aos profissionais que trabalham directamente com este grupo etário, de forma a dotar os técnicos de conhecimentos e recursos ao nível da prevenção de acidentes, dotando-os de estratégias de transferência de conhecimentos para as suas equipas de trabalho.

prevencao

No âmbito do protocolo celebrado pela FUNDAÇÃO MAPFRE para a realização da campanha COM MAIS CUIDADO, a SCML assume a responsabilidade de seleccionar os técnicos participantes nas acções de formação e os centros de dia que irão acolher as actividades programadas, além disso, assegura a distribuição do material informativo e formativo, que conta com a validação técnica desta importante instituição. “É com muita honra que a SCML celebra com a FUNDAÇÃO MAPFRE este protocolo que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos milhares de idosos que apoiamos diariamente. “A campanha COM MAIS CUIDADO sublinha ainda a urgência de respostas adequadas a uma população portuguesa cada vez mais envelhecida e a necessidade de construir uma sociedade mais justa e equitativa para todos, independentemente da sua faixa etária”, afirmou Leonor Araújo do Departamento de Qualidade e Inovação da SCML na cerimónia de apresentação.

Vítor Reis, Vice-Presidente do Conselho de Administração da MAPFRE, Seguros Vida em representação da FUNDAÇÂO MAPFRE comentou a propósito da assinatura do protocolo: “Esta iniciativa prossegue a missão da FUNDAÇÃO MAPFRE e do seu Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente, na prossecução de actividades de interesse para a sociedade em geral, com foco na promoção da segurança e prevenção de acidentes, sobretudo, junto dos grupos mais vulneráveis, como é o caso da população sénior. A fundação foi criada há mais de três décadas e, para o lançamento desta campanha inédita no nosso país, tem o privilégio de contar com a SCML, uma instituição de referência no terceiro sector, que muito nos orgulha ter como parceiro”.

COM MAIS CUIDADO é uma campanha inédita em Portugal promovida pela FUNDAÇÃO MAPFRE através do seu Instituto de Prevenção, Saúde e Meio Ambiente. Este Instituto actua em diversos países do mundo, nas áreas da formação, docência e divulgação de conhecimento sobre o tema da saúde. Entre as suas principais actividades destacam-se a atribuição de bolsas, prémios ou ajudas à investigação, organização de jornadas, cursos e seminários. Para mais informações e para aceder a todos os materiais da campanha COM MAIS CUIDADO, visite: www.commaiscuidado.com.pt

2010-11-18

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida