Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

|

Como sabemos que a cadeira está bem fixa?

Para viajar com as nossas crianças no carro é tão importante utilizar a cadeira adequada ao tamanho, peso e características do nosso filho, como ancorar bem a cadeira. Só assim a cadeira auto será eficaz em caso de acidente.

No mercado encontra cadeiras com três tipos de fixação, com ancoragem diferente, dependendo do tipo de sistema de retenção escolhido:

1 – Só com o cinto de segurança do carro

Este tipo fixação é válido para todos os carros, sempre que levem cinto de 3 pontos. Pode ser montado em automóveis que não têm ancoragens Isofix.

O habitual é introduzir o cinto de segurança do carro por trás do encosto, pelas partes da estrutura da cadeira e por baixo do banco.

Os orifícios e a passagem das faixas são de cor viva (vermelho ou verde no caso de SRC virado para frente, e azul ou verde no caso de cadeiras viradas para trás), ou podem ser pinças, para agarrar melhor a faixa do cinto.

Como colocar? Prender o cinto na fivela do banco e esticar o máximo possível para que a cadeira fique sem folgas. Se a cadeira tem um terceiro ponto de apoio, passe pelo cinto e ajuste de acordo com as instruções do fabricante.

É muito importante verificar, mesmo que seja facilmente visível onde passa o cinto, o manual de instruções do fabricante. O principal inconveniente deste tipo de ancoragem é a possibilidade de se poderem cometer erros, em algum destes passos, para deixar a cadeira bem fixa.

2 – Sistema combinado: cinto e ancoragens Isofix.

Estas cadeiras são válidas tanto para veículos com ou sem sistema Isofix. A fixação depende do cinto de segurança do carro e das ancoragens Isofix.

Como colocar?

3 – Sistema Isofix e um terceiro ponto de apoio.

O sistema Isofix utiliza como elemento principal para fixar a cadeira no banco as ancoragens específicas em aço do banco na parte inferior do encosto. Se o seu carro não tem estas ancoragens, não poderá utilizar uma cadeira deste tipo.

Estas cadeiras têm um cinto que passa por uma argola do carro para evitar que vire. Outros modelos têm um pé extensível que apoia no chão do veículo para também evitar que a cadeira vire.

Como colocar?

Primeiro, alinhe os suportes com as aberturas Isofix do banco e empurre até ouvir o barulho de encaixe. Em segundo lugar, empurre a cadeira contra o encosto até que o sistema antirretorno (caso a cadeira tenha) faça pressão contra o encosto. Se não tem sistema antirretorno, empurre o máximo que conseguir. Em terceiro lugar, passe o cinto pela argola denominada ‘Top Tether´ (consulte aqui como enganchar o Top Tether). Normalmente está na parte posterior do encosto do carro e estique até que o indicador passe de vermelho a verde. Por último, se a cadeira não tem TOP TETHER, leve a cadeira com pé e ajuste até que apoie firmemente no chão do carro.

Algumas cadeiras também instalam sistema antirretorno por faixas, denominados lower tethers. Estão faixas estão ancoradas normalmente ao redor das ancoragens dos bancos da frente. Em qualquer caso, siga as instruções do fabricante ou dirija-se a uma loja especializada, caso tenha dúvidas sobre a sua instalação.

Com a cadeira fixada. Verifique se está bem encaixada. Faça pressão, verifique que o seu movimento é limitado e que a fixação é forte. Veja as diferentes formas de fixação no seguinte infográfico: