Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Home > Sobre MAPFRE Portugal > Fundação MAPFRE > A Cadeira Mais Segura > Conselhos práticos > Se o meu filho adormecer, o que acontece com sua postura na cadeira auto?

Se o meu filho adormecer, o que acontece com sua postura na cadeira auto?

Isto é muito fácil de resolver se tiver um sistema de ancoragem do tipo ISOFIX. Mas o que acontece se a criança adormecer? Seremos capazes de colocar o SRC de tal forma que a posição mais segura seja mantida?

Uma criança que adormece cai no mais profundo dos sonhos. Vemo-los frequentemente em posições impossíveis, dobrados sobre si mesmos, de costas ou de barriga para baixo, e também têm a característica de adormecer em qualquer lugar. E o carro é um poderoso sonífero para uma criança ou bebé exausto. É nestes casos, quando adormecem no carro, que a posição pode não ser tão adorável, e sim motivo de preocupação no caso de um imprevisto.

Por esta razão, tome certas precauções se achar que a criança pode adormecer durante a viagem. A primeira é óbvia, mas não podemos deixar de a mencionar: a colocação na cadeira auto, o ajuste dos arneses e a postura inicial da criança são fundamentais quando se trata de evitar uma má postura enquanto dorme.

Partindo da premissa de que tanto o SRC como os arneses estão corretamente colocados e ajustados (lembre-se que a criança não deve estar sentada com o casaco vestido, porque assim os arneses não se ajustam corretamente ao corpo da criança), há duas situações: se a criança está numa cadeira tipo I, ou seja, com arneses, ou se a criança já está a usar o cinto de segurança com um banco elevatório.

No primeiro caso, a criança estará segura porque os arneses não permitem que a criança se mova. A única coisa que devemos verificar é a posição da cabeça. Se a cadeira estiver demasiado erguida, a cabeça da criança pode cair para trás e ficar numa posição extremamente desconfortável. Existem cadeiras que permitem que a criança se recline em segurança, e com isto garante que, para além de estar bem segura, a cabeça da criança está numa posição mais confortável e menos “livre”.

No caso de um banco elevatório ou de uma cadeira do tipo II ou tipo III, a criança pode sair da proteção do cinto para encontrar uma posição mais confortável. Por exemplo, porque está tão exausta que “escorrega” para fora da proteção do cinto. Nesses casos, pare e posicione corretamente a criança, mesmo que ela acorde. Isto é necessário porque a proteção desaparece quando a postura muda.

Uma criança adormecer enquanto viaja no automóvel é algo muito previsível, por isso é importante ser prudente e estar atento para mudar a postura. Reclinando a cadeira ou corrigindo a posição da criança se ela adormecer, se a cadeira auto for do grupo II ou do grupo III.