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Seguro Habitação - MAPFRE CASA

MAPFRE CASA

O MAPFRE CASA é um seguro multirriscos habitação da MAPFRE, que oferece um vasto leque de coberturas principais e opcionais. Flexível e personalizável, inclui também diversos módulos de compra, garantias opcionais e coberturas específicas de acordo com diferentes perfis de clientes: Proprietário, Senhorio e Inquilino.

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É um seguro para proteção de edifícios de habitação e/ou respetivos conteúdos contra perigos naturais ou causados pelo homem.
Designa-se multirriscos, porque reúne um conjunto de coberturas de natureza muito diversa (danos nas coisas seguras, danos a terceiros e outras, conforme o caso) que, para além da casa, também protegem o próprio segurado e o respetivo agregado familiar.  

Porque a casa (fração autónoma ou moradia)  e/ou o seu conteúdo é/são, geralmente, o património mais valioso da maioria das famílias portuguesas – conseguido com grande sacrifício – e estão sujeitos a muitos perigos que podem causar danos parciais ou  destruição total.

Sim, sem dúvida.
Para além da incluir sempre a cobertura obrigatória de incêndio, apresenta ainda muitas outras coberturas, de grande interesse prático (exemplo: tempestades, rebentamento de canos, pesquisa de avarias, riscos elétricos, quebra de vidros e furto ou roubo, responsabilidade civil…) por um preço pouco superior, podendo cobrir também fenómenos sísmicos.
Na verdade, o seguro de incêndio para casas de habitação caiu em desuso, há muitos anos.

Por lei – Código Civil, art.º 1429.º, ponto 1. - só é obrigatório o seguro de incêndio (que inclui as coberturas de raio e explosão, garantindo também os danos causados pelo combate ao incêndio, calor, fumo, vapor e  remoções ou destruições por ordem da autoridade competente ou para salvamento) no caso de edifícios em regime de propriedade horizontal (vulgo “condomínios”) para as frações autónomas e respetivas partes comuns.
Deve ser feito por cada condómino para a respetiva fração e respetivas partes comuns e, na sua falta, pela administração do condomínio, nas condições fixadas em assembleia, com o direito de reaver daqueles o respetivo prémio. Mas, no caso de compra de habitação, em propriedade horizontal ou não, a entidade financiadora exige um seguro multirriscos em vez dum seguro de incêndio.

Não.
Apenas pode subordinar a concessão do crédito e as respetivas condições à contratação do seguro   com determinado âmbito (coberturas / capitais / franquias), em qualquer segurador.
No entanto, o contrato de mútuo, pode estabelecer condições preferenciais, se o seguro for celebrado num determinado segurador. Esse contrato pode, ainda, prever uma alteração do spread, caso o cliente venha a substituir, futuramente, esse seguro por um idêntico noutro segurador.

Sim. Se estiver a segurar o edifício, está automaticamente garantido pois faz parte integrante do mesmo, e deve ser considerado no valor do edifício. Se estiver a segurar apenas o conteúdo, deve identificá-lo e valorizá-lo na proposta.
E que coberturas tem?
Estão garantidos contra todos os riscos garantidos na apólice e ainda coberturas específicas de quebra ou queda acidental até aos limites indicados nas Condições Particulares.

Deve telefonar para a MAPFRE Assistência, para fazer a participação.
A MAPFRE enviará uma empresa de peritagens especializada, para verificar se o sinistro está coberto,  se o equipamento tem reparação e para assumir o controlo desta.
Em caso afirmativo, nas reparações até 2.000 €, se a franquia contratual mínima for de 100 €, não será aplicada.

Sim, se contratada.
Esta cobertura opcional, disponível em todos os módulos, garante os custos de deslocação de um técnico e as primeiras 3 horas de mão-de-obra em trabalhos não urgentes como esse e outros semelhantes (colocação de acessórios de cozinha e casa de banho, instalação de cortinas ou estores, substituição de tomadas, ligação e configuração de equipamentos como TDT, DVD, Home Cinema, Computadores, etc.. Consulte a lista completa nas Informações Pré-Contratuais).
Pode requisitar estes serviços até duas vezes em cada anuidade do contrato, 3 horas de cada vez. Basta telefonar para a MAPFRE Assistência e combinar a data / hora dos trabalhos (dias úteis, da 09H00 às19H00).

Deve sempre telefonar para a MAPFRE Assistência, mesmo que o sinistro não esteja garantido por outras coberturas da apólice (poderá estar ou não, conforme o caso).
Se tiver contratado Serviços de Bricolage e Reparações Urgentes, a MAPFRE garante os custos de deslocação urgente do técnico reparador e as primeiras 3 horas de mão-de-obra, até duas vezes em cada anuidade. Estes limites de utilização são independentes dos mencionados na FAQ anterior.

Se é uma instalação fixa e está a segurar o edifício, está automaticamente garantido.
Se é uma instalação fixa e está a segurar só conteúdo, deve discriminá-lo e indicá-lo na proposta (dispensável se for um aparelho portátil).
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