Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Home > Sobre MAPFRE Portugal > Fundação MAPFRE > A Cadeira Mais Segura > Instalação e fixação > Como sabemos que a cadeira auto está fixa corretamente?
como fixar a cadeira|

Como sabemos que a cadeira auto está fixa corretamente?

Ao transportarmos as nossas crianças no automóvel, é importante ter a cadeira auto adequada ao tamanho, peso e características da criança. Mas também é importante que esta esteja corretamente instalada, pois só assim se vai comportar eficazmente em caso de acidente.

Existem três tipos de fixação no mercado, em que o ancoradouro é diferente dependendo do tipo de sistema de fixação que escolher:

1 – Apenas com o cinto de segurança do carro.
Este tipo de retenção é válida para todos os carros, uma vez que pode ser instalado em carros que não tenham âncoras Isofix.

O habitual é que o cinto de segurança do automóvel seja inserido por trás dos estofos do encosto, através de ranhuras na estrutura do banco e, dependendo do caso, debaixo do banco.

As ranhuras são geralmente de cor chamativa (vermelho em muitos casos) ou são tipo clipes, para se conseguir segurar melhor a cinta do cinto de segurança.

Como fazê-lo? Prenda o cinto à fivela do banco e aperte-o o máximo possível para que a cadeira auto fique presa sem nenhuma folga. Se a cadeira tiver um terceiro ponto de apoio, passe-o através do cinto e ajuste-o de acordo com as instruções do fabricante.

É muito importante que, embora esteja claro por onde o cinto deve ser passado, devemos verificá-lo no livro de instruções do fabricante. A principal desvantagem deste tipo de ancoragem é o erro que muitas vezes é cometido quando se trata de seguir cada uma das etapas e de fixar a cadeira auto corretamente.

2 – Sistema combinado: cinto e ancoragens Isofix.

Estas cadeiras auto são adequadas para veículos com e sem sistemas Isofix. A sua fixação depende do cinto de segurança do carro e das ancoragens Isofix.

Como fazê-lo? Explicamos abaixo.

3 – Sistema Isofix e um terceiro ponto de apoio.

O sistema Isofix utiliza ancoragens de aço específicas na parte inferior do encosto do banco do automóvel como elemento principal para fixar a cadeira auto. Se o seu carro não tiver estas ancoragens, não poderá utilizar uma cadeira deste tipo.

Estas cadeiras têm um cinto de segurança que é preso a uma argola no carro para evitar que tombe. Outros modelos têm uma perna extensível que repousa no chão do carro para evitar que a cadeira auto tombe.

Como fazê-lo?

Em primeiro lugar, alinhar os suportes com as aberturas Isofix da cadeira e empurrar até os ouvir estalar no lugar. Em segundo lugar, prender o cinto anti tombo à argola denominada “Top Tether” (veja como prender o Top Tether aqui), que se encontra normalmente na parte de trás do encosto do carro. Em terceiro lugar, se a cadeira auto tiver uma pata de apoio, ajuste-a até que assente firmemente no chão do automóvel.

Este vídeo explica muito bem como colocar corretamente um SRC de acordo com os diferentes pontos:

https://www.youtube.com/watch?v=YK1k3Nfvubk

Quando a cadeira auto estiver ancorada, verifique se está corretamente instalada. Pressione-a e verifique que o seu movimento é limitado e que a fixação é forte. Pode ver as diferentes formas de fixação nas seguintes infografias: