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Porquê ter um seguro multirriscos habitação?

Bens valiosos: estão protegidos?

Que valores devo indicar?

Benefícios além da proteção da casa

Como preencher uma Declaração Amigável?

Os nossos Seguros

Porquê ter um seguro multirriscos habitação?

O que é um seguro multirriscos habitação?

É muito mais do que um seguro obrigatório de Incêndio. Para além dessa cobertura, inclui muitas mais, oferecendo proteção contra a generalidade dos perigos que podem afetar uma casa – tempestades, inundações, roubo, vandalismo, riscos elétricos, rebentamento de canos, privação temporária de habitação por sinistro, etc.
Também protege os proprietários ou inquilinos através de coberturas de grande utilidade, como Responsabilidade Civil, Proteção Jurídica, Danos Causados pelo Inquilino. Pode optar sempre por segurar a fração, o respetivo conteúdo ou ambos.

O seguro multirriscos habitação é obrigatório?

Por lei, é obrigatório o seguro contra Incêndio (que inclui Raio ou Explosão) para edifícios em propriedade horizontal, devendo cada condómino fazer um seguro para a sua fração e para a sua parte proporcional das áreas comuns (Código Civil, artº 1429º). Quando existe um credor hipotecário, é costume ser exigido um seguro multirriscos, muito mais abrangente, quer se trate de propriedade horizontal ou não.

Porque se deve contratar um seguro multirriscos habitação?

A casa (edifício e/ou conteúdo) é, regra geral, o património mais valioso de uma pessoa e da sua família. E esta, está exposta a vários perigos que a podem danificar ou destruir de um momento para o outro. Ora, se este é o nosso bem mais valioso , é fundamental protegê-la!

Já tenho um seguro multirriscos. Posso transferi-lo para a MAPFRE?

Sim, pode fazer um seguro novo na MAPFRE. Deve comunicar a anulação à sua seguradora até 30 dias antes da próxima renovação anual ou deixar que seja anulado automaticamente (por falta de pagamento). Se existir um credor hipotecário, pondere as eventuais consequências no aumento do spread para que não fique prejudicado.

O meu prédio já tem um seguro condomínio. Preciso de outro seguro multirriscos?

Há seguros de condomínio que só protegem as partes comuns do edifício e outros que cobrem também frações autónomas. Consoante o caso, poderá necessitar ou não de um seguro individual para a sua fração. Se mora nessa fração ou se a tem alugada (mobilada), precisará de um seguro multirriscos para o respetivo conteúdo, com os benefícios descritos na FAQ anterior, entre outros.

O seguro multirriscos é mais vantajoso que o de incêndio?

Sim, sem dúvida.
Para além da incluir sempre a cobertura obrigatória de incêndio, apresenta ainda muitas outras coberturas, de grande interesse prático (exemplo: tempestades, rebentamento de canos, pesquisa de avarias, riscos elétricos, quebra de vidros e furto ou roubo, responsabilidade civil…) por um preço pouco superior, podendo cobrir também fenómenos sísmicos.
Na verdade, o seguro de incêndio para casas de habitação caiu em desuso, há muitos anos.

Moro numa casa alugada. Devo fazer um seguro?

Sim, é muito importante que o faça. A sua proteção ficará naturalmente mais completa. Há diversos riscos a que a sua casa está sujeita e, por isso, deve estar protegida. Os seguros garantem a reposição dos bens em caso de necessidade.

Poderá também usufruir de diversos tipos de assistência. Pode optar por um seguro multirriscos para segurar o conteúdo, e assim, proteger os seus bens (também pode segurar os bens do senhorio até um determinado valor, caso este não os pague).

O credor pode exigir que o seguro seja feito num determinado segurador?

Não. Apenas pode subordinar a concessão do crédito e as respetivas condições à contratação do seguro com determinado âmbito (coberturas / capitais / franquias), em qualquer segurador.

No entanto, o contrato de mútuo, pode estabelecer condições preferenciais, se o seguro for celebrado num determinado segurador. Esse contrato pode, ainda, prever uma alteração do spread, caso o cliente venha a substituir, futuramente, esse seguro por um idêntico noutro segurador.

Bens valiosos: estão protegidos?

Eletrónica

Tenho instalado em casa um equipamento de microgeração (ex: painéis solares) no valor de 20.000€. Está garantido pelo meu seguro de habitação?

