Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Home > Sobre MAPFRE Portugal > Fundação MAPFRE > A Cadeira Mais Segura > I-Size > Como se adaptaram os veículos à norma i-Size?
|

Como se adaptaram os veículos à norma i-Size?

A norma i-Size é uma novidade para muitas pessoas,  mas na realidade é um padrão aprovado há mais de 6 anos, que convive neste momento com o regulamento ECE R44. A principal desvantagem da norma i-Size era a pouca variedade de produtos no mercado. Mas há cada vez mais fabricantes de sistemas de retenção para crianças que lançam modelos adaptados ao novo regulamento.

Os veículos antigos não têm de se adaptar à normativa i-Size. Os modelos de nova fabricação são os que vão incorporando o regulamento de maneira progressiva. As novas cadeiras de retenção para crianças podem ancorar às ancoragens ISOFIX de alguns modelos. A principal diferença em relação ao sistema de fixação ao carro é que não são compatíveis com os cintos de segurança. Estão concebidos assim para evitar erros humanos na colocação, algo muito frequente quando se trata dos cintos de segurança.

Através da ancoragem ISOFIX, a colocação de um sistema de retenção é imediato e só admite uma posição para cada sentido. Assim, reforça-se a proteção das crianças uma vez sentadas e com os arneses colocados.

Como acontece no caso dos sistemas de retenção para crianças da norma ECE R44, a tarefa dos pais antes de adquirir uma cadeira i-Size é comprovar que se pode colocar bem nos lugares reservados para o sistema de retenção (os bancos traseiros, como explicamos no artigo “Como os novos regulamentos afetam a colocação da cadeira do seu filho”).

O que deve saber é que nem todos os carros admitem cadeiras i-Size.

Um SRC i-Size tem que ser instalado nu banco de carro i-Size

Parece óbvio, mas os sistemas de retenção para crianças i-Size estão projetados para serem usados ​​em bancos que estejam em conformidade com os regulamentos i-Size. Isto tem uma série de implicações:

  • Nem todos os carros podem acomodar uma cadeira i-Size. Um carro que não tenha ancoragens ISOFIX torna impossível a utilização de um SRC deste tipo.
    •    Embora as ancoragens ISOFIX sejam adequadas para as cadeiras i-Size, nem todos os modelos de automóveis equipados com ISOFIX podem acomodar uma cadeira deste tipo.

Alguns modelos mais recentes (posteriores a 2013) já estão preparados para acomodar este tipo de sistema de retenção para crianças. A melhor maneira de saber se determinado modelo é compatível com i-Size, é verificar se tem uma etiqueta informativa que o confirme. O manual do carro deve especificar os bancos compatíveis com i-Size, sendo normalmente dois bancos traseiros. 

Para escolher uma cadeira i-Size, deve adotar o mesmo procedimento que teria para escolher qualquer outro tipo de SRC. Em primeiro lugar, escolha o banco adequado para a criança (tenham em atenção o tamanho dos mais pequenos, não o peso). A cadeira deve ser instalada nos lugares i-Size do carro, por isso a primeira coisa a fazer é confirmar se o seu automóvel tem esta possibilidade.

Esta informação deve estar disponível no manual do veículo. No entanto, os fabricantes dos SRC também podem fornecer uma lista atual dos veículos onde se pode utilizar uma cadeira i-Size. Tenha em conta que nem todas as posições do banco podem ser marcadas como “i-Size“.