Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > O que significam as siglas de carros elétricos?

carros elétricos

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a atenção dos condutores por serem muito conectados, oferecerem vários pormenores práticos e serem extremamente silenciosos.

Em Portugal, já existem diferentes tipos de veículos elétricos. Neste artigo nós iremos explicar quais são as principais características de cada um deles e qual o significado das siglas que acompanham os carros elétricos.

Então, continue a ler este artigo e venha descobrir todos os essenciais sobre os vários tipos de carros elétricos, bem como o significado das suas siglas.

Tipos de carros elétricos

Qualquer carro que tenha um motor de propulsão elétrica é considerado um carro elétrico. Na prática, isto cria alguma confusão, na medida em que alguns deles também utilizam combustíveis. É possível que a combinação entre as formas de propulsão aconteça de muitas formas diferentes.

Além disso, a maneira como a energia é produzida e armazenada também é utilizada para classificar os veículos como motores elétricos. É por isso que existem tantas siglas diferentes para descrevê-los! Vejamos, então, quais os principais tipos e suas características.

BEV (Battery Electric Vehicle)

A tradução para o português desta sigla é “Veículo Elétrico a Bateria”. Este é o tipo de carro elétrico mais óbvio. Nele, toda a potência do motor vem da eletricidade armazenada nas baterias, que precisam ser recarregadas com o veículo parado e conectado a uma fonte de energia.

E-REV (Extended Range Electric Vehicle)

Este tipo de carro elétrico é muito interessante. Isto porque eles não são híbridos, já que toda a força motora provém de um motor elétrico. Ainda assim, nesse tipo de carro, existe um gerador de energia instalado, que é abastecido com combustível. Assim, é possível carregar a bateria do carro sem ter que o ligar a uma fonte elétrica.

EV (Electric Vehicle)

Um veículo elétrico, no seu sentido mais estrito, significa que estamos perante um carro que é abastecido única e exclusivamente com eletricidade. Assim, nesta nomenclatura não se incluem os carros que utilizam qualquer outro meio para fornecer potência ao motor.

FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle)

Nos veículos elétricos com célula de combustível, não existe a queima de nenhum tipo de combustível fóssil. O combustível que ele utiliza é somente o hidrogênio, que serve para gerar a eletricidade que alimentará o motor elétrico. Então, ele diferencia-se por precisar ser abastecido e não recarregado numa fonte de eletricidade, embora seja 100% elétrico.

HEV (Hybrid Electric Vehicle)

Os veículos elétricos híbridos são aqueles que utilizam um motor elétrico e outro movido a combustível. O motor elétrico pode ser recarregado enquanto o motor a combustão é utilizado, ou servir como um módulo auxiliar. Este tipo de veículo tem um gasto de combustível muito baixo e é uma alternativa muito interessante.

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle)

Este tipo de veículo também é híbrido, utilizando tanto combustível fóssil como eletricidade para gerar a propulsão. Este tipo de veículo acaba por se diferenciar por oferecer o apoio de um motor elétrico aos seus utilizadores nos momentos em que oferece mais conforto, em manobras urbanas. Este tipo de carro elétrico não está orientado para a redução de emissões.

PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle)

A última categoria de carros elétricos é diferente das demais porque há um motor elétrico que funciona em conjunto com o motor a combustão. No caso destes veículos, ainda assim, é necessário recarregar as baterias que alimentam o motor elétrico ligando o carro a uma fonte de energia.

Experimente alguns destes carros elétricos

Muitos tipos de veículos elétricos acima mencionados já se encontram disponíveis em Portugal. Desta forma, se o nosso artigo abriu a curiosidade e quer ver, na prática, como cada um se comporta, pode visitar uma concessionária e pedir para fazer um test drive.

Depois, bastará que escolha o que melhor se adapta a si e às suas necessidades, assegurando-o com seguros auto MAPFRE.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que, agora, compreenda melhor o funcionamento e as vantagens de cada um dos tipos de veículos definidos pelas siglas de automóveis elétricos.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais