Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Como será o automóvel do futuro?

automóvel do futuro

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir.

O setor automóvel tem evoluído de forma constante, aproveitando os avanços tecnológicos e usando-os a seu favor para criar viaturas cada vez mais autónomas, rentáveis e ecológicas.

Os processos levados a cabo por quem se dedica à aplicação das novas formas de tecnologia em automóveis tendem a considerar alguns dos aspetos que levam a que tantos acidentes de viação ocorram, tentando criar formas eficazes de garantir que o erro humano é retirado da equação e que a segurança dos trajetos aumenta à medida que se criam os novos carros.

Claro que, independentemente do tipo de carro e da segurança que este possa oferecer, é sempre imprescindível que o próprio condutor invista na segurança. A aquisição de um Seguro Auto MAPFRE, por exemplo, é algo que se recomenda independentemente de ainda conduzir um carro a combustível ou no caso de já se ter rendido à inovação, com um automóvel híbrido ou elétrico.

Ainda que existam muitas questões, da segurança, ao conforto, passando pelos gastos efetivos e o impacto ambiental, neste momento, a questão que nos parece mais pertinente é: Afinal como será o automóvel do futuro? Saiba como evoluiu o automóvel e quais as novidades que são expectáveis ao longo das próximas décadas.

A evolução do automóvel e o automóvel do futuro

A evolução da tecnologia tem mudado quase todos os aspetos do nosso quotidiano, incluindo as formas como comunicamos, como trabalhamos, como nos divertimos, como fazemos as nossas compras e, claro, como nos deslocamos.

Os mercados relacionados com o transporte – incluindo a indústria automóvel – tem tido um crescimento significativo, sendo que os produtos inerentes ao setor se têm modificado de forma visível, afastando-se dos antigos automóveis que preenchiam as nossas estradas e tornando-se cada vez mais modernos e inteligentes.

Uma timeline da evolução do automóvel permite-nos compreender como é que desde os anos 90, com o boom da indústria japonesa e até à atualidade, em 2022, o mundo automóvel se modificou.

De facto, os carros que conhecemos hoje são já o que muitos teriam apelidado como “automóvel do futuro”, sendo que a tecnologia híbrida permitiu, numa primeira instância, uma maior economia no consumo de combustível, privilegiando o ambiente; e a evolução nos levou aos carros alimentados por baterias, totalmente eficientes, económicos e elétricos e ainda ao mais recente automóvel a hidrogénio.

Esta evolução leva-nos a ponderar o que pode ser esperado nos anos vindouros e o que as próximas décadas poderão trazer, com a integração da Inteligência Artificial (IA) – cada vez mais presente no nosso cotidiano – e de outros recursos que, por agora, são somente idealizados pelas mentes mais brilhantes.

O que esperar dos automóveis do futuro?

O processo evolutivo dos automóveis depressa nos deixa imaginar como será o futuro dos automóveis. Ainda que possamos pensar nesta questão como se ela fosse apenas um ato de futurologia, o facto é que o futuro já está a entrar nas nossas vidas, de uma forma mais completa do que poderíamos imaginar, sendo que os carros do futuro, na prática, já existem.

Atualmente, com as tecnologias a serem estudadas e as questões legais a serem revistas, assistimos já à criação de interessantes protótipos, que nos permitem saber (ou pelo menos ter uma ideia mais concreta) como serão os automóveis que circularão nas estradas (e não só) daqui a algumas décadas.

Espera-se que, muito em breve, assistamos à disseminação e vulgarização do automóvel autónomo, sendo que este dispensará o volante e a mão humana, tendo a capacidade de fazer a rota de forma totalmente independente e comunicando com outros veículos, para assegurar a segurança e evitar o trânsito. Este automóvel deverá estar conectado em rede de forma permanente, para que todos os aspetos de segurança sejam considerados.

Se pensa que esta imagem já entra pela ficção científica, não se engane: não só este tipo de carro já existe, como modelos ainda mais avançados, incluindo carros voadores, também já contam com protótipos e são, até, utilizados em alguns locais do mundo, como o Dubai.

Os processos de regulamentação para que estes automóveis se tornem comuns nas estradas (e céus) ao redor do globo terão que ser revistos, mas, sem dúvida, a evolução tecnológica irá trazer novidades imperdíveis nos próximos anos, onde a segurança e a proteção do ambiente são uma prioridade.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Sinistro: o que fazer?

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

A MAPFRE RECUPERA E RECICLA CERCA DE 3.000 TONELADAS DE RESÍDUOS, 95% DO TOTAL DE RESTOS DO GRUPO A companhia promove o consumo responsável de recursos, bem como a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos. Em 2022, conseguiu converter a sua sede de Espanha...

Saber mais
Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais