Pular para o conteúdo

Seguro Condomínio

Condomínio

O seguro de Condomínio é a solução ideal para proteger os espaços comuns dos edifícios e garantir indemnizações que possam ser exigidas com base em responsabilidade individual dos condóminos ou coletiva do condomínio. Inclui duas modalidades e coberturas opcionais para satisfazer todos os tipos de necessidades.

Condomínio

Mostrar tudo

Permite cumprir a obrigação de segurar os edifícios constituídos em regime de propriedade horizontal, quer quanto às frações autónomas, quer relativamente às partes comuns, que se encontrem identificadas na apólice, contra o risco de incêndio, ainda que tenha havido negligência do segurado ou de pessoa por quem este seja responsável.

Garante igualmente os danos causados nos bens seguros em consequência dos meios empregues para combater o incêndio, assim como os danos derivados de calor, fumo, vapor ou explosão em consequência do incêndio e ainda remoções ou destruições executadas por ordem da autoridade competente ou praticadas com o fim de salvamento, se o forem em razão do incêndio ou de qualquer dos factos anteriormente previstos.

Esta cobertura garante ainda os danos causados por ação mecânica de queda de raio, explosão ou outro acidente semelhante, mesmo que não acompanhado de incêndio.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por furto ou roubo, tentado, frustrado ou consumado, praticado numa das seguintes circunstâncias:

  • Com escalamento, arrombamento ou uso de chaves falsas
  • Com violência ou ameaça de violência sobre pessoas que se encontrem no local de risco
  • Quando o autor ou autores do crime, se introduzam furtivamente no local de risco ou nele se escondam com intenção de furtar

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por ação de ventos ou choque de objetos arremessados ou projetados pelos mesmos, com velocidade superior a 88 km/hora, certificada por documento emitido pela estação meteoro lógica mais próxima.

Ficam garantidos os danos nos bens seguros em consequência de queda de chuva, neve ou granizo, que penetrem no interior do edifício seguro nas 72 horas seguintes à destruição ou danificação do mesmo pelos riscos mencionados e em consequência destes.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por inundações resultantes de:

  • Tromba de água ou precipitação atmosférica de intensidade superior a dez milímetros em dez minutos, no pluviómetro
  • Enxurradas ou transbordamento do leito de cursos de água naturais ou artificiais

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por inundações resultantes do rebentamento ou transbordamento de tanques, depósitos, aparelhos de água, adutores, coletores, drenos, diques e barragens.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por rotura de instalações de água (incluindo as instalações de escoamento de água da chuva e rede de esgotos) situadas no edifício seguro.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros, causados por esquecimento de torneiras abertas, que ocorra após se ter verificado uma falha comprovada de abastecimento de água.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por chuva, neve ou granizo, quando a sua quantidade ou dimensão revista um carácter excecional, ultrapassando as dimensões previstas para um período de retorno de 10 anos, certificado por documento emitido pela estação meteorológica mais próxima.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados pelos seguintes fenómenos geológicos: Aluimentos, deslizamentos, derrocadas e afundamentos de terrenos.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por choque ou queda de todo ou parte de aparelhos de navegação aérea e engenhos espaciais ou objetos deles caídos ou alijados ou por vibração ou abalo resultantes da ultrapassagem da barreira de som por aparelhos de navegação aérea.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por choque ou impacto de veículos terrestres que não pertençam ao segurado ou que não estejam sob o seu controlo ou responsabilidade, nem dos seus empregados ou de pessoas por quem seja civilmente responsável.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por derrame acidental de óleo proveniente de qualquer instalação fixa ou de aparelhos portáteis de aquecimento.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por quebra ou queda acidental de qualquer tipo de antenas de TV, TSF ou radiodifusão, incluindo antenas parabólicas ou dos seus mastros.

Garante ainda o pagamento dos danos sofridos por todos estes equipamentos e respetivas estruturas em caso de sinistro coberto ao abrigo do disposto no parágrafo anterior.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por quebra ou queda acidental de painéis solares para captação de energia a utilizar pelos segurados, bem como os danos sofridos pelos próprios painéis solares.

Garante, nos limites e condições da apólice, o pagamento das despesas razoavelmente feitas pelo segurado com demolições ou remoções de escombros, tornadas necessárias pela ocorrência de um sinistro garantido.

Garante, nos limites e condições da apólice, o pagamento das despesas efetuadas com reparações provisórias ou temporárias, tornadas necessárias pela ocorrência de um sinistro garantido.

Garante, nos limites e condições da apólice, o pagamento das despesas efetuadas com a substituição, por quebra acidental, de espelhos, vidros, pedras de mármore e louças sanitárias, fixos, pertencentes ao edifício seguro.

Garante, nos limites e condições da apólice, o pagamento, ao segurado na sua qualidade de proprietário de uma fração do edifício seguro, das rendas que a mesma deixar de lhe proporcionar por não poder ser ocupada, total ou parcialmente, em virtude da ocorrência de um sinistro garantido.

Garante, nos limites e condições da apólice, o pagamento de honorários de arquitetos, engenheiros, consultores e outros técnicos similares, suportados pelo segurado para refazer o projeto de forma a reparar o edifício danificado em consequência de um sinistro garantido.

Garante, nos limites e condições da apólice, o pagamento do eventual aumento do custo de reconstrução que ocorra entre o dia do sinistro e a data em que seja adjudicada a empreitada de reconstrução do edifício seguro destruído ou danificado.

Garante, nos limites e condições da apólice, as indemnizações que nos termos da lei civil sejam exigidas aos segurados na qualidade de proprietários de uma fração do edifício seguro, com fundamento em responsabilidade civil extracontratual por danos patrimoniais e não patrimoniais decorrentes exclusivamente de lesões corporais e/ou materiais involuntariamente causados a terceiros, durante a vigência desta apólice e dentro do referido edifício ou suas serventias e dos quais resultem:

  • Lesões corporais em quaisquer pessoas que não sejam o condómino civilmente responsável pelo dano, o seu cônjuge ou pessoa abrangida pelo regime da união de facto, ascendentes, descendentes ou pessoas que façam parte do seu agregado familiar ou que estejam ao seu serviço
  • Danos em bens que não pertençam nem estejam a cargo ou à guarda das pessoas referidas em a)
  • Danos involuntariamente causados a canalizações subterrâneas de água, esgotos, gás e cabos elétricos, nas derivações que vão desde a habitação do segurado até à respetiva rede geral

Garante, nos limites e condições da apólice, as indemnizações que, nos termos da lei civil, sejam exigidas aos segurados na qualidade de proprietários das frações do edifício seguro, com fundamento em responsabilidade civil extracontratual por danos patrimoniais e não patrimoniais decorrentes de lesões materiais e/ou corporais involuntariamente causados a terceiros e decorrentes do funcionamento e utilização dos elevadores e monta-cargas instalados no edifício seguro.

Garante, nos limites e condições da apólice, em caso de sinistro ocorrido no local de risco e quando a situação o justifique, o envio urgente de técnico(s) especializa do(s), para proceder às reparações necessárias nos bens seguros, sem mais encargos para o segurado, desde que o sinistro participado se enquadre nas coberturas da apólice.

Mesmo quando não ocorra um sinistro, o segurado poderá relativamente ao local de risco seguro, utilizar os serviços garantidos por esta cobertura, suportando as despesas de execução dos trabalhos e serviços prestados e qualquer outro gasto que se tenha produzido pelo cumprimento de tais prestações.

Garante, nos limites e condições da apólice, o pagamento, ao segurado na sua qualidade de proprietário de uma fração do edifício seguro, das rendas que a mesma deixar de lhe proporcionar por não poder ser ocupada, total ou parcialmente, em virtude da ocorrência de um sinistro garantido.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por: 

  • Pessoas que tomem parte em greves, distúrbios no trabalho, tumultos, motins, alterações na ordem pública e lock-outs
  • Atos praticados por autoridades legalmente constituídas, em virtude de medidas tomadas por ocasião das ocorrências mencionadas no ponto anterior, para salvaguarda ou proteção de pessoas e bens

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por:

  • Atos de vandalismo ou maliciosos
  • Atos praticados por qualquer autoridade legalmente constituída, em virtude de medidas tomadas por ocasião das ocorrência mencionadas no ponto anterior, para a salvaguarda ou proteção de pessoas e bens

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos nos bens seguros causados por derrame acidental de água ou outra substância utilizada nos sistemas de proteção contra incêndio, devido a falta de estanquicidade, escape, fuga ou falha em geral do sistema.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos causados a quaisquer máquinas elétricas e seus acessórios, transformadores e outros aparelhos ou instalação elétrica incorporada de origem no edifício seguro, identificados e valorados na proposta de seguro, por efeitos diretos de corrente elétrica, nomeadamente sobretensão e sobreintensidade, incluindo os produzidos pela eletricidade atmosférica e curto-circuito, mesmo quando não se verifique um incêndio.

Garante, nos limites e condições da apólice, as despesas necessárias à reposição da continuidade e coerência estéticas do edifício seguro, se diminuídas pela reparação dos danos materiais causados por sinistro garantido.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos causados aos jardins circundantes do edifício seguro, incluindo árvores, relva e sistema de rega, considerados parte comum do edifício seguro, em virtude da ocorrência de um sinistro garantido ao abrigo das coberturas de Incêndio, Raio ou Explosão, Tempestades, Inundações e Atos de Vandalismo, quando contratadas.

Garante, nos limites e condições da apólice, em caso de perda ou roubo das chaves do edifício seguro ou respetivas frações, em consequência de sinistro garantido e não sendo possível aos segurados/locatários nele(as) entrar, o pagamento das despesas necessárias para a substituição da fechadura.

Garante, nos limites e condições da apólice, as indemnizações que, nos termos da lei civil, sejam exigidas aos segurados na qualidade de comproprietários, com fundamento em responsabilidade civil extracontratual por danos patrimoniais e/ou não patrimoniais decorrentes de lesões materiais e/ou corporais involuntariamente causadas a terceiros, provocados pelas piscinas e/ou campos de ténis e equipamentos integrantes dos mesmos.

Permite segurar objetos pertencentes ao condomínio e/ou destinados ao uso comum de todos os segurados, limitando-se a mobiliário e adornos de partes comuns e sala de condomínio, equipamentos e materiais de limpeza e manutenção, que se encontrem devidamente discriminados nas Condições Particulares.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos causados ao edifício seguro em consequência da ação direta de tremores de terra, terramotos, erupções vulcânicas, maremotos e fogo subterrâneo e ainda incêndio resultante destes fenómenos.

Garante, nos limites e condições da apólice, os danos causados ao conteúdo seguro em consequência da ação direta de tremores de terra, terramotos, erupções vulcânicas, maremotos e fogo subterrâneo e ainda incêndio resultante destes fenómenos.

Volta ao Topo