Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Onde deve ir instalada a cadeira auto?

Muitas são as dúvidas que podem surgir ao instalar um sistema de retenção para crianças. A pergunta mais comum é onde devemos colocar a cadeira auto, isto é, qual é o lugar mais seguro para a nossa criança viajar?

Em primeiro lugar, devemos ter claro o que diz a lei sobre isto.

De acordo com a legislação, as crianças com menos de 12 anos e até 135 centímetros de altura devem viajar sempre nos bancos traseiros. Devem, igualmente, estar seguras pelo sistema de retenção (SRC) homologado ao peso e tamanho.

Em caso de dúvida, uma criança com menos de 12 anos deve viajar sempre no banco de trás com o devido sistema de retenção.

No entanto, há exceções. A criança pode viajar no banco da frente quando/se:

  • Tem mais de 12 anos, mesmo que tenha menos de 135 centímetros de altura;
  • Tem mais de 135 centímetros de altura, mesmo que tenha menos de 12 anos;
  • Tem mais de 3 anos e o automóvel não dispõe de banco traseiro ou cintos de segurança nos bancos da retaguarda;
  • Tem menos de 3 anos e o sistema de retenção estiver virado para a retaguarda e com o airbag do passageiro, descrito no artigo 55º do Código da estrada como a almofada frontal, desligado.

 

Portanto, fica claro que as crianças com cadeira auto devem sempre ir no banco traseiro. Caso tenha que ir à frente por alguma das exceções, tem que se desativar  o airbag, obrigatório no caso de sistemas de retenção infantil virados para trás.

Recordamos o artigo ‘Se o airbag protege, porque deve ser desativado com uma criança no banco da frente e em que casos?’. Também damos informações sobre como desativar o airbag e em que casos.

Para isso, recordamos que as crianças até aos 15 meses devem viajar viradas para trás para sua maior segurança. A Fundação MAPFRE recomenda que continuem a viajar assim até pelo menos aos 4 anos de idade.

 

ATRÁS, MAS EM QUE LUGAR?

Os especialistas concordam que o melhor lugar para colocar a cadeira é no banco central traseiro. A principal razão deve-se à distância que fica das portas laterais, oferecendo maior proteção neste tipo de impactos. O principal inconveniente é que a maior parte dos automóveis têm as ancoragens isofix nos dois lados. Portanto, se queremos utilizar o sistema isofix devemos optar pelo lado direito. Permite ao condutor manter contacto visual com a criança e dá acesso seguro ao passeio, para colocar e retirar a criança na cadeira com total tranquilidade.

A que a função principal do sistema isofix é precisamente evitar erros na instalação da cadeira auto, algo vital para proteger a criança. Se não sabemos utilizar bem o cinto de segurança para segurar a cadeira, a melhor opção é utilizar o sistema isofix. Para além de que o sistema ISOFIX é amigo do veículo e reduz as desacelerações do SRC no caso de colisão, reduz as possíveis lesões do impacto.

É importante escolher bem o banco onde vai instalar a cadeira. Mesmo o banco mais seguro deixa de ser eficaz se for mal instalado. Por isso, se optar pelo sistema isofix, garante uma correta instalação sempre que seguir as indicações do fabricante.

(IMAGEM 1)