Qual o seguro auto mais barato?
Como escolher o seguro auto mais barato do mercado?
Na hora de escolher o seguro para a sua viatura, várias são as questões que se levantam e que o deixam na dúvida se está ou não a tomar a opção acertada.
Quais as coberturas abrangidas pela apólice, se inclui assistência em viagem e viatura de substituição, qual a proteção jurídica com que pode contar, entre outras.
Após a análise de todas estas questões e definidas quais as coberturas que melhor se enquadram nas suas necessidades, chega então o momento de simular e perceber qual o seguro de carro mais barato.
Descobrir qual o seguro de carro mais barato do mercado, pode à partida aparentar ser um exercício bastante moroso e complicado, mas para isso existem algumas informações úteis que pode pesquisar e que podem facilitar essa tarefa.
Como encontrar o seguro automóvel mais barato
1. Escolher a Seguradora
A primeira coisa a fazer quando queremos saber qual o seguro auto mais barato é reunir diversas seguradoras que apresentem os produtos que em princípio vão ao encontro daquilo que pretendemos.
Hoje em dia o mercado conta com diversas seguradoras que oferecem soluções para todas as necessidades, a preços bastante competitivos, como é o caso da MAPFRE Seguros.
2. Comparar Ofertas
Com o aumento da competitividade de mercado é natural que as ofertas se equiparem umas às outras. É por isso fundamental ter em atenção as coberturas que realmente sejam adequadas ao pretendido, não contratando demasiadas proteções que podem encarecer o seguro.
Tenha também em atenção a franquia do seu seguro. Se optar por um seguro com franquia já incluída, o seu valor anual terá uma redução por vezes significativa. É, pois, conveniente comparar esta opção nas diversas seguradoras.
3. Esclarecer Dúvidas
Ao analisar os produtos oferecidos pelas seguradoras é natural que surjam algumas dúvidas que, se não forem devidamente esclarecidas, podem não só trazer algumas surpresas menos positivas como ainda aumentar o valor total do seguro.
Tenha especial atenção se optar por um seguro de danos próprios, confirmando o que cobre na realidade e se compensa verdadeiramente a diferença de preço em relação a um seguro apenas contra terceiros.
Não tenha por isso receio de ligar para a linha de apoio ao cliente ou até mesmo de se dirigir pessoalmente a uma agência e de colocar as suas questões.
4. Simular Preços
O passo seguinte será fazer uma simulação de preços. Normalmente as Seguradoras disponibilizam online simuladores bastante intuitivos onde facilmente conseguimos ter uma noção muito aproximada do preço final do seguro.
5. Negociar Valores
Mesmo que o valor do seguro até lhe pareça razoável, pode sempre negociar um preço mais baixo. Considere sempre a hipótese de juntar outros seguros que eventualmente tenha, podendo deste modo obter possíveis vantagens no preço final.
6. Campanhas de Desconto
Outra forma de conseguir uma redução no prémio do seu seguro auto é estar atento às diversas campanhas de desconto que vão surgindo e que lhe podem trazer verdadeiros benefícios.
7. Perceber os fatores que influenciam o preço
Existem determinados fatores que podem influenciar o preço final do seguro, por exemplo:
- Idade
A idade do condutor revela-se um fator bastante relevante para o cálculo do prémio do seguro, tal como o número de anos de carta. Um condutor mais velho e com mais anos de carta conseguirá certamente um seguro com um preço mais reduzido do que um jovem com carta há pouco tempo.
- Histórico de Acidentes
Se sempre foi um condutor exemplar e nunca esteve envolvido em situações de acidente cuja culpa tenha sido sua, então poderá também conseguir uma redução no seu seguro auto.
Vai viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.
No estrangeiro
O seu seguro obrigatório de responsabilidade civil é válido, nos termos da lei, para todos os países da Carta Verde que não estejam traçados e poderá ser extensivo a outros países da Carta Verde mediante solicitação à MAPFRE.
A MAPFRE oferece-lhe ainda gratuitamente a extensão territorial de todas as coberturas do seu seguro aos países da Carta Verde que não estejam traçados (exceto nas coberturas de Veículo de Substituição e Proteção Jurídica).