Sim. Se estiver a segurar o edifício, está automaticamente garantido pois faz parte integrante do mesmo, e deve ser considerado no valor do edifício. Se estiver a segurar apenas o conteúdo, deve identificá-lo e valorizá-lo na proposta.

E que coberturas tem?
Estão garantidos contra todos os riscos garantidos na apólice e ainda coberturas específicas de quebra ou queda acidental até aos limites indicados nas Condições Particulares.

Posso garantir a cobertura alargada de objetos especiais para uma máquina fotográfica que vale 3.000€ e um colar do mesmo valor?

Para contratar esta cobertura tem que contratar o Módulo Proteção Alargada. Estes bens ficam garantidos, mas o limite de indemnização é 5% do valor de conteúdo, no máximo 5.000€. Ex: se tem um conteúdo de 30.000 €, o limite de indemnização são 1.500 €.

Tenho uma máquina fotográfica, uma de filmar, um LCD e uma aparelhagem áudio. Tenho que considerar estes bens para apurar o valor total dos Objetos Especiais?

Sim, caso o valor unitário de cada bem for superior a 5% do valor conteúdo ou 5.000 €, ou se no seu conjunto excederem 1/3 do valor de conteúdo (sem contar o valor de Veículos em Garagem, caso incluídos).

Eletrodomésticos

Comprei um apartamento já equipado com todos os eletrodomésticos. Só tenho seguro de edifício. Se tiver um risco elétrico os equipamentos estão todos garantidos?

Sim, todos os eletrodomésticos encastrados e adquiridos com o imóvel (sem exceção), são considerados edifício.

O meu televisor/ecrã de plasma/LCD/computador/forno micro-ondas/máquina de lavar/frigorífico avariou. Está garantido? Tenho franquia?

Deve telefonar para a MAPFRE Assistência, para fazer a participação.
A MAPFRE enviará uma empresa de peritagens especializada, para verificar se o sinistro está coberto, se o equipamento tem reparação e para assumir o controlo desta.
Em caso afirmativo, nas reparações até 2.000 €, se a franquia contratual mínima for de 100 €, não será aplicada.

Outros bens

Comprei mobília nova para o meu quarto, mas preciso de ajuda para montá-la. Posso ativar os Serviços de Bricolage e Reparações Urgentes?

Sim, se contratada.
Esta cobertura opcional, disponível em todos os módulos, garante os custos de deslocação de um técnico e as primeiras 3 horas de mão-de-obra em trabalhos não urgentes como esse e outros semelhantes (colocação de acessórios de cozinha e casa de banho, instalação de cortinas ou estores, substituição de tomadas, ligação e configuração de equipamentos como TDT, DVD, Home Cinema, Computadores, etc.. Consulte a lista completa nas Informações Pré-Contratuais).
Pode requisitar estes serviços até duas vezes em cada anuidade do contrato, 3 horas de cada vez. Basta telefonar para a MAPFRE Assistência e combinar a data / hora dos trabalhos (dias úteis, da 09H00 às19H00).

Tenho em casa alguns fios de ouro e uma cómoda antiga. Tenho que os discriminar na proposta?

Só terá que discriminar se o valor de cada um destes bens for superior a 5% do valor do conteúdo ou 1.500 €, ou se no seu conjunto excederem 1/3 do valor de conteúdo (sem contar o valor de Veículos em Garagem, caso incluídos).

O ar condicionado está garantido?

Se é uma instalação fixa e está a segurar o edifício, está automaticamente garantido.
Se é uma instalação fixa e está a segurar só conteúdo, deve discriminá-lo e indicá-lo na proposta (dispensável se for um aparelho portátil).

Se um curto de circuito ou um pico de tensão danificar equipamentos ou a instalação elétrica, o seguro cobre os danos?

Sim, a cobertura de Riscos Elétricos, disponível nas modalidades BASE, BASE MAIS e MAXI, garante esses danos.

Exterior da Casa

O portão da minha casa tem fecho elétrico e eu só tenho seguro de edifício. Se houver curto-circuito está garantido?

Está, pois é uma cobertura da apólice e o portão e respetivos dispositivos elétricos, fazem parte da definição de edifício.

Além da habitação

Posso segurar equipamentos de trabalho no meu seguro de habitação?

Sim, estão automaticamente garantidos até 10% do valor do conteúdo, no máximo de 10.000€. Se o valor for superior a este limite, podem estar seguros desde que os discrimine e valorize na proposta e que não ultrapassem 25% do valor conteúdo no máximo 25.000 €.

Que valores devo indicar?

Qual o valor (capital) que devo indicar no seguro?

O simulador já propõe, com base em valores médios, um valor (capital) para o edifício e outro para o conteúdo, mas pode sempre adaptá-lo ao seu caso concreto.

Para o edifício, considere o custo de reconstrução da fração ou moradia (não o valor comercial) incluindo mobiliário de cozinha comprado com o edifício ou equipamentos fixos (ar condicionado, eletrodomésticos encastrados, painéis solares, antenas, entre outros). Não considere o terreno. Se ainda tiver alguma dúvida, informe-se dos valores de reconstrução por m2 e por concelho, válidos como referência para edifícios de qualidade standard.

Em relação ao conteúdo, considere o valor em novo dos bens para substituição, como se os comprasse hoje. No caso de antiguidades ou peças únicas, deverá segurar um valor razoável de mercado. No caso do automóvel (em garagem fechada), contemple o seu valor comercial ao preço do mercado (valor venal).

E se eu não conseguir apurar os valores exatos?

Pode sempre fazer o seguro com valores aproximados. No entanto, tenha em consideração que os valores a segurar não podem ser inferiores a 85% do valor correto. Caso contrário, será aplicada a regra proporcional nas indemnizações por sinistro.

Tenho que discriminar os bens seguros no conteúdo?

Regra geral, não. Mas existem exceções:

  • Conteúdos superiores a 100.000€;
  • Objetos especiais que no conjunto excedam 1/3 do valor do conteúdo ou o seu valor unitário ultrapasse 5% do valor seguro ou 1.500€ (jóias, ouro, prata ou outros materiais preciosos e respetivos artigos, e peças de alta relojoaria, antiguidades e raridades de qualquer espécie, quadros, estampas, gravuras e outros objetos de arte) ou 5.000€ (coleções de objetos de qualquer espécie em metal não precioso, peles (tapetes e vestuário), aparelhos e respetivos acessórios de som e/ou imagem, fotografias e filmagem e equipamento informático não profissional);
  • Bens de uso profissional com valor conjunto superior a 10.000€ ou superior a 10% do valor do conteúdo;
  • Automóveis em garagens, caso queira segurá-los.

Benefícios além da proteção da casa

Posso utilizar o seguro se precisar de um serviço de bricolage ou reparação urgente em casa, mesmo que não tenha ocorrido nenhum incidente?

Sim, se tiver contratado a cobertura Serviço de Bricolage e Reparações Urgentes.
Esta cobertura opcional, disponível em todos os módulos, garante os custos de deslocação de um técnico e as primeiras 3 horas de mão-de-obra em trabalhos como a montagem de mobília, colocação de acessórios de cozinha e casa de banho, instalação de cortinas ou estores, substituição de tomadas, ligação e configuração de equipamentos como TDT, DVD, Home Cinema, Computadores, etc.. (Consulte a lista completa nas Informações Pré-Contratuais).
Além destes serviços não urgentes, a cobertura garante também as situações mais urgentes, por exemplo se um cano de água rebentar, o vidro duma janela se partir, faltar a luz por avaria numa fase da minha instalação elétrica ou a fechadura da porta encravar.
Pode requisitar estes serviços até quatro vezes em cada anuidade do contrato – 2 vezes os serviços não urgentes e 2 vezes os serviços urgentes – 3 horas de cada vez. Basta telefonar para a MAPFRE Assistência e combinar a data / hora dos trabalhos (dias úteis, da 09H00 às 19H00).

Prestação de serviços de bricolage (não urgente):

Troca de mecanismo de autoclismo

Selagem de juntas deterioradas da banheira

Substituição de torneiras ou instalação de novas onde exista pré-instalação de água

Instalação ou substituição de lâmpadas ou de apliques onde existam pontos de luz

Montagem de móveis em kit, colocação de prateleiras

Instalação de cortinas, cortinados, estores

Colocação/fixação de quadros, espelhos ou figuras decorativas ligadas a paredes

Substituição de tomadas ou interruptores de luz por outros diferentes (sem alterações de localização)

Instalação, ligação, conectividade e configuração de equipamento tecnológico: TDT, DVD, Câmara Digital, Home Cinema, Video Digital, Computadores, TV e Consolas de Vídeo

Reparações Urgentes

Serralharia

Vidraçaria

Serviço de Eletricista

Serviço de Canalizador

Posso beneficiar de mais alguma proteção, além da proteção da habitação?

O seguro multirriscos permite também que o agregado familiar, viajando junto ou separado, na maioria dos meios de transporte, beneficie automaticamente de uma cobertura de assistência válida em todo o mundo.

Este seguro também protege contra danos causados a terceiros pelo próprio edifício, por qualquer membro do agregado, empregada doméstica ao seu serviço e animais de companhia. Também oferece Proteção Jurídica em caso de litígio relacionado com a habitação.

Declaração Amigável de Danos por Água

O que é?
  • A DADA – Declaração Amigável de Danos Por Água é um documento no âmbito do protocolo entre Seguradores para a Gestão de Sinistros por Água em Edifícios em Regime de Propriedade Horizontal (DPA).
  • A DADA é aplicável a apólices Multirriscos Habitação, para a regularização dos danos por água, quando a responsabilidade recai sobre um terceiro. Assim, ainda que o sinistro de danos por água seja provocado por uma fração vizinha, a regularização do sinistro é assegurada ao cliente lesado pelo seu segurador, que se encarregará depois de reclamar o respetivo reembolso ao segurador da fração responsável.
  • Estabelecida em 2017, a DADA veio responder à necessidade dos seguradores prestarem um serviço melhor e mais célere na gestão deste tipo de sinistros.
Como funciona?
  • Os segurados intervenientes devem descarregar e preencher a DADA, disponível no nosso site, assiná-la em conjunto e enviá-la aos respetivos seguradores no prazo de 8 dias. A DADA pode ser preenchida manual ou digitalmente e está também disponível no site da APS.
Que seguradores aderiram, para além da MAPFRE?
  • Aegon Santander, Açoreana, Ageas, Allianz, CA Seguros, Caravela, Fidelidade, Generali, GNB Seguros, Groupama, Liberty, Lusitania, Ocidental, Tranquilidade, Via Directa, Victoria, Zurich.
Que danos estão abrangidos?
  • Estão abrangidos danos com origem numa rotura, defeito, entupimento ou transbordamento da rede interior de distribuição de água e escoamento do edifício, incluindo os sistemas de esgoto das águas pluviais e/ou por aparelhos ou utensílios ligados a essas redes (ex:  máquina de lavar roupa), consoante o seguro do causador garanta o edifício e/ou o conteúdo.
  • O protocolo aplica-se também aos danos por água com origem em eletrodomésticos encastrados e considera como parte integrante do edifício os esquentadores, termoacumuladores, bombas de água, painéis solares, sistemas de aquecimento central e instalações fixas de ar condicionado.
  • Só ficam abrangidos pelo Protocolo os danos materiais diretos do lesado (excluindo despesas de peritagem) até 1.845 euros, salvo as duas seguradoras acordarem um valor superior, num caso concreto.
Que danos estão excluídos?
  • O Protocolo não se aplica em sinistros com origem nas partes comuns do edifício nem se as apólices do lesado e do causador forem da mesma seguradora.
Quais são as condições de aplicação do protocolo?
  • As seguradoras do causador e do lesado serem aderentes ao Protocolo;
  • O causador do sinistro ser titular de uma apólice de seguro de edifício e/ou conteúdo, válida à data do sinistro, que garanta a sua responsabilidade civil por danos produzidos por água;
  • O lesado ter uma apólice de seguro para a fração danificada, válida à data do sinistro, que garanta danos por água;
  • Existir apenas um terceiro lesado;
  • O sinistro ter origem numa fração e afetar apenas outra fração e/ou as partes comuns do edifício (no segundo caso, se estas estiverem garantidas por apólice de seguro de condomínio contratada pela respetiva Administração).
A DADA é um reconhecimento de responsabilidade?
  • Não, é apenas uma descrição factual do sinistro.
  • Entre outros pressupostos, o Protocolo estabelece que há responsabilidade civil indemnizável sempre que um sinistro tenha origem numa instalação ou equipamento afetos ao uso exclusivo de uma fração (conceitos de instalação e equipamento definidos no Protocolo).
  • O Protocolo define também uma lista de equipamentos como parte integrante do edifício, considerando como conteúdo os restantes aparelhos ou utensílios

Conheça todos os nossos seguros

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  • Seguro multirriscos para habitação principal ou secundária que pode ser comodamente comprado online. Inclui três modalidades de compra, com três distintos níveis de proteção. Inclui pacotes de coberturas específicos para senhorio e inquilino.

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  • Seguro de Acidentes de Trabalho que visa proteger os trabalhadores domésticos. Trata-se de um seguro de contratação obrigatória de acordo com a lei e oferece garantias em espécie e em dinheiro.