Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

segurança bicicleta

Transporte de bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte perfeito para cidades. Não polui, não consome, evita engarrafamentos, pratica-se desporto e tanto crianças como adultos gostam de andar de bicicleta.

Seja como passageiro ou como ciclista, é importante que os pais e crianças sigam uma série de recomendações para andar de bicicleta em segurança. Deve ter em conta que uma bicicleta não é apenas um brinquedo, mas também um meio de transporte:

Como passageiro:

É importante que a bicicleta esteja em bom estado: travões, rodas, luzes, etc.

Todas as crianças devem utilizar capacete.  Os adultos podem não utilizar capacete ao andar de bicicleta na cidade. No entanto, recomenda-se a sua utilização. Por um lado, estão mais protegidos e, por outro, dão o exemplo e incentivam os mais jovens a usar capacete.

Devem usar elementos refletores e luzes, para que os ciclistas se tornem mais visíveis para outros utentes da estrada, assim como roupas de cores vivas.

Recordamos que um adulto (maior de 18 anos) apenas pode levar uma criança como passageiro se tiver menos de 7 anos. As crianças devem ir num banco adicional homologado em conformidade com a UNE-EN 14344:2005. Estes bancos têm encosto, arnês e apoio para os pés. Assegure-se que o assento está perfeitamente fixo na bicicleta. O mais comum é utilizar uma cadeira traseira, que é colocada num porta-bagagens, mas também há cadeiras dianteiras, que são colocadas na barra, entre o selim e o guiador.

Podem ainda atrelar-se, à retaguarda, um reboque de um eixo especialmente destinado ao transporte de passageiros e devidamente homologado.

Se forem condutores de bicicleta:

É muito importante ensinar às crianças as principais práticas de segurança a seguir na bicicleta, bem como as regras de circulação. No início, os pais estarão presentes para ensinar a criança a andar de bicicleta, mas a certa altura poderão andar sozinhas e utilizá-la nas suas viagens. Por isso, é importante ensinar um conjunto de regras desde o início, para que as respeitem de forma natural.

capacete, apesar de não ser obrigatório nas bicicletas normais, deve ser sempre utilizado, especialmente quando estiver aprender a andar de bicicleta, quer com quatro rodas ou já com duas rodas.

Luzes, coletes e elementos refletores, cores vivas, etc, tudo soma e faz com que o ciclista seja mais visível para os outros.

Se falamos de crianças muito pequenas, devem andar no passeio e sempre acompanhadas pelos seus pais e/ou responsáveis. Aos outros ciclistas, recomenda-se a utilização de ciclovias ou vias para bicicletas. Não é permitido andar de bicicleta no passeio, a não ser no caso das crianças pequenas. É um perigo para os peões e para o próprio ciclista.

Os ciclistas deixam de estar obrigados a circular nas pistas que lhes são destinadas, podendo fazê-lo juntamente com o restante trânsito, se se considerar que esta é uma alternativa mais vantajosa.

Mas é fundamental respeitar as prioridades nos cruzamentos (passagens e paragens), passagens de peões (sair sempre da bicicleta ao atravessar e dar lugar a peões), semáforos e sinais de “direção” proibida, bem como olhar cuidadosamente antes de fazer curvas e sinalizar.

Também é preciso ter cuidado com os carros estacionados, pois podem abrir as portas em qualquer altura e os ciclistas, devido ao seu tamanho, são pouco visíveis.

O ciclista deve evitar distrações: não pode utilizar o telemóvel enquanto anda de bicicleta nem auscultadores, pois pode não ouvir outros veículos.

Se a bicicleta é utilizada à noite, deve ter elementos refletores em diferentes locais que captem a luz dos faróis dos automóveis. O mínimo é um refletor vermelho na parte traseira, um par de refletores laranja na lateral das rodas e um refletor branco à frente.

Também é essencial levar luzes, para além dos refletores. Uma luz vermelha traseira e uma branca na frente. A luz pode ser fixa ou intermitente, mas deve estar ligada. Hoje em dia, com sistemas de iluminação LED, as baterias das luzes duram mais tempo e são recarregáveis.