Pular para o conteúdo

Dicas para tirar o gelo do para-brisas

10 Recomendações da MAPFRE antes de uma viagem de automóvel
Estamos naquela altura do ano em que, andar de carro requer cuidados extras dado os desafios próprios da estação: o chão está escorregadio, a visão dificultada e a entrada no carro muitas vezes impedida pela geada matinal.
Tudo requer atenção e cuidados especiais que muitas vezes atrasam a nossa rotina diária. Para que não comece a manhã atrasado e possa ter uma condução mais segura, juntámos algumas dicas que o vão ajudar a tirar o gelo do para-brisas:

  • Coloque água à temperatura ambiente
Esta é a forma mais tradicional de retirar a geada. No entanto, tenha em atenção que a água nunca deve estar quente, correndo o risco de partir o vidro do carro.
  • Uso de produtos próprios 
Existem alguns produtos à venda, como descongelantes, que vão fazer uma diferença significativa neste processo. Sendo que foram feitos com o objetivo de remover o gelo acumulado do carro sem criar qualquer dano e com a vantagem de ter um efeito prolongado.
  • Raspe o gelo
Muitas vezes somos mesmo apanhados de surpresa e não temos acesso a água ou qualquer produto, nesta altura a opção é raspar o gelo. Um simples cartão de plástico, como os do multibanco, serve o propósito.
 
Proteja o para-brisas durante a noite
Para evitar ter este trabalho todo logo pela manhã, existem algumas soluções simples que pode colocar em prática, como pôr o carro na garagem, proteger os vidros com cartão ou tecido, ou usar numa capa para o carro.
 
Procure sempre ter uma condução segura e atenta, de modo a evitar acidentes e preservando a sua segurança e a da comunidade. 
Volta ao Topo