Pular para o conteúdo

10 Formas de Reduzir o Colesterol

10 Formas de Reduzir o Colesterol

Após os exageros típicos das férias do verão e retomando a rotina profissional, é importante cuidar da saúde.

Partilhamos consigo 10 práticas que o ajudarão a manter o colesterol dentro dos níveis recomendados.

Como está o seu colesterol?

Os cardiologistas recomendam que os níveis de colesterol no sangue sejam testados regularmente a partir dos 20 anos de idade, de cinco em cinco anos. Para os que sofrem o risco de doenças cardíacas deverão ser vigiados em intervalos mais curtos.

Se o seu nível de colesterol, em jejum, ultrapassa o valor ótimo de 200 ou se o seu LDL está acima de 100, reduzir o colesterol no sangue para valores mais saudáveis pode ser mais fácil do que julga. Com efeito, uns simples ajustes no seu estilo de vida, ou até mesmo medicação, proporcionam diminuições significativas em seis semanas.

1. Ponha-se a mexer!

A prática regular de exercício físico não só ajuda a baixar o mau colesterol (LDL), como também a aumentar o “bom” colesterol (HDL) até 10%. Especialistas recomendam diferentes estratégias: caminhar 45 minutos após o jantar diariamente, caminhar 10 000 passos (com ajuda de um pedómetro) ou, para aqueles com profissões mais sedentárias, caminhar durante cinco minutos de hora a hora.

Independentemente da estratégia que de adotar, o segredo está na regularidade.

2. Gorduras que saturam

No que respeita a dieta, não se trata apenas de reduzir as ingestão de gorduras, mas saber reconhecer quais as gorduras que são efetivamente prejudiciais. Assim, devemos evitar as denominadas gorduras saturadas, ou seja, substituir óleos vegetais, manteiga, margarina, banha e carne, por azeite e peixe.

3. Há que ter fibra!

As frutas e legumes, os cereais integrais são uma importante fonte de antioxidantes “amigos do coração” e de fibra, que ajuda a reduzir o colesterol. As fibras dita solúveis (feijão seco, aveia e centeio) funcionam como uma espécie de esponja que absorve o colesterol no trato digestivo.

4. Peixinho!

O peixe e o óleo de peixe são importantes aliados no combate ao colesterol, graças ao ómega 2 e aos ácidos gordos. No entanto, se estiver a tomar anticoagulantes consulte o seu médico sobre a ingestão de óleos de peixe.

Os especialistas recomendam o consumo de peixe duas a três vezes por semana. Outras fontes de ómega 3 são soja, canola, sementes de linhaça, nozes e os respetivos óleos, ainda que não sejam ómega 3 da mesma natureza. 

5. Vai um copo?

O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode aumentar até 10% os níveis do “bom” colesterol (HDL). Os médicos recomendam um copo de vinho por dia para as senhoras, e até dois copos por dia para os homens. Não é demais sublinhar a necessidade de moderação, pois para quem tem problemas cardiovasculares o consumo excessivo de álcool é perigoso.

6. Chá? Que seja verde!

Em alternativa às bebidas gaseificadas e muito açucaradas recomenda-se o consumo de chá verde.

7. Nozes e frutos secos

O consumo de frutos secos, em particular as nozes e as amêndoas, favorece a redução do colesterol. No entanto, há que ter em atenção que os frutos secos são hipercalóricos pelo que não deverá ingerir mais que uma mão cheia por dia. 

8. Saber com que barrar

Ultimamente têm surgido no mercado cremes de barrar à base de esteróis vegetais que contribuem para uma redução ativa do colesterol.

9. Perigosos sinais de fumo

Fumar diminui os níveis de “bom” colesterol e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

10. Médicos e medicação

A introdução de pequenas de alterações de estilo de vida poderão não ser suficientes para reduzir os níveis de colesterol, se o risco de doenças cardiovasculares for elevado, é provável que necessite de ser medicado também. A medicação é bastante eficaz e produz melhores resultados a curto prazo, pelo que se recomenda o aconselhamento médico.


Fonte:"11 Tips to Cut Your Cholesterol Fast", in WebMD [em linha], 2012, http://www.webmd.com/cholesterol-management/features/11-tips-to-cut-your-cholesterol-fast [consultado em 03.09.2012]
Artigo escrito em conformidade com o Acordo Ortográfico.

 

Volta ao Topo