Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Home > Sobre MAPFRE Portugal > Fundação MAPFRE > Viajar em Segurança > Transporte do recém nascido > Diferentes formas de instalar uma cadeira auto em contramarcha
cadeiras auto em contramarcha|formas de instalar uma cadeira auto em contramarcha

Diferentes formas de instalar uma cadeira auto em contramarcha

Para viajar com toda segurança, a sua criança deve ir numa cadeira auto em contramarcha. O ideal é que consiga manter esta opção o maior tempo possível, já que numa colisão o corpo da criança fica mais protegido, principalmente o pescoço e a cabeça. À medida que a criança cresce, o espaço disponível para as pernas é menor e esta posição da cadeira deixa de ser viável.

Existem várias razões para usar esta posição até, pelo menos, aos três ou quatro anos. No caso de colisão, uma criança com menos de 4 anos está mais sujeito a sofrer lesões no pescoço e na cabeça, pois os seus ossos ainda se estão a desenvolver. Além disso, têm a cabeça maior em proporção aos seus corpos do que a dos adultos, e demora mais tempo para que os músculos do pescoço a apoie com segurança no caso de colisão.

As cadeiras auto mais seguras: ISOFIX e I-SIZE

As cadeiras com sitemas ISOFIX ou a nova homologação i-Size são as que oferecem maior segurança. A I-Size, ou ECE R129, é um sistema que elimina erros na colocação das cadeiras auto, como mostra o estudo “ECE R129: promoting ISOFIX but also improving the fixation of CRS with the seatbelt”, de Philippe Lesire, apresentado na 13ª Conferência Internacional de Munich, Alemanha, em dezembro de 2015. Este sistema é apoiado pela UNECE no documento R129 i‐Size UN Regulation: An important step towards an enhanced child protection in crashes.

As cadeiras auto aprovadas têm um nível de segurança perfeitamente aceitável para as crianças, para além do seu sistema de fixação. No entanto, a maior fonte de riscos com os SRC está na colocação da cadeira auto. Isto é, m SRC fixado pelo cinto de segurança pode ser instalado de forma incorreta. Existem tantos modelos de SRC e de sistemas de fixação com cintos que os resultados globais podem ser melhorados. Por isso, existem os sistemas ISOFIX e a mais recente homologação, i-Size, que é uma evolução do ISOFIX com melhorias.

Como colocar o SRC em contramarcha?

A colocação de um SRC virado contra a direção da marcha, com o ISOFIX ou i-Size, não é difícil. Com a base corretamente instalada, coloque o SRC na posição voltada para trás. Assegure-se que todas as partes estão devidamente instaladas. Leia o manual completo aqui.

Se o SRC não tiver ISOFIX, utilize os cintos traseiros. Não existe uma fórmula única, embora o manual de instruções da cadeira auto deva explicar com detalhes cada passo. Se não encontrar essas instruções, e o profissional de vendas de SRC não souber como o aconselhar, procure uma cadeira auto diferente, com o máximo de detalhes possíveis para a correta colocação através dos cintos.

4 Formas de instalar uma cadeira auto em contramarcha com o cinto de segurança

  • A: Passe a banda abdominal do cinto de segurança sobre a estrutura do SRC (portanto, sobre as pernas da criança, sem tocá-las), com a banda diagonal a segurar o encosto  do banco;
  • B: Passe a banda abdominal pela parte inferior do SRC, concebida para isso, e a banda abdominal a segurar o encosto da cadeira, como no Tipo A
  • C: Fixe uma base que segura o SRC, mas esta base é fixada com o cinto de segurança;
  • D: Instale um sistema ISOFIX ou i-Size. Esta é a opção que oferece maior segurança dada a ausência de possíveis erros na colocação.

 

formas de instalar uma cadeira auto em contramarcha

Quadro do trabalho “ECE R129: promoting ISOFIX but also improving the fixation of CRS with the seatbelt”, de Philippe Lesire

 

Antes de comprar uma cadeira auto que não tenha ISOFIX ou i-Size, avalie a opção de instalar estes sistemas. Se não for possível, tente saber mais sobre como colocar a cadeira de acordo com o manual. Preste atenção à passagem do cinto por todos os pontos de segurança e, claro, mantenha o próprio cinto esticado e no lugar correspondente.

E lembre-se: compre a cadeira auto numa loja de confiança, com vendedores que sabem responder a todas as suas perguntas, ajudam-no a instalar na primeira vez e aceitam devoluções se necessário.