Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Transporte em carrinhas

Como transportar crianças em carrinhas?

O carro pode ser o veículo mais utilizado, mas outros estão a tornar-se cada vez mais importantes. Não é raro, nos tempos que correm, que alguém utilize o mesmo veículo para desempenhar a sua atividade profissional e, ao mesmo, o use na sua vida privada. É o que acontece com as carrinhas.

As carrinhas estão cada vez mais preparadas em termos de conforto e comodidade. Praticamente a única diferença em relação a um carro é o espaço e, as possibilidades que dá aos utilizadores.

Portanto, a mesma carrinha que durante a semana transporta caixas, vidros, material de construção ou qualquer outra coisa, no fim de semana torna-se o meio de transporte perfeito para a sua família, especialmente para os seus filhos.
Se quer passar um fim de semana inesquecível, uma carrinha permitirá transportar bicicletas, carrinhos e outros objetos para que os seus filhos se divirtam sem nenhum tipo de problema.
Mas, e as crianças? Como levar as crianças na carrinha?

O QUE DIZ A LEI?
Antes de entrar em pormenores sobre dispositivos de segurança infantil para o transporte de menores, é necessário consultar a lei , que indica que crianças com menos de 12 anos idade com altura inferior a 135 cm de altura devem ir sentados no banco traseiro do veículo.

  • Assim, os menores podem viajar no banco da frente quando:
  • Tiver 12 anos ou mais (mesmo sem 135 cm de altura);
  • Tiver mais de 135 cm de altura (mesmo que menor que 12 anos);
  • Tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco;
  • Tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção (“ovo”) virado para a retaguarda (no sentido contrário ao da marcha), com o airbag desligado no lugar do passageiro.

Isto quer dizer que, se tivermos uma carrinha que só tem bancos dianteiros as crianças devem ir no banco da frente, já que a parte traseira é utilizada para carregar. A localização da cadeira auto é um aspeto fundamental a considerar, por isso de seguida apresentamos alguns acessórios que permitem transportar as crianças na carrinha da melhor forma.

SISTEMAS E ACESSÓRIOS DE SEGURANÇA
O sistema por excelência é a cadeira auto e deve escolher aquelas que estiverem homologadas especificamente para o seu modelo de carrinha. O sistema Isofix é o melhor aliado para a sua cadeira auto, e para si, com instalação rápida e fácil. A grande maioria das cadeiras já inclui na sua estrutura o necessário para ser compatível com este sistema. Neste artigo explicamos detalhadamente tudo sobre este sistema de segurança. A maioria das carrinhas de hoje, já o têm de origem nos seus assentos traseiros.

Também existem outros acessórios que podem melhorar a segurança da criança na carrinha, mesmo quando parada. Tendo em conta as possibilidades que as carrinhas oferecem graças ao espaço, pode acontecer que tenha instalada uma cama adicional. Se assim for, a rede anti-queda é um elemento essencial e a sua instalação é realmente fácil: a parte superior fixa-se ao teto com duas correias de fixação e a inferior fixa-se da mesma maneira à base da cama.

Caso seja uma carrinha que não tenha separação entre a cabine do condutor e a zona de trás, porque se podem instalar assentos, aconselhamos a instalar uma grade que separe ambos os espaços. Deve evitar a todo o custo o transporte de algum objeto solto que possa sair disparado em caso de travagem brusca ou impacto.

Por último, lembre-se que, se colocar a criança com a cadeira no assento dianteiro e no sentido contrário ao da marcha, deve desativar os airbags da sua posição. Recomendamos o artigo ‘Benefícios de que os nossos filhos sempre viajem voltados para trás’ e ‘Como as crianças devem viajar no banco da frente’.