Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Home > Sobre MAPFRE Portugal > Fundação MAPFRE > A Cadeira Mais Segura > Conselhos práticos > O que posso fazer para garantir que o meu filho não tem calor na cadeira auto este Verão?
cadeira auto verão

O que posso fazer para garantir que o meu filho não tem calor na cadeira auto este Verão?

Quando chega o Verão, chegam as temperaturas quentes e, em algumas zonas, com valores bem altos, muitas vezes perto dos 40 graus. É nesta altura que deve saber o que fazer para que os seus filhos possam enfrentar da melhor forma as viagens de automóvel, numa cadeira auto. Apesar de todos os benefícios de segurança, as cadeiras auto podem fazer com que as crianças tenham mais calor quando viajam no carro.

Já sabemos, pelo número de artigos e notícias que têm sido dedicados a este assunto ao longo dos últimos anos, que são necessários apenas 25 graus e 10 minutos no carro, ao sol, para que uma criança sofra uma insolação. Há muitos conselhos sobre como evitar esta situação, mas é evidente que, se as temperaturas excederem os 35 graus, as crianças vão sofrer bastante com o calor. Aqui estão algumas dicas para reduzir o calor na cadeira auto, quer seja em viagens longas ou em pequenos trajetos diários.

Mantenha o carro à sombra durante o máximo de tempo possível

Isto pode parecer pouco importante se tiver de parar apenas por alguns minutos para resolver algo rápido, mas a procura pela sombra deve ser uma prioridade em qualquer situação. Qualquer coisa que proteja o carro dos raios diretos do sol é bem-vinda, e sentimos isso quando nos sentamos no habitáculo do veículo. Claro que ninguém pode ficar dentro do carro se não estiver em movimento, por menor que seja o tempo de paragem .

O principal para não passar tanto calor no carro é manter o carro à sombra sempre que possível. Incluindo debaixo da terra, num parque de estacionamento subterrâneo, se possível. Ao fazer isto, estamos a manter a cadeira auto fresca.

Este é um ponto crítico: se a cadeira auto for diretamente exposta aos raios solares, as suas várias partes podem atingir temperaturas perigosas, ao ponto de causar queimaduras na pele exposta das crianças. Por exemplo, o apoio de cabeça pode atingir temperaturas superiores a 60 graus, enquanto que o próprio assento pode facilmente ultrapassar os 50 graus e causar queimaduras significativas. Por outro lado, os fechos de metal nos arneses podem absorver calor muito mais rapidamente, pelo que é muito importante verificar a temperatura de toda a cadeira antes de sentar as crianças.

Uma solução melhor do que apenas procurar sombra é adicionar para-sois à sua rotina. Uma vez estacionados, mesmo na melhor das sombras, podemos colocar os para-sois em pontos estratégicos: no para-brisas, é claro, e também nas janelas (quanto mais luz bloquearem, melhor).

Por outro lado, proteger a cadeira auto é essencial para que os nossos filhos não passem tanto calor, e para isso podemos usar vários truques: desde usar para-sois com uma certa criatividade (embora sempre fiquem sempre algumas partes por cobrir) até usar capas especialmente concebidas para tapar as cadeiras auto (capas tapa-sol e capas anti-UVA). Há também cobertas respiráveis que ajudam as crianças a viajar mais frescas.

Por fim, lembramos que é uma boa ideia arrefecer ao máximo o carro antes de sentar as crianças, utilizando o ar condicionado e abrindo as janelas para deixar sair o ar quente do interior. Tome nota destas dicas específicas para que as crianças não sofram golpes de insolação neste Verão