Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Ao escolher um carro, devemos pensar:

Um carro grande ou pequeno?

A proteção das crianças baseia-se no uso de cadeiras auto de segurança. Por isso, deve optar por um veículo que permita a instalação e utilização  segura e confortável do número de cadeiras auto necessárias. Sempre que possível, as crianças devem viajar no banco traseiro do veículo, e nem todos os veículos permitem que três crianças com as suas cadeiras viajem em simultâneo no banco de trás.

Lembre-se: Melhor grande e… preparado para o que vier!

Três ou mais portas?

Instalar uma cadeira auto no veículo, bem como sentar e colocar o cinto a uma criança, são operações que normalmente requerem certa liberdade de movimentos e fácil acesso aos bancos traseiros. Os veículos de três portas não permitem manobras fáceis, pelo que os veículos de quatro ou cinco portas são muito mais cómodos.

Um carro com cinco portas é melhor do que um de três portas.

E a bagageira?

Ao viajar com crianças, especialmente quando são mais novas, há muita bagagem: carrinhos de bebé, biberões, fraldas, muda-fraldas, brinquedos, comida, berços de viagem, etc. Tudo isto deve ser considerado na procura de um carro para a família.

É necessário espaço para uma creche!

Todas as cadeiras auto podem ser instaladas em todos os veículos?

Embora muitas cadeiras auto sejam agora compatíveis com a grande maioria dos veículos, em alguns casos pode ser difícil instalar corretamente determinados modelos de cadeiras auto em certos modelos de veículos. Para eliminar qualquer dúvida, o melhor conselho é testar a cadeira auto no veículo que pretende adquirir. Alguns bancos ISOFIX, por outro lado, só podem ser instalados em certos modelos de veículos (a lista dos veículos aprovados consta nas instruções de cada cadeira).

Embora a maioria delas seja compatível, é importante estar bem informado.

É melhor com ou sem ISOFIX?

Pode dizer-se que ambos os sistemas são muito seguros e tudo depende da perícia para instalar corretamente a cadeira auto.

Considerando o sistema ISOFIX não há hipótese de erro (aqui oferecemos todas as informações sobre este sistema), no caso de instalar uma cadeira auto com cinto de segurança deve seguir todos e cada um dos passos indicados pelo fabricante, isto é, é preciso passar o cinto pelos pontos indicados pelo fabricante do sistema de retenção infantil (conheça aqui as diferentes formas de instalar uma cadeira auto).

O sistema ISOFIX evita erros na instalação, portanto, a cadeira auto é colocada corretamente e de forma bem mais fácil. No caso do cinto, deve ser passado por todos os pontos e, além disso, deve ficar esticado e sem dobras.

Seja qual for o sistema escolhido, ambos são muito seguros e necessários, as instruções dadas pelo fabricante devem ser lidas cuidadosamente e todos os passos devem ser seguidos, tanto na instalação como na colocação da criança.

Que sistemas de segurança do automóvel podem contribuir para a segurança das crianças?

Atualmente, podemos encontrar diferentes sistemas ou dispositivos de segurança nos veículos, que contribuem para melhorar a segurança rodoviária infantil e que devem ser considerados ao escolher um veículo.

Por um lado, devemos ter em conta que os sistemas de retenção infantil (SRI) são os sistemas de segurança por excelência para as crianças. Os veículos com sistema ISOFIX contribuem para uma instalação sem erros do SRI e, portanto, contribuem para a sua segurança. É de salientar que a cadeira auto com cinto de segurança também é segura (sempre indicado pelo fabricante), mas cada passo deve ser seguido para evitar erros. Aqui analisamos como instalar uma cadeira auto corretamente e como colocar a criança na cadeira.

Também, muitos veículos têm bancos do tamanho ‘i-Size’, isto é, são maiores e permitem a instalação de cadeiras auto homologadas, com R-129 (aqui a explicação). Normalmente, estes veículos também têm a estrutura mais reforçada para a instalação de cadeiras auto com Pé de Apoio e alguns têm Top Tether.

Um fator a ter especialmente em conta ao falar de famílias grandes é que os bancos traseiros são independentes e com três bancos completamente separados, permitindo assim a instalação de cadeiras auto nos três bancos.

Outra opção muito importante é a possibilidade de desativar o airbag do copiloto, especialmente no caso de crianças voltadas para trás. Lembre-se: devem viajar obrigatoriamente nos bancos traseiros, exceto nos três casos indicados aqui.

Também é muito importante que o veículo tenha bloqueio automático de portas para que as crianças não possam abrir as portas com o veículo em movimento e bloqueio das janelas. Os retrovisores também ajudam a controlar as crianças, especialmente o central. Ao colocar um espelho no apoio da cabeça do banco traseiro onde está a cadeira voltada para trás, o condutor consegue observar através do retrovisor central sem tirar os olhos da estrada.

Hoje em dia os veículos têm airbags frontais avançados capazes de detetar a gravidade do acidente, tamanho do passageiro, se está a usar o cinto de segurança ou a cadeira auto e a sua posição. Também são capazes de suprimir o airbag quando há uma criança.  Muito úteis são também os airbags laterais, que protegem os passageiros em caso de impactos laterais. Como abrem rapidamente, o mais aconselhável é colocar a criança na posição do centro do banco traseiro.

Também podemos encontrar janelas automáticas que podem detetar algo durante o seu movimento, abertura da bagageira pelo interior caso uma criança fique trancada dentro do veículo e um aviso sonoro que alerta se um passageiro está a usar ou não o cinto de segurança, também aplicável aos sistemas de retenção infantil.