Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Qual é o peso máximo de um automóvel carregado com bagagem?

peso máximo de um automóvel

Qual é o peso máximo de um automóvel carregado com bagagem?

Muitas vezes, quando um condutor tem uma grande quantidade de bagagem, este pensamento não cruza a sua mente, acabando por colocar um peso excessivo no automóvel, passível de danificar componentes da viatura ou de originar um acidente de viação.  Ainda que o quanto de peso máximo de um automóvel carregado com bagagem dependa de acordo com a marca e o modelo, torna-se importante saber os riscos que corre com excesso de carga e conhecer os melhores conselhos para transportar a bagagem no carro em segurança. Venha saber mais sobre esta questão.

Em alguns momentos, no entanto, existem outros detalhes, menos óbvios, que podem colocar em risco a segurança do condutor de uma forma inesperada. Uma situação comum e que representa bem o que aqui falamos é o excesso de carga no automóvel.

Ter um carro implica sempre que se tenha, igualmente, uma grande preocupação com o cumprimento das normas e a promoção da sua segurança e da segurança do veículo.

O pagamento dos impostos devidos, o cuidado com a colocação do tipo certo de combustível, a aquisição de um bom seguro – como MAPFRE seguro carro, que o assegura nas mais diversas situações imprevistas e/ou em caso de acidente – o conhecimento do código da estrada e muitas outras questões podem (e devem!) fazer parte do pensamento de todos os condutores.

Os riscos associados de exceder peso máximo de um automóvel carregado com bagagem

Um automóvel está pensado para levar passageiros e carga, mas em alturas específicas, a tentação de o sobrecarregar pode existir, pela necessidade de levar mais pessoas ou muita carga.

Quando esta situação acontece, é importante que o motorista tenha atenção à capacidade do veículo, lembrando que o excesso de peso no automóvel pode alterar a estabilidade do carro ou até comprometer o funcionamento correto dos travões, tornando mais provável a ocorrência de acidentes.

O tempo de imobilização de um carro, quando o seu peso é maior, tende a aumentar, sendo fundamental verificar, no manual do carro, qual a carga máxima que este pode transportar, já que o carro foi pensado para que todas as operações sejam realizadas até esse limite máximo de peso.

Usualmente, quanto mais leve é o carro, menor quantidade de carga este irá suportar.

Dicas para carregar o carro em segurança e não passar o peso máximo de um automóvel

Para garantir que todo o processo de transportar a sua carga acontece em segurança é muito importante que tenha em mente algumas regras básicas, inerentes ao código da estrada, e que conheça as alternativas que ficam para o transporte de carga extra.

Estes são alguns dos conselhos que lhe deixamos:

Tenha atenção à estabilidade e arrumação da carga

Um dos aspetos mais importantes, quando carrega o carro, é garantir que o equilíbrio do automóvel fica assegurado, quer quando está parado como durante o trajeto.

Além disso, deve garantir que esta carga está devidamente acomodada, evitando perigos para si ou para os outros condutores durante a circulação.

Garanta a visibilidade

Nenhuma da carga que transporta deve impedir que tenha completa visibilidade da estrada, nomeadamente através dos espelhos do automóvel.

No caso de transportar a carga num atrelado, deve ainda garantir que as luzes e a matrícula se encontram visíveis.

Consulte o manual do automóvel

O peso do seu carro determina qual a quantidade de peso que este pode transportar, incluindo passageiros e carga.

Se tiver de transportar cargas pesadas, recomendamos que veja primeiramente qual o valor máximo que o seu automóvel pode transportar.

Use separadores de bagagem

Embora este passo seja muitas vezes esquecido, os estudos realizados sobre o transporte de carga no porta-bagagens indica que, em caso de colisão, a probabilidade de ferimentos aumenta se a carga não estiver bem condicionada.

A colocação de um separador entre a região de porta-bagagem e do habitáculo do veículo pode protegê-lo neste tipo de situação.

Evite acelerar demasiado

Ainda que a carga esteja dentro do limite de peso que o seu carro pode transportar, deve ter em conta que a funcionalidade do sistema de travagem de qualquer veículo é inversamente proporcional ao peso que este transporta.

Assim, para evitar que um carro pesado corresponda a uma maior probabilidade de acidente, é importante que o condutor evite conduzir a velocidades elevadas.

Uma condução prudente e com velocidades moderadas poderá ajudar a que todos se mantenham em segurança, mesmo considerando o maior tempo de travagem.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Sinistro: o que fazer?

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais