Pular para o conteúdo

Vire a página

Vire a página…

Com três simples estratégias motive os seus filhos, sobrinhos ou netos, a adquirirem hábitos de leitura desde cedo. Leia-lhes contos e acrescente pontos na sua educação, na capacidade de tomar decisões e de exercer uma cidadania activa. 

Conheça, alguns dos truques e os tipos de livros mais adequados a cada idade.

Dos 6 aos 12 meses

Estratégias para Ler/Apoiar

  • Sente a criança confortavelmente, mostre-lhe o livro, aponte as imagens, dizendo e repetindo o nome de cada coisa, para ajudar a criança a ligar o som ao significado das palavras.
  • Ajude a virar as páginas e esteja atento às reacções: pare quando a criança estiver cansada.
  • Brinque e interaja, demonstrando que compreende o que ela quer fazer.

Tipo de Livros

  • Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas de objectos familiares;
  • De materiais resistentes, laváveis e páginas fáceis de virar.
  • Interactivos, com texturas para a criança poder explorar.


Dos 12 aos 24 meses

Estratégias para Ler/Apoiar

  • Disponibilize-se para ler, sempre que solicitado, e crie rotinas de leitura;
  • Durante a leitura, converse sobre as imagens e as cenas, lendo e relendo as palavras do livro ou perguntando “o que é isto?”. Dê tempo à criança para responder e agir. Relacione os livros com as experiências da criança;
  • Ajude a virar as páginas, mas deixe ser a criança a controlar o livro e respeite o seu ritmo de leitura.

Tipo de Livros

  • Coloridos, com imagens ou fotografias de crianças, brinquedos e objectos em situações familiares, como por exemplo, dormir, comer, ou brincar;;
  • De materiais resistentes, laváveis e páginas fáceis de virar.


Dos 2 aos 3 anos

Estratégias para Ler/Apoiar

  • Manter as rotinas de leitura diárias, nomeadamente, antes de deitar;
  • Disponibilize-se para ler repetidamente a mesma história, não esquecendo de ir fazendo perguntas e de relacionar os livros com as experiências das crianças;
  • De à criança papéis, lápis e canetas, incentivando-a a desenhar e a imitar o acto da escrita.

Tipo de Livros

  • Coloridos, com páginas de cartão ou de papel;
  • Com histórias e figuras cómicas, rimas, canções, textos fáceis de memorizar, com palavras associadas a imagens.
  • Sobre crianças e famílias, fazer amigos, com animais, alimentos, camiões, carros, comboios e barcos.


Dos 3 aos 5 anos

Estratégias para Ler/Apoiar

  • Continue com as leituras favoritas, introduzindo novos livros, como surpresas agradáveis;
  • Leia e releia ao ritmo do interesse, mas leve a criança a participar, perguntando-lhe “o que aconteceu” ou deixando-a contar a história;
  • Converse sobre os livros, compare as imagens de dois livros que representem o mesmo objecto fale sobre as diferenças.

Tipo de Livros

  • De histórias com crianças com realidades semelhantes e com estilos de vida distintos;
  • Sobre ir à escola, fazer amigos, que ensinam a contar, o alfabeto ou de vocabulário;
  • Com textos que estimulem a memorização.


A partir dos 6 anos

Estratégias para Ler/Apoiar

  • Leia alto diariamente e apoie na decifração, deixe que a criança descubra e leia sozinha frases que já conhece;
  • Encoraje a leitura, ouvindo a criança ler e felicitando-a pelos progressos;
  • Invente jogos de descoberta de letras, sílabas, palavras e frases.

Tipo de Livros

  • Livros com imagens coloridas, muito variados, com pouco texto para a criança ler sozinha e treinar a decifração;
  • Histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, a escola, as férias;
  • Com textos que mais longos, que permitam ouvir e ler, descobrindo sílabas, palavras e frases; histórias familiares, contos tradicionais, histórias de animais.

Fonte: "Em Família: Atitudes e a leitura", in LER + PLANO NACIONAL DE LEITURA [em linha], 2010, http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/lermaisemfamilia/ [consultado em 25.01.2010]

Volta ao Topo