Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Como poupar gasolina ao conduzir?

poupar gasolina

Como poupar gasolina ao conduzir?

O preço dos combustíveis tem aumentado significativamente nos últimos tempos e, para quem conduz, torna-se mais importante do que nunca conhecer as melhores dicas para economizar combustível na estrada. Venha conhecer as nossas dicas para poupar gasolina.

Ter um carro implica sempre despesa, seja devido ao preço dos combustíveis, atualmente com tendência para aumentar, por causa dos impostos anuais (como, por exemplo, o IUC) ou devido aos imprevistos e às avaliações de rotina que levam os veículos até às oficinas.

Sendo um bem essencial na vida de muitas pessoas, a ideia de não ter um meio de transporte sempre à mão pode oferecer alguma ansiedade. Então, em vez de optarem por não ter as despesas associadas a esta aquisição, as pessoas procuram alternativas que permitem reduzir os custos e o stress associado à condução. Aqui, falamos da aquisição de seguros de qualidade – como é o caso do Seguro Automóvel MAPFRE -, da atenção às agendas de pagamento dos impostos para evitar coimas e, claro, da procura das melhores dicas para economizar gasolina.

Sabemos que as prioridades de cada pessoa podem ser diferentes, já que o tipo de viagem também costuma ser distinto. Para quem vive nas grandes cidades, por exemplo, pode ser útil saber como economizar gasolina no engarrafamento, enquanto que as pessoas que viajam mais entre cidades ou em regiões menos populosas podem querer saber dicas para poupar combustível na estrada.

Hoje, iremos deixar dicas fundamentais para ambos os casos, que lhe dirão, de uma forma geral e eficaz, como poupar gasolina ao conduzir.

1. Procure manter a rotação ideal

A rotação ideal para economizar combustível pode ser uma forte aliada e, por isso, para poupar é boa ideia manter-se atento ao painel das rotações.

Dentro da cidade o ideal é que a rotação se mantenha entre os 2.000 e os 2.500 rpm. Além disso, para poupar será também útil que evite mudar a mudança muito abaixo da rotação, já que isto irá puxar mais pelo acelerador.

2. Mantenha a velocidade estável

Para economizar combustível é importante que se mantenha igualmente atento ao velocímetro, recordando que manter uma velocidade mais constante pode ser sinónimo de poupança de gasolina.

Assim, principalmente se conduz em estrada ou autoestrada, procure manter uma velocidade estável.

3. Calibre os pneus

A resistência dos pneus pode ser um dos motivos do gasto excessivo de combustível. Procure, por isso, manter sempre os pneus calibrados, de acordo com as indicações do seu automóvel.

O ideal é que não deixe que os pneus fiquem demasiado vazios, já que isto exigirá mais força ao motor, criando um maior gasto de combustível.

4. Verifique o óleo regularmente

O óleo lubrificante é essencial para que o motor funcione corretamente e o consumo do automóvel seja menor, com um aumento da rentabilidade dos processos mecânicos.

Além disso, a escolha de um bom óleo, que esteja de acordo com as especificações e verifique os seus níveis regularmente. Aproveite ainda as revisões para avaliar a necessidade de trocar o óleo ou o filtro de óleo, para garantir o máximo de eficácia e, assim, também a maior poupança.

5. Faça a manutenção do veículo

Levar o carro à revisão mecânica é fundamental, sendo que, além de colocar a sua vida em risco, o mau funcionamento mecânico de um automóvel pode fazer aumentar o consumo.

A revisão regular e preventiva ajuda a economizar combustível e evitará que tenha a surpresa de uma avaria por falta de manutenção.

6. Evite o ar condicionado

O ar condicionado pode ser muito agradável para o condutor… mas é nocivo para a sua carteira, sendo importante que o seu uso seja evitado ou feito de uma forma ponderada.

Usualmente, o seu uso aumenta o consumo entre 3% e 5%.

Uma forma de usar o ar condicionado sem aumentar em demasia o consumo será dar preferência às temperaturas mais amenas e, se o carro tiver essa opção, colocar no modo “auto”, já que este avalia a temperatura e se autorregula com base nela.

7. Prefira cargas leves

A quantidade de bagagem influencia o gasto de combustível e, por isso, o condutor deve ter em atenção a quantidade de carga, evitando ultrapassar a quantidade máxima de peso que o carro foi projetado para transportar.

Um veículo com demasiado peso terá os travões e a suspensão sobrecarregados, o que aumenta o risco de acidente e o consumo.

8. Feche os vidros

Manter os vidros fechados pode ajudar a poupar gasolina durante a condução, uma vez que, principalmente em estrada, com velocidades mais elevadas (entre 100 e 120 km/h, por exemplo) a janela aberta pode gerar maior resistência e turbulência

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais