Pular para o conteúdo

10 consertos para uma casa digna de festival

10 consertos para uma casa digna de festival

Os meses de verão são a melhor altura para tomar os cuidados necessários para a sua casa enfrentar sem problemas os meses em que a meteorologia é mais agreste. Invista no verão para gozar um inverno confortável dentro da sua casa.

Mas não se preocupe, são apenas 10 recomendações simples, pelo que terá mais que tempo para gozar os seus dias na praia.

1. Tape todas menos a Greta Garbo

As gretas e rachas nas paredes são umas das maiores ameaças aos edifícios. Faça uma inspeção a todas as paredes, interiores e exteriores. Descubra onde se encontram as falhas por onde a água, o vento e o frio se podem infiltrar. Com uma pequena aplicação de massa para reparação de fissuras o problema fica resolvido e já pode descansar, sem arrepios pelas costas.

2. Vá à madeira sem se fazer ao mar

Por muito bonita que seja a ilha da Madeira, não é a ela que nos referimos. Do que estamos a falar é de uma vistoria a todas as janelas, portas, cercas, tetos e soalhos de madeira. Identifique fissuras, madeiras partidas ou podres que sejam necessárias substituir. Assim, prolonga a vida útil das suas estruturas de madeira e evita problemas no futuro.

3. Solte o rolo e a trincha

Dê asas à sua criatividade ao mesmo tempo que cuida da sua casa. Numa altura em que os dias estão mais quentes, aproveite para pintar as paredes da sua casa sem ter de esperar várias horas, ou dias mesmo, até que estas sequem por completo. E, por que não deixar a criatividade fluir e arriscar umas cores mais arrojadas? Ou, até quem sabe, criar alguns padrões que irão deixar os seus sogros impressionados aquando da próxima visita?

4. É bom da telha? Então prove-o!

Uma vistoria ao telhado da casa previne duches imprevistos e gotejarias incómodas quando começar a chover. Procure bons profissionais que possam verificar o seu telhado e que o reparem convenientemente. Evite subir por sua conta ao telhado da sua casa. Para além de pôr em risco a sua segurança, ainda pode partir alguma telha e sai-lhe pior a emenda do que o soneto.

5. Mão na enxada

Diz uma anedota sobre alentejanos que “mais vale uma mão inchada, do que uma enxada na mão”. Não só esta é uma anedota mais gasta que as solas dos ténis da Rosa Mota, como é possível limpar o seu jardim sem lesões corporais. Não é preciso inchar a mão ao pegar na enxada, bastam apenas alguns minutos por dia para limpar as incómodas ervas daninhas que se infiltram nas paredes, calçadas e canteiros das casas. Corte o mal pela raiz.

6. Mude de casa sem mudar de morada

Se o seu orçamento não lhe permite mudar de casa ou se gosta imenso da zona e da casa onde vive, pode ainda assim mudar de casa sem grandes custos. Altere a disposição dos móveis, as cores das paredes, melhore a ergonomia ou acrescente alguns acessórios. Verá como tem de imediato uma casa nova. Não só está a melhorar a sua vida dentro de casa, como ainda lhe dá outro ar e a sensação de novidade.

7. Pegue na pistola e mãos ao alto

Este não é um convite para ir fazer assaltos para a rua, mas sim para combater juntas dilatadas, fissuras e ranhuras incómodas com a utilização de silicone. Verá como em poucos minutos, dando uso à pistola de silicone, sentir-se-á um agente da lei e controlará a situação. Evita mais tarde ser assaltado por surpresas desagradáveis.

8. Algeroz limpo e asseado

Se a sua casa tem um sistema de recolha de águas pluviais, ou, de forma muito mais curta e sonoramente divertida, um algeroz, convém mantê-lo limpo de ervas, folhas e outros detritos que possam impedir o escoamento da água. Se não consegue chegar em segurança aos tubos junto do telhado, peça ajuda a profissionais.

9. Calafetar sem parar 

Para além de ser um verbo que raramente é conjugado no dia-a-dia, é uma das ações que deve ser prioritária para si. Sem ter de recorrer ao dicionário, calafetar é nada mais nada menos que vedar e tapar rachas e gretas por onde o vento se infiltra. Pois, se durante o verão é muito agradável sentir as brisas frescas vinda do exterior, quando chegar o outono e o inverno a situação muda completamente de figura.

10. Trabalho de equipa

Junte toda a família e crie uma força de intervenção rápida. De certeza que alguns vão reclamar no início, mas, verá como no final a alegria do trabalho conseguido em conjunto fortalece os laços entre a família e, de certeza, se sobrepõe a algumas horas de praia perdidas.

Como vê, há muitos motivos para aproveitar o verão para além do sol, areia e ondas. Com um pouco de atenção à sua casa terá com certeza um outono, um inverno e uma primavera sem sobressaltos.


Fonte: "These Are the Home Repairs You Should Make in Warm Weather", in Womans Day [em linha], 2015, http://www.womansday.com/home/organizing-cleaning/advice/g1831/home-repair/? [consultado em 31.07.2015] | "Summer Home Repairs", in HomeTips.com [em linha], 2015, http://www.hometips.com/diy-how-to/summer-home-repairs.html [consultado em 31.07.2015] 

Volta ao Topo