Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Home > Sobre MAPFRE Portugal > Fundação MAPFRE > A Cadeira Mais Segura > Conselhos práticos > Como desativar o airbag do banco do passageiro e quando?
desativar o airbag|

Como desativar o airbag do banco do passageiro e quando?

O airbag é um dos elementos de segurança mais importantes do veículo. Mas é também importante saber quando deve desativar o airbag. Este atua em combinação com o cinto e nunca pode ser acionado em separado, já que pode gerar graves lesões no ocupante. As crianças tem que viajar de forma obrigatória nos bancos traseiros. No entanto, se for preciso viajar no banco da frente com o SRC correspondente, é fundamental que desative o airbag. 

Já falámos do perigo de ativar o airbag para as crianças e por que se deve desativar e em quais casos. A ativação do airbag da frente é especialmente perigoso para as crianças, em particular para as que viajam viradas para trás.

Só podem viajar no banco do passageiro da frente se:

  • Tiver menos de três anos e o utilizar o sistema de retenção virado para trás. Sendo que, neste caso, o airbag do lugar do passageiro não pode estar ativo.
  • A idade for superior ou igual a três anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda ou não dispuser deste banco.

O airbag, tem com função principal proteger a cabeça do passageiro de ferimentos que o para-brisas do carro possa causar. É acionado a uma velocidade de 200 km/h e pode ser especialmente perigoso quando o passageiro que viaja neste banco é uma criança. Isto porque, pode esmagá-lo contra o banco ou até cobri-lo por completo.

Como posso desligar o airbag do banco do passageiro?

Nem todos os modelos e fabricantes têm o mesmo sistema, ou seguem os mesmos passos para desativar o airbag do passageiro. Por isso, é essencial que leia o manual do fabricante. Este indica os passos a seguir.

Por outro lado, nem todos os veículos têm a opção de desativar o airbag do passageiro, especialmente os modelos antigos. Mas, quase todos os carros novos contam com esta opção, já que os fabricantes sabem da importância de desativar o airbag caso uma criança vaije virada para trás. Além disso, deve desligar o airbag com o carro desligado. Desta forma, evita possíveis avarias.

botão para desativar airbagMuitos oferecem a opção de desativar tanto o airbag frontal como o lateral do passageiro. Costuma ser um interruptor, que se encontra no lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas, com as posições:

        • Onpara ativar o airbag e que possa atuar em caso de acidente.
        • Offpara desativar quando viajam crianças com cadeira auto no banco da frente. Especialmente se vão viradas para trás.

Normalmente é preciso uma chave especial para desativar este airbag. O airbag está desativado com a indicação de uma luz no painel de controlo.

Há veículos que só permitem a desativar o airbag com ajuda especializada, numa oficina, por exemplo. Nestes casos pede-se a assinatura de um documento para absolver de qualquer responsabilidade do fabricante, em caso de acidente.

Outros fabricantes, tais como a Mercedes, contam com uma desativação automática do airbag. Assim, este desativa se detetar  um SRC instalado. É um sistema desenvolvido em simultâneo com o fabricante de cadeiras infantis Römer (Automatic Child Seat Recognition, ACSR). No entanto, só funciona com cadeirinhas específicas do fabricante Römer e só são vendidas nas concessionárias desta marca de carro.

Conselhos a seguir 

  • Evite, tanto quanto possível, que as crianças viajem com um sistema de retenção no banco da frente.
  • Nunca coloque no banco uma cadeira auto virada para trás sem desativar o airbag antes.
  • Não se esqueça de voltar a ativar de novo o airbag quando a criança já não viajar neste banco.
  • As crianças maiores de 135 cm podem ir no banco dianteiro mas sempre com o cinto bem posto.
  • A criança não se deve inclinar para frente e deve estar colocada na posição vertical contra o encosto.
  • O condutor do veículo é responsável pelo airbag estar desligado ou ativado.
  • Em nenhum caso deve deixar a chave no interruptor de desativação do airbag, pois pode danificá-lo. Se o carro estiver em movimento, pode mesmo ativar ou desativar o airbag.