Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Para brisas: reparar ou substituir?

para-brisas

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução.

Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do condutor, poderá ser realizada a reparação em vez da substituição.
A reparação é na maioria das vezes o processo preferencial… mas vamos perceber o porquê:

  1. A reparação tem como principal objetivo a segurança, uma vez que existe a recuperação da resistência natural do para brisas. Principalmente nos veículos equipados com airbag, uma vez que o seu funcionamento se apoia, parcialmente, na estrutura do para brisas.
  2. A reparação é ecológica. De acordo com diversos estudos, a reparação do para brisas representa 4 kg de CO2 e um desperdício de 0,002 kg. Por sua vez, na substituição os valores disparam para 31,9 kg de CO2 e 13,9 kg de resíduos. Veja em detalhe a pegada de carbono de cada processo:
ProcessoSubstituiçãoReparação
Fabrico do para-brisas e embalagem54%0%
Consumo médio do cliente ou da unidade móvel em viagem20%64%
Transporte5%0%
Funcionamento dos centros de reparação64%0%
Materiais necessários para realizar a substituição5%5%
Distribuição para centros5%1%
Armazenamento3%1%
Transporte de resíduos para reciclagem1%1%

Na MAPFRE procuramos sempre as melhores soluções, sobretudo, no que diz respeito à sustentabilidade. Os nossos parceiros especializados em vidro automóvel fazem a gestão de resíduos e das suas operações, de forma sustentável. Desta forma, e graças a este esforço, é possível reduzir o consumo de energia, poupar em matéria-prima, evitar a destruição de terrenos por extração, reduzir os resíduos que vão para aterros, evitar problemas de despejo descontrolado e reduzir as emissões totais de CO2.

Neste vídeo mostramos-lhe o processo de reparação da ExpressGlass (empresa parceira da MAPFRE):

 

Vamos contribuir todos para reduzir a nossa pegada ambiental.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Sinistro: o que fazer?

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais