Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Quando usar luzes de cruzamento, estrada ou posição

luzes de estrada

Quando usar luzes de cruzamento, estrada ou posição

Ainda que se prenda sobre as luzes no código da estrada, o facto é que, com o passar do tempo e as preocupações mundanas, nem sempre este conhecimento se mantém na nossa mente. Venha recordar quando usar luzes de cruzamento, estrada ou posição.

Quem tem um carro sabe que existem várias leis e normas a cumprir na sua utilização, que visam garantir um melhor entendimento entre condutores, permitindo uma condução defensiva e, em simultâneo, proteger o próprio motorista.

Conhecer as luzes do painel de instrumentos, ter um bom seguro (como o Seguro Auto MAPFRE), saber em concreto quando usar as luzes de posição ou conhecer o que se determina no código da estrada sobre luzes diurnas são alguns exemplos de essenciais para quem tem um veículo e conduz nas estradas portuguesas.

Hoje, iremos direcionar este artigo para as luzes obrigatórias num automóvel, para que saiba quais são as instituídas por lei, e em que momento deve usar as luzes obrigatórias.

Venha saber mais sobre estas luzes, compreender porque são essenciais na iluminação da via e saber, até, quando é proibida a utilização das luzes de estrada, garantindo assim uma maior segurança na sua condução.

Tipos de luzes que deve conhecer

A segurança rodoviária levou à integração de várias luzes no automóvel, cuja finalidade é avisar os demais condutores sobre a sua ação no momento em qua conduz.

As leis sobre estas leis estão determinadas pelo Código da Estrada, sendo que encontrará várias normas que determinam como deve ser feito o seu uso e quais são as luzes obrigatórias em momentos chave da condução.

Entre as luzes que encontra no seu automóvel destacam-se as três principais:

  • Luzes de cruzamento ou médios.
  • Luzes de estrada ou máximos.
  • Luzes de posição ou mínimos.

O que saber sobre o uso de cada tipo de luz

Os três principais tipos de luzes de um veículo são fundamentais para que possa garantir que conduz de forma adequada e segura. Assim, é importante saber quando usar estes mínimos, médios e máximos.

Quando usar os máximos?

As luzes de estrada, vulgarmente conhecidas como “máximos” devem ser usadas para iluminar o caminho do automóvel quando a visibilidade é reduzida e é obrigatória em todos os automóveis, exceto em tratores agrícolas.

Este tipo de luz deve iluminar os 100 metros à frente do condutor, sendo de cor branca ou amarela.

É proibida a utilização dos máximos quando houver o risco de encadeamento para os restantes condutores.

Quando lugar as luzes de cruzamento?

Devo ligar as luzes de cruzamento quando o veículo transita num local cuja iluminação permite que a visibilidade tenha um alcance de pelo menos 100 metros, quando existe cruzamento com outros automóveis, animais ou pessoas ou uma circulação próxima de outros veículos, quando o veículo se aproxima de uma passagem de nível fechada ou ainda no caso de o automóvel se imobilizar.

Estas luzes destinam-se à iluminação frontal do automóvel numa distância de até 30 metros e são também vulgarmente conhecidas como “médios”. Estas luzes são se tonalidade amarela ou branca e projetam a luminosidade no solo, sem encadear os outros condutores.

Quando usar luzes de posição?

As luzes de posição também são conhecidas como luzes de presença ou mínimos e visam identificar a presença do veículo em locais pouco iluminados.

Estas devem tornar reconhecível a presença do veículo a 150 metros e também devem ser utilizadas durante o estacionamento ou quando o carro está parado.

Outras luzes de destaque que encontra no automóvel

Além das luzes já mencionadas, existem outras a considerar, como as luzes de mudança de direção, as luzes de travão ou as luzes de nevoeiro.

Este tipo de luzes variam na sua tonalidade e finalidade, complementando a informação essencial que um condutor deve fornecer aos demais, para garantir uma condução mais segura e adaptada.

No caso das luzes de mudança de direção, estas visam indicar a intenção de virar à direita ou à esquerda, podendo ainda ser ligadas em simultâneo para indicação de perigo. As luzes de travão indicam o condutor que circula atrás de que estamos a travar, permitindo que adeque a sua velocidade. A luz de nevoeiro ajudam a identificar a presença do veículo em situação de nevoeiro e, apesar de não serem obrigatórias, são bastante úteis nestas condições atmosféricas, sendo que apenas nelas devem ser utilizados.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Sinistro: o que fazer?

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais