Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal

Home 5...5 Noticias 5 Grupo MAPFRE obtém lucro líquido de 692 milhões de euros em 2023, mais 7,7% do que em 2022

Grupo MAPFRE obtém lucro líquido de 692 milhões de euros em 2023, mais 7,7% do que em 2022

Prémios cresceram para 26.917 milhões de euros, o valor mais elevado da história, e que corresponde a um aumento de 9,7%
Negócio em Portugal e Espanha (Ibéria) regista o maior crescimento em prémios, com um aumento de 15,8%

O Grupo MAPFRE atingiu em 2023 um valor recorde em termos de prémios, e este forte crescimento já está a ser visível na rentabilidade dos capitais próprios, que se encontra perto dos 10%.

O aumento de 9,2% das receitas consolidou a tendência dos últimos trimestres e refletiu tanto um aumento significativo do volume de negócios, como uma melhoria das receitas financeiras.

Os prémios aumentaram 9,7%, um crescimento que reflete uma melhoria geral do negócio, com aumentos de 8,4% em Não Vida e 14,6% em Vida. Portugal e Espanha (Ibéria), a América Latina e o negócio de resseguros tiveram um contributo positivo neste crescimento.

Portugal e Espanha (Ibéria)

Portugal e Espanha mantêm a sua sólida liderança nos principais ramos, crescendo num contexto complicado tanto em volume de prémios, como no número de clientes.

  • Os prémios em Portugal e Espanha (Ibéria) ultrapassaram os 8.800 milhões (+15,8%), com 307 milhões de euros (+18,8%) em Portugal e 8.525 milhões em Espanha (+15,7%).
  • Este crescimento reflete uma melhoria geral da atividade com aumentos de 14,6% em Vida e de 8,4% em Não Vida. Portugal e Espanha destacam-se pelo seu contributo positivo.
  • O volume de negócios do ramo Vida aumentou 1,4 vezes em relação ao ano anterior para 2.679 milhões de euros, dos quais 2.340 milhões de euros em Vida Poupança (562 milhões de euros em 2022).
  • Os prémios dos ramos Não Vida cresceram 7,8%, refletindo o bom desempenho do negócio de Gerais (+9,5%), impulsionado pelo ramo Empresas, Saúde e Acidentes (+8,0%).
  • Os prémios de Automóvel cresceram 5,3%, devido à progressiva adaptação das taxas ao contexto inflacionista. A carteira atingiu mais de 6,1 milhões de veículos seguros, com uma ligeira redução devido a medidas de seleção de riscos.
  • O resultado líquido ascendeu a 361 milhões de euros, dos quais Portugal contribuiu 15,4 milhões de euros e Espanha 345,7 milhões de euros.
  • As mais-valias líquidas realizadas tiveram um impacto de 73,5 milhões de euros (70,3 milhões de euros em 2022). O resultado inclui também o impacto positivo de 46,5 milhões de euros como consequência da arbitragem pela rutura da aliança com a Bankia (29,4 milhões de euros e 17,1 milhões de euros em Vida e Não Vida, respetivamente).

 

“A MAPFRE está a superar os desafios da conjuntura atual e continua a avançar na transformação do seu negócio. Além disso, reafirma o seu compromisso com os seus acionistas, o que demonstra a solidez dos resultados e da situação financeira do Grupo”, afirmou Antonio Huertas, presidente da MAPFRE.

 

Contexto mundial

O negócio da América Latina consolidou as fortes tendências dos últimos trimestres com prémios de mais de 9.800 milhões e um resultado líquido de 373 milhões, sendo o maior contribuinte para o lucro do Grupo.

América do Norte melhorou os seus resultados, apoiada pela atualização das tarifas.

A MAPFRE RE consolidou o seu crescimento e aumentou o seu contributo para os lucros.

MAWDY (assistência) continua a focar-se nos mercados estratégicos para o Grupo com um foco mais digital na sua atividade.

 

Não perca aqui as declarações em video de Antonio Huertas, presidente da MAPFRE. Todas as informações estão disponíveis aqui.

Calcule o seu seguro agora

Auto
Habitação
Vida
O que comemos contribui para a saúde do planeta?

O que comemos contribui para a saúde do planeta?

Num mundo cada vez mais consciente da importância de práticas sustentáveis, a discussão sobre a relação entre a alimentação e a saúde do planeta torna-se crucial. Com a consciencialização, cada vez maior, da importância de reduzir a pegada de carbono, a adoção de...

Saber mais
Jornalistas portugueses em visita à MAPFRE em Espanha

Jornalistas portugueses em visita à MAPFRE em Espanha

Um grupo de jornalistas portugueses participaram numa viagem à Sede da MAPFRE, em Madrid, nos passados dias 14 e 15 de março Aproveitando a Assembleia de Acionistas da MAPFRE que se realizou dia 15 de março, ao qual o grupo teve a oportunidade de assistir, a MAPFRE...

Saber mais