Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

Instalação e fixação

Instalação

Ao colocar o sistema de retenção para crianças, devemos sempre seguir as instruções do fabricante.

As crianças devem viajar sempre no banco traseiro e as crianças com menos de 15 meses devem viajar viradas para trás. A Fundação MAPFRE recomenda que seja até sos 4 anos de idade.

Atualmente, existem 3 formas de fixação:

Ancoragens isofix: utilizam três pontos de ancoragem. Dois na base da cadeira auto, que são fixos nas ancoragens rígidas situadas entre o encosto e o banco do veículo, e um terceiro situado na parte superior ou inferior, para evitar que a cadeira gire ou vire (Top Tether ou Pé de Apoio).

A cadeira auto deve ter ancoragens ISOFIX. No caso de cadeiras pequenas e viradas para trás, existe a opção de comprar uma base para poder utilizar estas ancoragens.

A função principal do sistema isofix é precisamente evitar erros na sua instalação.

Combinação de ancoragem isofix e cinto de segurança: é uma combinação de ambos os sistemas e é utilizada com cadeiras auto para crianças maiores. Neste caso, os benefícios do ISOFIX são mínimos. Em cadeiras aprovadas pelo Regulamento 44.04 estas ancoragens não recebem a denominação ISOFIX, utilizando os fabricantes diferentes nomenclaturas. Nas SRC aprovadas com o Regulamento 129.03, as ancoragens são ISOFIX.

Cinto de segurança: deve seguir as instruções do fabricante para passar o cinto por cada uma das partes indicadas.

Fixação

Formas de fixação:

É muito importante que a criança esteja bem segura na cadeira auto. Desta forma, evitamos que saia da cadeira ou possa ser lançada para fora em caso de acidente.

-Cintos: costumam ser de cinco pontos e fecho central. Neste caso, é importante que o cinto não fique solto. Devem conseguir colocar no máximo um dedo.

Ao apertar o cinto, a criança deve estar sem casaco ou roupa muito grossa que possa dar uma falsa sensação de fixação.

Também deve certificar-se que a criança não consegue soltar-se do cinto.

A altura do cinto também é muito importante. Em geral, nos SRC o cinto deve ficar à altura do ombro, ou um pouco abaixo. Nas cadeiras viradas para frente, o cinto deve ficar à altura do ombro, ou um pouco acima. Mas deve seguir sempre as recomendações do fabricante, que se encontram no manual de instruções.

-Cinto de segurança: o cinto de segurança mantém a criança fixa na cadeira auto. Assim deve ser colocado:

sistemas de retenção

A partir dos 135 cm de altura, a criança já não é obrigada a utilizar sistema de retenção para crianças. No entanto, a Fundação MAPFRE recomenda continuar a utilizar um SRC até atingir os 150 cm. Nesse momento, a criança pode usar o cinto de segurança dos adultos com total segurança e proteção.