Na cobertura de Assistência em Viagem as garantias inerentes ao veículo e seus ocupantes são válidas em toda a Europa e nos países que se situem nas margens do Mediterrâneo. As garantias de assistência a pessoas (sem o veículo) são válidas em todo o mundo.
Documentos que o condutor precisa de ter sempre consigo
Documento Legal de identificação Pessoal
Carta ou licença de condução
Livrete, Titulo de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula
Outros Documentos
Certificado de inspeção periódica obrigatória e dístico do seguro obrigatório devidamente colocado no canto inferior direito do para-brisa.
Comprovativo do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC)
O que fazer em caso de sinistro?
O que fazer?
Conselhos úteis em caso de sinistro
Comunique o sinistro à MAPFRE por e-mail, no mais curto prazo possível, nunca superior a 8 dias
Não se esqueça de se identificar (nome do Tomador e número de apólice) e indicar os dados e hora preferencial de contacto
Em sinistros relativos à cobertura de Responsabilidade Civil, comunique à MAPFRE o sucedido, sem assumir qualquer compromisso de indemnização ou qualquer responsabilidade perante terceiros
Junte à participação uma carta do lesado a reclamar os prejuízos sofridos, com a indicação do respetivo número de contribuinte (para efeitos de pagamento)
Tome as medidas ao seu alcance no sentido de prevenir ou limitar as consequências do sinistro
Sempre que possível, não altere nem remova, quaisquer vestígios do sinistro, sem acordo prévio da MAPFRE
Em caso de roubo, entregue à MAPFRE o comprovativo da participação às autoridades
Entregue à MAPFRE, o mais brevemente possível, os orçamentos para reparação que já possua, e/ou faturas/recibos das despesas que tenha pago
Assinale o local do acidente com o triângulo de sinalização à distância regulamentar de 30 metros (cerca de trinta passos) e, se necessário, acenda as luzes de presença do seu automóvel bem como as luzes intermitentes
Vista o colete retrorrefletor
Independentemente da responsabilidade no acidente, deve sempre preencher juntamente com o(s) outro(s) condutores o impresso DAAA (Declaração Amigável de Acidente Automóvel)
Caso algum dos intervenientes recuse o seu preenchimento, deve sempre ficar com o registo da matrícula, da companhia de seguros, do número de apólices e, se possível, o nome do(s) condutor(es)
Anote a identificação completa das testemunhas presenciais
Anote se existiram feridos, ainda que ligeiros, lesões visíveis e respetiva gravidade
Em caso de feridos graves ligue imediatamente para o 112 e não tente mover ou deslocar os feridos, tente apenas mantê-los confortáveis e quentes. Anote a entidade hospitalar para onde são transportados e a entidade que efetuou o transporte de emergência
Em caso de fuga de algum dos veículos anote, sempre que possível, as matrículas respetivas e alerte as autoridades competentes
Se puder tire fotos ao local após o embate e envie-as à MAPFRE via MAPFRE Mobile
No caso de impossibilidade de assinatura da declaração amigável, sempre que haja lesões corporais ou alguns dos condutores não exibir documentos comprovativos do contrato de seguro, deve solicitar-se a presença das autoridades policiais
No caso de o acidente ocorrer no estrangeiro ou em Portugal com um veículo terceiro matriculado no estrangeiro siga cuidadosamente as instruções que aparecem no verso da sua Carta Verde, sob o título IMPORTANTE
Declaração Amigável de Acidente Automóvel
Que acidentes devo comunicar à seguradora?
A comunicação à MAPFRE deverá ser feita no intervalo de tempo mais curto possível:
- até 8 dias a contar da data da ocorrência
- ou do dia em que tenha conhecimento do acidente
O que fazer em caso de acidente?
A ocorrência de um sinistro deve dar lugar ao preenchimento da D.A.A.A., se os condutores estiverem de acordo quanto às circunstâncias em que ocorreu, quer envolva dois ou mais veículos.
A D.A.A.A. não implica o reconhecimento de responsabilidade no acidente e facilita a regularização do sinistro. Após terem preenchido e assinado, em conjunto, o respetivo impresso, cada interveniente fica com uma das folhas.
Posteriormente, cada um deve preencher o verso da respetiva folha, a Participação de Sinistro, e entregá-la à sua seguradora.
Como preencher uma Declaração Amigável de Acidente Automóvel?

1. Data do acidente 2. Localização
Indique a data, hora, país e local do acidente. Este último de forma detalhada, pois qualquer inexatidão pode influenciar a atribuição de responsabilidades.

3. Feridos
Indique a existência de feridos, ainda que ligeiros. Ou seja, mesmo que se trate apenas de um pequeno arranhão, deve indicá-lo.

4. Danos Materiais
Indique a existência de danos noutros veículos ou objetos. É necessário conhecer os proprietários destes, quando existem.

5. Testemunhos
Indique os nomes, moradas e telefones das testemunhas se existirem e alguns dados (morada, telefone, se são ou não passageiros). Deve escrever “sem testemunhas”, quando não existirem.

6. Segurado/Tomador de Seguro
Indique qual o segurado/tomador do seguro e respetivos contactos (morada, telefone ou e-mail e número de contribuinte).

7. Veículo
Indique dados do veículo (marca/modelo, nº de matrícula e país de matrícula), bem como do reboque se existir.

8. Companhia de Seguros
É indispensável a indicação das seguradoras, número de apólice Carta Verde e respetiva validade, bem como dos dados e contactos da agência, representante ou corretor. Indique também se os danos materiais estão cobertos pela apólice.

9. Condutor
Indicar o nome, morada, telefone, e-mail e o número da carta de condução, para se verificar a habilitação à condução do tipo de veículo.

10. Ponto de embate inicial
É fundamental a indicação do ponto de embate inicial, pois os danos apresentados após a imobilização do veículo podem não ser conclusivos para apuramento da responsabilidade.

11. Danos Visíveis
Assinalar os danos atribuíveis ao sinistro, já que os veículos poderão ter outros danos não provocados pelo acidente que motivou esta D.A.A.A.

12. Circunstâncias
Devem ser assinalados todos os quadros aplicáveis à descrição do acidente (1 a 17).

13. Esquema do Acidente
Neste espaço deve fazer o croqui de como o acidente ocorreu, simples mas percetível. Deixe um espaço no caso de ser preciso adicionar texto para uma melhor compreensão.

14. Observações
Qualquer indicação que considerar pertinente.

15. Assinatura dos Condutores
Devem ser as que constam do Cartão de Cidadão e devem corresponder igualmente às que constam das propostas de seguro/alteração, se for o Tomador ou Segurado.
O que é o IDS – Indemnização Direta ao Segurado?
É um protocolo entre seguradoras com o objetivo de:
- acelerar a resolução de acidentes automóvel só com danos materiais;
- promover o contacto do lesado com a sua seguradora num ambiente de maior proximidade;
- simplificar os circuitos de comunicação entre seguradoras, com impacto positivo na resolução do sinistro.
O sistema IDS aplica-se aos acidentes que, cumulativamente, reúnam as seguintes características:
- envolvam apenas dois veículos;
- haja colisão entre eles;
- as seguradoras desses veículos sejam aderentes do protocolo IDS;
- ocorram em Portugal;
- os danos materiais em cada um dos veículos não sejam superiores a 15.000 €;
- não se verifiquem danos corporais.
NETAUTO
- Pode ser comprado de forma muito rápida e cómoda, online, por telefone ou através da nossa rede de mediadores. Tem três modalidades com distintos níveis de proteção: NETAUTO Terceiros, NETAUTO Terceiros Mais e NETAUTO Danos Próprios. Com estas três opções, poderá escolher a cobertura que melhor se adapta ao que procura.
MAPFRE AUTO
- Tal como o seguro NETAUTO, este seguro oferece três opções de compra com distintos níveis de proteção, que incluem pacotes de coberturas básicas e várias soluções de coberturas opcionais. Estas três opções de seguros são Light, Plus e Prestige, sendo esta última a mais completa. Esta oferta permitir-lhe-á encontrar o seguro que melhor se adapta às suas necessidades.
MOTAS
- Seguro mota disponível em duas modalidades, com distintos níveis de proteção, que inclui assistência em viagem de motociclo e desconto adicional sobre o preço no pagamento anual por débito direto.
CLÁSSICOS
- Um seguro com várias coberturas opcionais, para uma proteção à sua medida.