Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Particulares > Seguros Auto > Dicas Automovel > Quais são os níveis de autonomia dos automóveis autónomos?

automóveis autónomos

Quais são os níveis de autonomia dos automóveis autónomos?

Provavelmente, no que respeita a automóveis autónomos, já ouviu falar dos níveis 1-2 ou outro, sem saber em concreto o que isto significa. Venha saber quais são os níveis de autonomia dos automóveis autónomos e o seu significado.

A compra do carro envolve sempre vários tipos de preocupação, onde se inclui a escolha do carro, o tipo de combustível utilizado e o conforto. Além disso, as preocupações paralelas, como a aquisição de um Seguro de carro MAPFRE para proteção do veículo ou a manutenção regular fazem também parte do pensamento de qualquer condutor.

Neste momento, com a proliferação do sveículos a energia elétrica e híbrida, as questões sobre a melhor opção de carro parecem aumentar. De facto, este tipo de carro está a tornar-se cada vez mais comuns nas nossas estradas e, com a sua proliferação, o carro do futuro já toma forma, começando a chegar por via de carros autónomos e através de outros protótipos, de aspeto ainda mais futurista, como os carros voadores.

O processo de integração deste tipo de carro nas nossas estradas traz a promessa de que venhamos, muito em breve, a lidar com automóveis autónomos, que dispensam o motorista e, por isso, tornam a experiência de condução mais segura, limitando o erro humano.

Este tipo de carro pode ter níveis distintos de condução autónoma e, caso se interesse por carros, é natural que já tenha ouvido falar deles. Os níveis 0, 1-2 ou até ao nível 5 têm sido uma temática recorrente abordada por revistas da especialidade e de tecnologia.

Venha conhecer melhor os veículos autónomos e os seus níveis de autonomia, para garantir que está totalmente informado sobre as opções do mercado e as suas caraterísticas.

Níveis de autonomia dos automóveis autónomos: o que são?

A Society of Automotive Engineers, mais conhecida como SAE International tem vindo a definir, desde 2014, seis níveis de autonomia relacionados com os sistemas de automação dos veículos autónomos.

Esta classificação está relacionada com o nível efetivo de interação que o condutor necessita de ter com o carro para que este se locomova.

Nem todos os carros estão equipados com todos os níveis de autonomia definidos pela SAE Internacional, valendo a pena, ainda assim, conhecer todos eles.

Que níveis de direção autónoma existem?

Como explicámos, os carros autónomos contam com diferentes níveis de autonomia na sua direção, relacionados com o nível de ação que o condutor necessita de ter durante a condução.

Estes níveis variam entre o 0 (zero) e o 5 (cinco). Abaixo, explicaremos em que consiste cada um deles.

Nível 0

Um veículo de Nível 0 trata-se de um carro sem controlos autónomos e sem direção automática, sendo que, até há pouco tempo, este era o tipo de carro mais comum nas nossas casas.

Neste caso, todas as questões relacionadas com a direção do automóvel são geridas pelo motorista, incluindo a resposta a eventuais perigos.

Nível 1

O nível 1 de autonomia é, na atualidade, aquele que mais vemos circular nas estradas portuguesas. Estes carros têm sistemas que permitem que o condutor e o veículo partilhem o controlo, incluindo recursos como o piloto automático adaptativo para o controlo da velocidade, da distância de segurança, apoio ao estacionamento ou outros aspetos.

Ainda assim, o cuidado com a caixa fica a encargo do motorista.

Nível 2

O nível 2 de autonomia é o que está integrado nos carros que contêm sistemas internos que regulam a direção, a aceleração e a travagem.

Ainda que integre o sistema de “hands off”, nome pelo qual também é conhecido, este não dispensa a intervenção do condutor, sendo fundamental que este se mantenha atento a todos os aspetos da condução.

Nível 3

Estes é o primeiro nível onde podemos afirmar que um carro é verdadeiramente autónomo, sendo que, nestes, o motorista pode simplesmente sentar-se e aproveitar a estrada, enquanto o carro responde sozinho a todas as necessidades da condução.

Ver filmes ou telefonar torna-se possível neste nível de autonomia, ainda raro nos carros em circulação, estando a legislação a ser adaptada à sua existência.

Nível 4

Também conhecidos como automóveis de “mind-off”, este tipo de carro – ainda não em circulação nas nossas estradas – dispensa a 100% a intervenção do condutor, que até pode dormir, se assim o desejar.

Ainda que este sistema esteja integrado em alguns carros já em comercialização, deve considerar que o sistema de autonomia pode apenas ser ativado em determinadas regiões geográficas. Nestes carros, o condutor poderá ainda, em circunstâncias específicas, ter de assumir o controlo.

Nível 5

Zero se interação humana é a promessa deste nível de autonomia, que ainda não circula legalmente.

Quando estiver disponível, este carro permitirá que o condutor simplesmente entre e se deixe levar ao destino, sem qualquer interação.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais