Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

funções do airbag

Os airbags são perigosos para as crianças?

FUNÇÕES DO AIRBAG

O airbag é um inflável concebido para amortecer as forças de impacto na cabeça e no tórax em caso de acidente. Para ser eficaz, deve inflar e desdobrar antes que o nosso corpo possa mover-se no início de um impacto, portanto, tem apenas alguns microssegundos (0,03 segundos em média) para inflar. Isto faz com que o airbag dispare a mais de 200 km/h, tornando-se essencial o uso do cinto de segurança para reduzir a velocidade do nosso corpo quando colide com o airbag; caso contrário, o impacto pode causar lesões.

COMO AFETA OS MENORES

Para um bebé ou criança que não utilize adequadamente o seu sistema de retenção, e que esteja localizado muito perto do airbag quando este é acionado, o airbag frontal representaria um risco real para a saúde. Como está concebido para um adulto com cinto de segurança, o airbag pode ser catastrófico para uma criança que viaja sem cinto no automóvel. Mas, se a criança estiver a utilizar corretamente a sua cadeirinha de segurança, o airbag não deve representar qualquer risco adicional. Alguns estudos sugerem mesmo que o airbag também pode melhorar a segurança das crianças desde que, insistimos, viajem nos seus assentos corretamente utilizados. 

A única exceção óbvia são os assentos ou cadeirinhas de bebé viradas para trás: este tipo de assento é totalmente incompatível com os airbags dianteiros, já que estão sempre muito próximos do airbag.

Para resolver esta incompatibilidade entre airbags e assentos de bebé virados para trás, é necessário desativar o airbag frontal, se um bebé for colocado numa cadeirinha infantil do grupo 0 ou 0+ no assento do passageiro da frente. Se o airbag não puder ser desativado manualmente, é necessário perguntar ao fabricante do veículo, através da linha de apoio ao cliente ou a um concessionário autorizado, se é possível desativar o airbag.

Em qualquer caso, para maior segurança das crianças, damos dois conselhos básicos:

  1. Geralmente, a menos que o bebé ou a criança necessite de supervisão médica constante (por exemplo, problemas respiratórios), o assento traseiro é mais seguro do que o assento da frente: se possível, evite riscos e coloque as crianças nos assentos infantis traseiros.
  2. Se uma criança viaja numa cadeirinha infantil no banco da frente com um airbag ativo,ajuste a posição do banco do veículo o mais atrás possível. Mais uma vez, lembre-se que se o airbag estiver ativo, a cadeirinha infantil NUNCA pode ser uma cadeirinha de bebés virada para trás (apenas pode ser uma cadeirinha virada para frente para crianças maiores).

A equipa da Fundação MAPFRE recomenda manter as crianças nos bancos traseiros, onde serão melhor protegidas e onde apenas serão afetadas por airbags laterais ou de cortina, os quais não inflam com tanta força, portanto, não representam os perigos descritos neste artigo.