Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Home > Sobre MAPFRE Portugal > Fundação MAPFRE > Viajar em Segurança > Isto é o que acontece quando viaja nos bancos traseiros sem a devida segurança

Isto é o que acontece quando viaja nos bancos traseiros sem a devida segurança

As crianças com menos de 135 cm com sistema de retenção para crianças nos bancos traseiros (salvo determinadas exceções) e os adultos e com mais de 135 cm com cinto de segurança. Tal como determina a lei, é fundamental que os ocupantes dos bancos traseiros viajem sempre com o cinto de segurança.

Tanto adultos quanto crianças devem viajar em segurança

Utilizar o cinto de segurança nos bancos traseiros é fundamental. Os numerosos controlos realizados demonstram que há um número maior de pessoas que não colocam o cinto de segurança quando viajam no banco traseiro. Em caso de um impacto frontal, a probabilidade do ocupante do banco traseiro chocar mortalmente com outro passageiro do banco dianteiro multiplica-se por oito.

O cinto reduz para metade o risco de morte em caso de acidente. A 80 km/h um choque frontal sem cinto de segurança resulta, normalmente, em morte ou lesões graves.

Crianças com menos de 135 cm nos bancos traseiros com cadeira auto

As razões para usar cinto são mais do que justificadas: evita que seja lançado do banco, e que choque contra o para-brisas. As crianças com menos de 135 cm são muito pequenas para viajarem apenas com o cinto de segurança. Por isso precisam de sistemas de retenção para crianças apropriados para a sua altura e peso.

O que acontece se uma criança com menos de 135 cm viajar nos bancos traseiros apenas com o cinto de segurança? No crash test realizado pela Fundação MAPFRE, o cinto pressiona a zona do pescoço da criança podendo provocar lesões graves nesta área. Também se observa que o manequim desliza para a frente, fazendo com que o cinto pressione o seu abdómen, provocando uma situação designada de efeito submarino:

https://www.youtube.com/watch?v=TgwD1-LVwNQ

É por isso que não basta colocar o cinto de segurança numa criança, a mesma deve ir com o respetivo sistema de retenção para crianças. Se tem dúvidas sobre qual a cadeira auto mais indicada para o seu filho, aqui encontra recomendações para escolher o SRC mais adequado, de acordo com a altura e peso da criança.

O que acontece se viajar sem nada?

Isto é o que acontece quando quem viaja no banco traseiro é um adulto, e não coloca o cinto de segurança: https://www.youtube.com/watch?v=bdW_3oQFO0c

Um crash test realizado pela ADAC mostra o que acontece quando uma criança viaja sem nenhum sistema de retenção, e virada para trás, a olhar para o vidro traseiro. A criança sai disparada, chocando com a parte dianteira do veículo:

https://www.youtube.com/watch?v=n7ICjWJivec