Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal
Provas de homologação ECE R44

Homologação ECE R44/04

Regras para a cadeira auto infantil

Provas de homologação ECE R44

Na Europa, além das regras para a cadeira auto infantil, os fabricantes devem, também, ser capazes de superar certos testes de segurança. Devem ser feitos num laboratório de testes qualificado e, além disso, devem cumprir os requisitos da Comissão Económica para a Europa (CEE). Estes, estão incluídos no Regulamento  CEE R44/04 o ECE R44/04.

Atualmente (2021), este regulamento está a ser eliminado e a ser substituído por um mais recente: ECE 129.03. Até 2025, será feita a venda de produtos de acordo com ambos os regulamentos.

A análise exigida pela normativa europeia inclui:
  • Um teste de colisão frontal a 50 km/h;
  • Um teste de alcance à retaguarda a 30 km/h;
  • Vários testes na fivela de fecho do arnês da cadeira;
  • Uma análise do desenho da cadeira;
  • Um estudo sobre o cinto de segurança ou arnês da cadeira;
  • Outros requisitos.

Regulamento atual e selo de homologação

Diversos testes:

Regras para a cadeira auto infantil - provas de homologação ECE R44

  • Um teste de choque frontal a 50 km/h, a fim de medir o impacto sobre o corpo da criança (cabeça, pescoço, peito, etc.);
  • Um teste de alcance traseiro a 30 km/h;
  • Vários testes na fivela de fecho do cinto de segurança. Para verificar, se pode ser facilmente aberta após um acidente. No entanto, não pode ser tão fácil de abrir por uma criança em condições normais;
  • Uma análise do desenho da cadeira: com o propósito de assegurar que não existem arestas vivas ou peças rígidas desprotegidas;
  • Um estudo do cinto de segurança ou arnês, com o objetivo de verificar se pode ser ajustado com segurança a crianças de diferentes alturas e pesos;
  • Outros requisitos, tais como: o resistência dos materiais ao fogo, mas, também, à corrosão das peças metálicas, etc.

Os clubes auto europeus e as associações de consumidores têm testes de impacto lateral nas suas comparações. Já que, não existe qualquer regras para a cadeira auto infantil europeia relativa a testes de impacto lateral.

Dica: As cadeiras auto, não devem ser utilizadas, sem proteção lateral, tais como, por exemplo, assentos elevatórios que contam apenas com uma base e sem encosto.