- A Área Metropolitana de Lisboa é a região onde os salários médios da população acima dos 55 anos são mais elevados;
- Na região Centro, 84,98% da população desta faixa etária tem casa própria já paga;
- Portugal tem vários indicadores melhores do que Espanha.
Segundo o Eurostat, a população portuguesa é a que está a envelhecer a um ritmo mais acelerado no conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE).
No passado dia 03 de outubro, a Fundación MAPFRE apresentou no CCB – Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o estudo “Ranking de Territórios – Economia Sénior em Portugal 2022”.
Desenvolvido pelo Centro de Investigação Ageingnomics da Fundación MAPFRE, tem como objetivo estimular a reflexão e o debate em torno das pessoas com mais de 55 anos, destacando a crescente importância desta população e impulsionando a inovação e o crescimento em diversos setores. Analisa as principais regiões portuguesas em seis dimensões para determinar o quão “friendly” são para os seniores. As dimensões escolhidas foram a demografia, o emprego, a participação política, as pensões, os espaços públicos e o grau de independência. Por sua vez, em cada dimensão, foram recolhidas informações sobre três indicadores (com exceção para a quinta dimensão), tão diversos como a esperança de vida, a taxa de atividade, recenseamento, pensão média, o número de centros de cuidados para pessoas idosas e o apoio domiciliário, entre outros.
Foi com muita satisfação que a Fundación contou com a presença da Sra. Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Vice-presidente 3.º do Grupo MAPFRE e CEO da MAPFRE Ibéria, José Manuel Inchausti, do Diretor Geral da Fundación MAPFRE, Julio Domingo Souto, do Presidente do Conselho de Administração MAPFRE Seguros Gerais, António Nogueira Leite, do CEO da MAPFRE Portugal, Luis Anula, entre muitos outros convidados que estiveram presentes no local.
E que conclusões se podem retirar?
- Centro, Alentejo e o Algarve são as regiões com as maiores percentagens de população acima dos 55 anos.
- Região Centro é aquela em que a população sénior tem menos encargos financeiros, e tem casa própria paga, seguindo-se a Região Autónoma da Madeira e o Alentejo – 84,98%, 82,62% e 81,63%, respetivamente.
Estejam atentos às próximas edições da MAPFRE News, onde daremos mais informações sobre as principais conclusões deste ranking!