Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Que automóvel escolher? 6 dicas úteis

Que automóvel escolher

Que automóvel escolher? 6 dicas úteis

Perante o leque de opções que encontramos atualmente, é natural que nos perguntemos como escolher o melhor automóvel para mim. De facto, saber como escolher o melhor carro pode oferecer alguma complexidade. Perceba os fatores a avaliar com as nossas 6 dicas úteis.

Existem muitos fatores a considerar no momento de escolher um carro e que passam por diferentes níveis de avaliação, sem descurar o papel do design, do gosto pessoal, da segurança e, claro, da questão financeira.

Saber como escolher o carro certo pode ser algo desafiante, principalmente se houver limitações orçamentais ou necessidades particulares a cumprir.

Se algumas escolhas, como a do Seguro automóvel MAPFRE já não deixam dúvidas, a escolha da viatura a ser assegurada pode oferecer maior complexidade e, por isso, conhecer os pormenores a ter em consideração no momento da escolha pode ser vantajoso para garantir que opta por um carro do seu agrado e que cumpra todos os requisitos fundamentais para se adaptar a si, às suas rotinas e ao seu orçamento.

Venha saber como escolher um automóvel com as nossas dicas.

Dica 1. Avalie os preços e o seu orçamento

O desejo da maior parte das pessoas, quando pensa sobre que automóvel escolher, recai sobre os mais modernos e apetrechados com tecnologia de ponta. Ainda assim, o facto é que nem todos temos o orçamento para incluir este tipo de veículo na nossa lista de opções.

Avaliar os preços de mercado e a relação qualidade-preço dos carros é fundamental, assim como avaliar, de forma honesta, a viabilidade financeira da compra, para não sobrecarregar as suas despesas com o pagamento de uma mensalidade superior à que pode pagar.

No caso de os seus rendimentos mensais serem insuficientes para o carro dos seus sonhos, poderá sempre explorar o mundo dos carros usados e seminovos, garantindo que se tratam de veículos certificados

Dica 2. Considere o que verdadeiramente precisa

As necessidades de quem compra um carro não são sempre as mesmas e são totalmente definidoras do tipo de automóvel que deve adquirir.

Por exemplo, ainda que goste muito de automóveis 4×4, a sua compra poderá não fazer sentido caso apenas circule em cidade,

Considerar o uso efetivo que dará ao carro, quais as estradas onde este será utilizado e qual o espaço que necessita, nomeadamente sobre o número de lugares e o tamanho da bagageira, é fundamental para garantir que adquire um veículo adaptado ao seu perfil e às suas necessidades.

Dica 3. Avalie o mercado e recolha todas as informações

Perceber qual a oferta no mercado, tanto ao nível de carros novos, como seminovos e usados poderá ajudar a que saiba qual o carro mais adequado para si neste momento da sua vida.

Se não perceber muito sobre os automóveis e as suas especificidades, poderá ser bom fazer-se acompanhar de uma pessoa em quem confie e que tenha estas competências.

Dica 4. Não deixe de fazer um test drive

Por muito que lhe pareça que um automóvel é a opção ideal, não tome qualquer decisão antes de o conduzir.

Perceber como se sente ao volante é fundamental para garantir que faz uma boa escolha e ajuda-o a testar o carro, nomeadamente quanto à sua resposta e potência.

Procure fazer este teste, recriando as condições da sua condução diária, para perceber como o veículo age nos ambientes e cenários mais comuns.

Caixa de velocidades, conforto, travagem e outros fatores poderão ser, neste momento, avaliados.

Dica 5. Seja ponderado

Não tome nenhuma decisão apressada. Um carro é uma compra importante e que merece alguns dias de reflexão.

Tenha algumas opções em mente e pense bem sobre elas antes de tomar uma decisão.

Acima de tudo, desconfie sempre de vendedores que querem apressar a venda, já que podem existir elementos ocultos neste tipo de atitude.

Dica 6: Tenha em mente questões ambientais

Ter em mente o meio ambiente pode ser muito importante quando pondera sobre que automóvel escolher.

Os carros menos poluentes, incluindo híbridos ou elétricos, podem ser mais dispendiosos no imediato, mas trazem vantagens a longo prazo, quer para o ambiente como para si.

Neste momento, as políticas internacionais estão a tomar medidas de combate à poluição que acabam por se manifestar nos impostos e no preço dos combustíveis, encarecendo o uso geral do carro e as despesas associadas.

Além disso, várias notas nos dão conta de que a tendência é para que os carros a combustível – primeiro a Gasóleo e, mais tarde, a Gasolina – venham a ser totalmente retirados do mercado. Tenha isto em mente no momento de comprar o seu carro.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais