Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Como colocar um engate de reboque?

engate de reboque

Como colocar um engate de reboque?

Quando necessita de colocar um atrelado no seu carro pode ser fundamental aprender como fazê-lo de forma segura e legal, não bastando colocar a bola de reboque e amarrar o referente atrelado. Saiba tudo sobre como colocar um engate de reboque.

Em algum momento da sua vida, perante a necessidade de transportar mais carga, poderá sentir a necessidade de um espaço superior àquele que a bagageira do seu carro lhe oferece.

Neste tipo de situação é natural que as pessoas ponderem a colocação de um atrelado, mas, contrariamente ao que muitas pessoas acham, este processo não passa somente por colocar um gancho de reboque, exigindo que conheça vários pormenores e pondere alguns elementos, antes de investir num kit de engate de reboque.

Entre as questões a ponderar encontra-se a finalidade do processo, quais as caraterísticas do seu carro (incluindo os pormenores da ficha técnica que determinam qual o peso máximo suportado) ou ainda quais os processos de homologação dos atrelados, se vai usá-lo somente em Portugal ou também no estrangeiro, entre muitas outras questões.

Além de garantir que todo o processo de colocação do atrelado é legal, uma noção clara das suas necessidades pode reduzir significativamente o quanto custa colocar bola de reboque, ajudando-o a poupar neste processo.

Abaixo, iremos destacar alguns dos elementos a considerar e explicar-lhe como colocar um engate para reboque.

Elementos a considerar na colocação de engates de reboque

Antes de pensar onde comprar engate para reboque, algo que deverá fazer é considerar as várias questões que permeiam a colocação deste tipo de equipamento no seu veículo.

Para começar deve saber que os atrelados integram a categoria O de veículos e que a sua homologação é apenas reconhecida em Portugal, não existindo, para eles, uma homologação CE na União Europeia. Desta forma, os fabricantes tendem a disponibilizar modelos com homologações diferentes para cada Estado-Membro da União Europeia, sendo essencial que considere onde quererá utilizar o reboque e, portanto, se a homologação é válida nos países onde pretende utilizá-lo.

Deve ainda considerar que reboques e semi-reboques que tenham um peso bruto superior a 300 quilogramas terão de ter uma matrícula, que deve ser solicitada pelo condutor e que será concedida mediante o pagamento de uma taxa.

Da mesma forma, é importante que, ao escolher o seu Seguro Automóvel MAPFRE considere que o atrelado também necessita de ter seguro. Este seguro pode estar associado ao do seu veículo, mas também existe a possibilidade de o obter separadamente, caso o deseje. Deve considerar, no entanto, que se o seguro do atrelado estiver integrado no seguro geral do automóvel, este apenas estará assegurado quando ligado ao mesmo.

Como fazer para colocar o engate de reboque?

Para conseguir colocar o seu engate de reboque irá precisar de um gancho ou bola de reboque universal, no qual consiga prender o atrelado, podendo ainda ser necessária uma tomada elétrica para fornecer a energia que alimentará as luzes traseiras de indicação de mudança de direção ou de stop.

Para colocar os essenciais, comece por retirar a tampa da rótula e levantar a manivela de bloqueio, encaixando o engate na rótula do carro. Depois, levante o atrelado até ao máximo e baixe-o no local correto, fixando-o.

A colocação de uma corrente de segurança, logo após este processo, é imprescindível, sendo este ainda o momento de conectar a tomada elétrica, caso a possua – e de verificar o correto funcionamento das luzes.

Aspetos de segurança a considerar

No processo de colocação do engate do reboque e do atrelado, deve ainda considerar que é fundamental distribuir a carga de um modo uniforme, para manter o equilíbrio do carro, sendo ainda preferencial que a carga mais pesada fique mais próxima do carro. Tenha em atenção que, mesmo com o reboque, não deve colocar mais peso do que o indicado na ficha técnica do seu automóvel, evitando a sobrecarga.

Tenha ainda em consideração que o uso erróneo de um atrelado pode ter como resultado uma multa. No caso, deve considerar que todo o processo é feito de acordo com a lei vigente, respeitando o peso bruto máximo que a sua carta de condução permite, com o respetivo seguro e cumprindo as velocidades estipuladas para veículos com reboque.

Lembre-se ainda de que, para reboques com mais de 300 quilogramas, é obrigado a transportar consigo a Carta Verde do reboque, que será emitida pela seguradora.

Agora que já sabe como engatar o reboque e quais as principais regras, está preparado para seguir viagem, com tudo aquilo de que necessita!

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais