Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
viajar como bebé

Viajar com o bebé desde o 1º dia!

iajar com um bebé nem sempre é fácil! Além de toda a logistica, é preciso ter em atenção a segurança dos recém-nascidos, qualquer que seja o meio de transporte.

Como fazer viagens com o recém-nascido nos diferentes transportes?

Automóvel

As cadeiras auto são as medidas de segurança mais importante para os bebés. Têm de ser aprovadas de acordo com o regulamento em vigor (ECE R44/04 e R-129 ou i-Size) e têm de ser específica para recém-nascidos e bebés pequenos, já que evitam até 90% de todas as lesões graves ou mortais que possam ocorrer em caso de acidente.

Para que a instalação ocorra sem erros, recorra sempre ao sistema isofix. Além disso, à medida que o bebé cresce, temos de ter um sistema de retenção infantil adequado ao seu peso e altura, sendo que até, pelos menos, aos 4 anos a crianças devem viajar no sentido inverso ao da marcha.

Certifique -se que o bebé fica sempre numaposição intermediária entre a horizontal e a vertical para um maior conforto. Devem, ainda, viajar sempre no banco traseiro, exceto se o veículo não o tem, ou o banco traseiro já está ocupado por outros bebés com cadeira auto ou as cadeiras não podem ser montadas.

Comboio e Autocarro

Ao viajar com o bebé de comboio ou autocarro podemos utilizar sistemas de retenção dobráveis e portáteis que, aprovados, possam utilizar cintos de três pontos, caso o autocarro conte com eles.

No caso específico do comboionão é possível utilizar um sistema de retenção infantil, pois não têm cintos de segurança nos bancos. Mas, é possível utilizar um sistema de retenção portátil, de viagem, quando há correias de fixação no banco.

Avião

Para viagens de avião, na maioria dos casos não é obrigatório o uso de um SRI específico para os menores de dois anos. O bebé deve ir ao colo, com um cinto especial. Recomenda-se, no entanto, que o bebé viaje num sistema de retenção infantil. Tudo depende da política da companhia aérea. Há sistemas de retenção autorizados especificamente para viajar de avião, e se o bebé viajar num sistema de retenção infantil, a companhia aérea pode obrigar o SRI a estar na lista de autorizados para viagens aéreas.

Consulte este infográfico com conselhos sobre como os bebés devem viajar nos diferentes meios de transporte.

Conselhos gerais para as viagens de verão com o bebé

As viagens de verão envolvem calor e os recém-nascidos são muito sensíveis à temperatura. Planeie a viagem e pausas para não passar demasiado tempo do transporte escolhido.

Pare a cada 90 minutos ou duas horas, tire o bebé da cadeira e deixe o bebé esticar-se, mover-se e mudar de posição. Aproveite para lhe mudar a fralda ou roupa, dar-lhe de comer e beber. Não deve alimentar o bebé enquanto o carro está em movimento devido à posição incómoda.

Adeque a temperatura no veículo: nem frio, nem calor. Se viajamos de transportes públicos, é possível que não consiga ajustar a temperatura ao seu gosto, pelo que deve estar preparado para que o bebé esteja mais exposto ao ar condicionado.

É muito fácil para um recém-nascido sofrer uma insolação, por isso tenha especial cuidado para que o bebé não fique sem vigilância no carro ou autocarro (recomendamos este decálogo de conselhos para evitar insolação). Leve tudo o que for necessário para que o bebé esteja confortável: roupas, fraldas, toalhetes húmidos, cremes e algum brinquedo adequado para a viagem.