Menú Principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menú Principal

Transporte de autocarro

Ao viajar de autocarro, o mais importante a ter em conta é que as crianças devem utilizar um sistema de retenção para crianças homologado e adequado à sua altura e peso. No entanto, hoje em dia, muito poucos autocarros oferecem essa possibilidade.

O ideal é que a criança viaje com o seu SRC habitual. No entanto, em muitos casos, não é possível, especialmente se o autocarro não tiver cinto de segurança ou cinto de dois pontos.

É preciso lembrar que podemos encontrar autocarros que não têm este importante sistema de segurança, especialmente quando falamos de autocarros antigos.

Quando o autocarro tem cinto, devemos diferenciar entre cintos de dois ou três pontos. No primeiro caso, as crianças não são afetadas, isto é, servem para adultos e crianças, pois o cinto passa abaixo da cintura, na zona da pélvis. No entanto, não é especialmente seguro quando falamos de crianças menores de 6 anos. E protege muito menos que um cinto de três pontos.

Já o cinto de três pontos pode não ficar ajustado devidamente, para isso precisamos de um banco elevatório. Os cintos de três pontos estão desenhados para adultos. Por isso as crianças precisam de um banco elevatório e, se possível, com encosto, para que o cinto não cause lesões e fique bem ajustado. A faixa diagonal pode pressionar o pescoço.