Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|HOGAR-32~|

Casa

Informações úteis

Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|MASCOTAS-32~|

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Simule o seu seguro

371691~|mapfre~|VIDA-Y-DECESOS-32~|

Vida

Menu principal

Profissionais Liberais

o-que-e-asr

O que é ASR?

Provavelmente já ouviu falar do sistema ASR no seu carro, mas talvez não saiba o que isto significa. Venha saber, em concreto, o que é ASR.

Ao longo dos anos, a indústria automóvel tem desenvolvido novos métodos e alternativas para garantir que os carros se tornam mais confortáveis, seguros, bonitos e ecológicos. Neste processo, muitos sistemas têm sido implementados e muitas novidades têm surgido no mercado.

No que respeita à segurança, além de ser importante investir num bom seguro automóvel, como o Seguro Automóvel MAPFRE, é também importante conhecer alguns dos sistemas integrados nos veículos, as suas caraterísticas e a sua importância efetiva para que tanto o carro como o seu condutor tenham uma experiência de condução mais segura.

Entre os vários sistemas de segurança integrados em automóveis, um dos mais populares é o sistema de controlo de tração, mais conhecido pela sua sigla A-S-R.

Este tipo de sistema era mais comum, até há alguns anos, em carros de luxo. Ainda assim, com o avanço da tecnologia, este foi um sistema com tendência para se vulgarizar, sendo que muitos veículos de preço médio já contam com este sistema de tração, tornando-se muito mais seguros na estrada.

Se a segurança é uma das suas prioridades na escolha de um veículo, mas não sabe concretamente o que esperar deste sistema de controlo de tração, encontrou o artigo certo para conhecer a sua importância.

O que é ASR controle de tração?

ASR automóveis são aqueles que têm um sistema de segurança electro-hidráulico, destinado a prevenir eventuais derrapagens.

Muito comum em automóveis das marcas Peugeot, Renault, Audi, Fiat ou Volkswagen, entre outros, este sistema aumenta a tração, assegurando uma maior segurança, principalmente em pisos molhados ou com gelo.

Este sistema permite que manuseie o seu carro com maior segurança em todos os momentos, facilitando as subidas e ajudando na monitorização da velocidade de rotação das rodas através de dados fornecidos pelos sensores do ABS.

Quando a informação obtida indica que a roda possa estar a derrapar, o sistema aplica uma percentagem de força de travagem nessa roda através de válvulas e bombas que contribuem para reajustar a pressão dos circuitos de travagem e os regulam.

Saber o que significa ASR pode ser útil, caso necessite, em algum momento de desligar este sistema. Por exemplo, na condução na neve, a limitação da velocidade poderá não ser indicada, havendo quem prefira desligar esta funcionalidade na consola central.

Para que serve o botão ASR

O sistema de Anti Slip-Regulation, também conhecido como sistema de controlo de tração ou sistema antipatinagem serve para aumentar a segurança da condução e motivar um melhor aderência ao piso.

Fundamentalmente, este botão serve para garantir que, no momento do arranque ou perante a aceleração em pisos mais escorregadios, a condução se torne mais segura, sem derrapagens. Ao mesmo tempo, este sistema ajuda a evitar o desgaste dos pneus do veículo.

Como funciona este processo?

A forma como o sistema funciona pode ser feita, como já mencionámos, por aplicação do freio a uma das rodas motrizes ou através de uma ação na central eletrónica do motor. No primeiro caso, o sistema terá detetado que uma das rodas poderá ter perdido aderência à estrada, enquanto que, no segundo, o mais provável é que duas ou mais rodas tenham um potencial de derrapagem.

Em qualquer uma destas situações, é promovida a travagem nas rodas motrizes onde foi detetado o risco, fazendo com que a tração seja regulada e evitando-se, assim, que o carro patine e um acidente venha a ocorrer.

Quando se deve desligar esta funcionalidade?

Se o papel do sistema Anti Slip-Regulation é evitar acidentes, provavelmente está a questiona-se sobre a razão pela qual pode desligar o ASR.

De facto, em situações particulares, pode e até deve fazer isto. Um exemplo disso é a condução em pisos de baixa aderência, como na neve fresca, lama ou terra, já que a proteção oferecida pelo sistema pode impedir que o veículo saia do seu lugar.

Ainda que assim seja, algumas ideias erradas – como a de que este sistema aumenta o gasto de combustível – é responsável por que muitas pessoas desliguem o sistema sem necessidade, reduzindo a segurança da condução. Esta é a razão que tem levado muitos fabricantes a retirar o botão de desativação. Atualmente, o botão para desligar o controlo de tração é mais comum em veículos desportivos.

Agora que já sabe o que é o sistema de Anti Slip-Regulation e qual a finalidade deste botão no seu automóvel, compreende o caminho que a indústria tem trilhado, no sentido de garantir a sua segurança. O que acha deste sistema? O seu carro tem este botão integrado? Conte-nos a sua experiência pessoal.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida

APP Assistência Automóvel

Sinistro: o que fazer?

IDS: Indemnização Direta ao Segurado

Vai Viajar? Saiba o que fazer no estrangeiro.

Compromissos e Procedimentos

Para brisas: reparar ou substituir?

Para brisas: reparar ou substituir?

Sabia que um dano no vidro do para-brisas pode ser resolvido com uma reparação? Nem sempre a substituição é a melhor solução. Geralmente, se uma fenda não exceder os 2,5 cm e desde que o dano não esteja próximo das extremidades do vidro ou no campo de visão do...

Saber mais
Como será o automóvel do futuro?

Como será o automóvel do futuro?

O setor automóvel tem evoluído de forma evidente, acompanhando a integração de novas estruturas e recursos potenciadas pela evolução tecnológica. Neste momento, toda esta evolução nos leva a questionar como será o automóvel do futuro. Venha descobrir. O setor...

Saber mais
O que significam as siglas de carros elétricos?

O que significam as siglas de carros elétricos?

Os carros elétricos estão a ganhar a preferência dos consumidores internacionais, à medida que se tornam cada vez mais luxuosos e potentes. Além das questões relacionadas com o meio ambiente e que se relacionam com o seu uso, este tipo de veículo também chama a...

Saber mais