Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > O que é limitador de velocidade?

limitador de velocidade

O que é limitador de velocidade?

Os carros têm vindo a tornar-se cada vez mais potentes e, por isso, as velocidades que podem atingir são tendencialmente maiores. Ainda assim um sistema para limitar a velocidade está a ser integrado. Saiba o que é limitador de velocidade.

Hoje em dia, devido à evolução dos automóveis, muitos carros estão totalmente preparados para dar velocidades até aos 250 km/h, ou até mais em contextos de corrida.

Na verdade, existem até automóveis – como o Bugatti Veyron Super Sport – que podem dar mais do que 400 km/h.

Ainda que alguns países, como a Alemanha, não tenham limite de velocidade, este não é o caso de Portugal, onde a velocidade máxima permitida é de 120 km/h, nas autoestradas.

Evidentemente, perante a potência, cada vez maior, dos motores automóveis, tornou-se necessário acautelar esta situação e, por isso, é natural que os condutores sintam, em contexto de condução, que embora o motor seja mais potente, o carro não acelera além de um determinado limite, bastante inferior.

Esta sensação, bem real, de que o carro não consegue acelerar mais deve-se ao limitador de velocidade para automóvel, colocado para garantir a segurança do condutor. Venha compreender melhor o que é e como funciona este sistema.

Limitadores de velocidade e a segurança

Quando se tem um carro, é natural que as normas gerais e as questões de segurança sejam uma das questões mais pertinentes. A aquisição de um bom seguro, como o Seguro Automóvel MAPFRE, a manutenção regular do veículo e uma condução defensiva são exemplos de estratégias que muitos aplicam para garantir que conduzem dentro da lei e de uma forma segura; sendo também princípios importantes para que se garanta a integridade física do condutor e se proteja o próprio automóvel.

Ainda que a grande maioria das medidas possa e deva ser aplicada pelo condutor, o facto é que, além das medidas que este pode, de forma consciente e ativa, integrar na sua condução e nos seus cuidados com o carro, existe ainda uma preocupação do mercado em promover esta segurança. Assim, hoje, quase todos os veículos incluem sistemas e recursos integrados que, inerentemente, garantem que o automóvel se torna mais seguro. Um destes sistemas é o limitador de velocidade.

O que são limitadores de velocidade?

Este programa corresponde a um sistema de controlo da injeção eletrónica do motor do carro.

Fundamentalmente, este sistema avalia a velocidade e, quando deteta que uma velocidade superior à determinada está prestes a ser atingida, impede o carro de acelerar.

Por norma, nas mudanças mais baixas, este sistema tende a permitir que o carro atinja o limite máximo de rotações por minuto permitidas pelo motor. Já nas mudanças altas (quinta ou sexta), o fluxo de ar e combustível começa a ser cortado para os cilindros, impedindo que a velocidade aumente.

Mesmo com este sistema integrado, a maioria das marcas de automóveis costuma alertar para o facto de que esta funcionalidade não substitui o discernimento e a devida atenção do condutor do veículo, sendo importante que, de forma consciente, este adote uma condução segura, respeitando a velocidade e as distâncias de segurança, assim como a sinalização e as demais regras de trânsito.

O que motivou a implementação dos limitadores?

Ainda que muitos condutores privilegiem a potência do motor, o facto é que vários estudos têm verificado que, a partir de um determinado limite, os riscos para a condução e a probabilidade de acidente aumentam significativamente. Esta é a razão principal pela qual a maioria dos países – com algumas exceções, como vimos – implementaram um limite máximo de velocidade na sua legislação.

Garantir a segurança de todos os condutores na estrada é a razão principal pela qual os sistemas para limitar a velocidade foram integrados nos automóveis, mas não é o único motivo que leva à ativação deste programa.

De facto, além das vantagens ao nível da segurança, é ainda importante recordar outros aspetos, como o consumo do combustível e das emissões, sendo que ambos aumentam de forma significativa a partir de uma determinada velocidade.

É possível desligar este sistema?

Para começar, desativar o l imitador de velocidade dos automóveis não é desejável, mas, ainda que o fosse, tal não é fácil.

O sistema dos limitadores de velocidade pode apenas ser modificado através de programas específicos, designados para a alteração da sua programação e que, por norma, não estão acessíveis aos condutores.

A marca do automóvel, no entanto, poderá aumentar a velocidade do limitador ou até retirar este limite, sendo que este serviço é usualmente pago.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais