Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Como saber os cavalos de um automóvel?

Como saber os cavalos de um automóvel?

Os amantes do automobilismo dão importância a várias caraterísticas do automóvel, sendo que a potência é um dos principais. Mas, afinal, como saber os cavalos de um automóvel? Venha descobrir.

Quem verdadeiramente gosta de carros tem, por norma, um prazer particular em saber todas as suas caraterísticas, escolhendo os modelos que integram os recursos mais modernos ou que têm maior potência, para suprirem as suas necessidades de entusiasta.

Claro que algumas questões, como a da contratação de um seguro de qualidade, como o Seguro Auto MAPFRE, também está na mente destes amantes do automobilismo, para protegerem os seus veículos de eleição. Ainda assim, antes de escolherem e comprarem os carros, algo que muitos entusiastas de carros farão é questionar-se sobre as principais caraterísticas de um veículo, onde se inclui a integração de novas tecnologias, o impacto ambiental ou o consumo. Outros elementos, representam ainda uma preocupação já de várias gerações, como o questionamento sobre o número de C V do veículo, procurando descobrir como calcular potência automóvel.

De facto, a potência do automóvel sempre foi e continua a ser um dos aspetos que mais parecem atrair a atenção os condutores que se interessam verdadeiramente pelos modelos e marcas de veículos no mercado.

Se este é o seu caso, venha perceber em concreto o que são os C V do automóvel, quais as unidades de medida utilizadas, como pode calcular este valor em cavalos e outros dados úteis sobre esta questão.

O que é o cavalo em concreto?

Não acreditamos que exista um único amante automobilismo que jamais tenha ouvido falar dos “cavalos de potência” de um automóvel.

Este termo, bastante popularizado e vulgarmente dito, faz parte das conversas sobre automóveis e é especialmente usado para elogiar os modelos mais potentes.

Esta expressão é usada, pois, para falar sobre a potência automóvel, que é listada em cavalo s. A expressão nasceu assim pelo facto de os veículos modernos serem a evolução de outros carros ou carroças, que eram puxados por este animal. Mais tarde, por essa mesma razão, os especialistas do automobilismo usaram a expressão para falar sobre a potência dos motores, sendo que mais tarde se viria também a usar o Watt como unidade de medida.

Ainda que ambas as unidades de medida existam, é muito comum que se veja a potência dos automóveis descrita em C V’s. A conversão destas medidas, no entanto, é possível usando uma fórmula matemática.

CV: o que significa a sigla?

Esta é a sigla que designa Cavalo-vapor, e trata-se de um termo datado do século XVIII e cunhado por James Watt, que nasceu para fazer a comparação entre o desempenho dos motores a vapor e o desempenho dos movidos a força animal que eram, até ao momento, a principal força motriz dos veículos utilizados.

Os elementos considerados no cálculo do cavalo-vapor são o peso, o tempo e a distância, sendo que 1 cavalo-vapor corresponde a motores com a capacidade de elevar 75 kg a 1 metro do chão num segundo.

Quantos cavalos existem nos automóveis?

Como referimos, “C V” é uma unidade de medida para a potência automóvel e, por isso, o número efetivo é variável, de acordo com o automóvel do qual estejamos a falar.

Usualmente, os veículos alto desempenho têm entre os 300 e os 450 C V de potência.

Os carros citadinos, de uso mais comum, têm, por norma, entre os 100 e os 120 C V.

Como calcular a potência em cavalos automóvel?

A potência do motor, tanto em carros a gasóleo e gasolina, como em carros elétricos está, hoje, muitas vezes, apresentada em Watts (ou, mais especificamente, em Kilowatts), sendo que o Sistema Internacional de Unidades, na realidade, nem reconhece o “cavalo dos motores” como uma unidade de medida. Ainda assim, saber quantos cavalos tem um automóvel é bastante simples.

Para começar, quando se visa medir a potência de um carro, isto é feito com recurso ao dinamómetro que, através dos seus sensores é capaz de fazer a captação do número de rotações por minuto a partir do motor.

A indicação da potência de um automóvel é uma das informações fornecidas no Documento Único Automóvel, sendo que, ali, terá um valor em Killowatts (Kw/h), que corresponde à Potência Útil Máxima.

O cálculo da medida de potência a partir deste dado é feito pela fórmula seguinte:

Potência do Veículo (em KW) x 1,36 = Potência em CV

Esta informação poderá ser solicitada por algumas seguradoras na altura de concretizar o seu contrato, influenciando o valor da anuidade ou mensalidade.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais