Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal

Gravidez e condução

Ainda existem muitas grávidas que pensam que o cinto pode causar algum dano ao seu bebé no caso de colisão. Mas, recordamos, que a melhor maneira de proteger o bebé é protegendo a mãe, e o mais seguro no automóvel é utilizar o cinto de segurança ddurante toda a gravidez.

Gravidez e Condução:

Em geral, as grávidas podem conduzir e andar de carro utilizando com normalidade o cinto de segurança, exceto quando for desaconselhado pelo médico. Porém, em alguns casos, à medida que a gravidez avança, também pode ser aconselhável deixar de conduzir e viajar como passageira. Por exemplo, quando for impossível conseguir uma posição de condução confortável ou quando o ventre da mãe ficar muito perto do volante. Assim, recomendamos que tenha mais de 20 cm entre o volante e o ventre.

No caso de viagens longas, devem ser feitas paragens com mais frequência para a grávida descansar, caminhar e ativar a circulação. Além disso, depois de ter o bebé, recomenda-se conduzir 3 semanas após um parto sem complicações, e no caso de cesariana, deve esperar 6 semanas. Consulte sempre o seu médico e siga os seus conselhos.

Mais segurança como passageira
  • Como condutora ou como passageira, é importante utilizar o cinto de segurança devidamente preso.
  • O assento mais seguro não é o da frente. Assim, deve viajar no banco traseiro e, sempre que possível, no banco central.
  • Tente viajar num carro grande e confortável. Além disso, lembre-se de parar para esticar as pernas. O recomendável é fazê-lo a cada hora.
Cinto de segurança. Conselhos práticos.

As grávidas devem utilizar sempre o cinto de segurança: é a melhor maneira de proteger a mãe e o bebé. As exceções devem ser devidamente justificadas pelo médico, com um atestado médico. No caso de não poder utilizar o cinto, evite andar de carro, mesmo como passageira.

Lembre-se que o airbag não é eficiente quando não utilizado em conjunto com o cinto de segurança. Para uma maior segurança deve-se utilizar airbag e cinto de segurança de maneira conjunta. As grávidas não só se devem sentar o mais longe possível do volante como também do painel.

Um dos erros mais comuns das grávidas é utilização de almofadas no banco, assim como de pinças para o cinto. E, quando chegar o feliz momento, bebé deve ir devidamente protegido na sua cadeira auto ou alcofa na sua primeira viagem, do hospital ou maternidade para a sua casa.